Woga: o que é, pra quê serve e todos os benefícios da yoga aquática

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Yoga imerso na água, deixando-se mimar pelo nosso principal elemento natural. A yoga aquática, ou mais conhecida como Woga, é algo que vai muito além da pura meditação. Com o Woga, a milenar disciplina holística indiana se move praticamente na água e está lentamente atraindo cada vez mais adeptos para sua prática. Mas o que exatamente é o Woga? E quais são os seus benefícios?

O Woga® nasceu há cerca de dez anos na Califórnia, graças ao terapeuta Harold Dull, que achou que era bom usar a ausência de gravidade para treinar mente e corpo de forma mais eficaz.

Os movimentos na água parecem ser mais difíceis mas, durante os exercícios de Woga, a mente, mais relaxada e concentrada, consegue comandar melhor os músculos.

O que é Woga

O termo "Woga" não é senão a junção das palavras "Água" com "Yoga". E se "yoga" literalmente do sânscrito significa união, com a água, o corpo e a mente encontram o equilíbrio em uma dimensão diferente.

É verdade que a ioga aquática não é para todos, uma vez que, na prática original, é necessário um mínimo de experiência, não só com a yoga, mas também com o mergulho, embora existam muitos centros que conseguem combinar as duas coisas em uma série de exercícios específicos com o menor esforço possível.

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Assim como na yoga tradicional, o Woga contém uma série de exercícios de controle de respiração e postura com diferentes posições a serem executadas, em pé, sentado ou flutuando na água. Além dos benefícios da yoga tradicional, o Woga, mais dinâmico, envolve diferentes benefícios graças à ação da água que estimula totalmente os músculos.

Além disso, se for praticado corretamente, o Woga também é uma forma de meditação, graças à água que diminui os batimentos cardíacos e abafa o som, aumentando o sentimento de relaxamento em benefício do equilíbrio psicofísico.

Tipos de Woga

Existem quatro tipos de práticas de Woga:

  • exercícios físicos de natureza estática ou moderadamente dinâmica (asanas), que trabalham todo o corpo, aumentando a força e a elasticidade de todo o sistema muscular
  • exercícios de respiração (pranayama) para desenvolver a consciência e o controle de respiração
  • exercícios de concentração / foco e relaxamento para reduzir o estresse
  • exercícios de eutonia na água, ou seja, o refinamento do tônus ​​muscular de base de cada músculo

Os benefícios de Woga

Relaxa a mente, queima calorias e coloca o praticante em paz consigo mesmo porque o Woga é praticado na água, em uma temperatura recomendada de 33° - 35°C, ou seja, muito agradável e relaxante.

No mais, mesmo as asanas mais complicadas da yoga acabarão sendo feitos com muito mais facilidade e naturalidade.

Permanecer imerso permite que você se mova, abrandando seus movimentos e concentrando-se mais na respiração. Geralmente, as posições são quase sempre executadas com os pés apoiados no fundo da piscina ou em banheira termal natural, mas também em situações de flutuação ou de imersão em água.

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Além disso, o calor e a massagem da água permitem:

  • eliminar qualquer tipo de tensão
  • evitar os problemas de insônia
  • ajuda a combater a ansiedade e o estresse
  • relaxe a espinha dorsal graças a um impacto quase zero
  • ajuda a ter uma maior consciência de própria respiração
  • e a possibilidade de fazer as asanas mais demoradas

Como é a aula de Woga

As lições de Woga são geralmente dividia em quatro etapas principais:

- alongamento na água: que permite o alongamento muscular e a revitalização do corpo através do alongamento dos meridianos energéticos;

- respiração: aumenta-se a excursão do ato respiratório e se aprende a administrar melhor os fluxos respiratórios e as apneias;

- "focalizações", ou seja, visualizações e exercícios de concentração que tornam o trabalho da mente mais leve e relaxado;

- trabalho de harmonização muscular que relaxa as articulações e os músculos com base na respiração. Mas não só, os movimentos e as posturas do Woga permitem corrigir desequilíbrios musculares e melhorar a força muscular.

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