Yoga Nidra: os benefícios, e como praticar o yoga do sonho

Yôga Nidra

Yoga nidra ou yoga do sonho (ou ainda yoga do sono) é uma modalidade de yoga capaz de trazer inúmeros benefícios para nossa saúde. Uma forma de entrar em contato com seu eu interior, o yoga nidra é fácil de ser executado, precisando apenas de um ambiente calmo e propício. Aqui veremos sobre Yoga Nidra: os benefícios, e como praticar o yoga do sonho.

Benefícios do yoga nidra

O yoga nidra é uma forma de meditação profunda que propomos ao nosso organismo. Trata-se essencialmente de uma técnica de meditação muito particular, que nos coloca no ritmo do nosso próprio corpo.

Quando realizamos o yoga nidra, estamos estabelecendo uma conexão direta com as frequências do nosso organismo. Com a prática diária do yoga nidra é possível alcançar inúmeros benefícios, tais como:

• Tratamento de insônia
• Alívio de pressão alta
• Prevenção de doenças cardiovasculares
• Prevenção de doenças psicossomáticas
• Tratamento de esclerose múltipla
• Alívio de estresse e irritabilidade
• Aumento de produção de células que combatem doenças infecciosas

No geral, praticar yoga nidra é regular a mente e o organismo para que trabalhem em sintonia. Muitas vezes, doenças são oriundas do descontrole e falta de ritmo desta sintonia entre corpo e mente.

Como praticar o yoga do sonho ou yoga nidra

Para começar a praticar o yoga nidra, você precisa se certificar de estar em local calmo que não tenha interrupções. Você precisará de uma almofada ou espuma que será colocada por debaixo da cabeça e começo da coluna, como na figura abaixo.

yoga nidra 2

Libere toda a tensão e siga estes passos:

 

1. Feche os olhos e situe-se

Esqueça o mundo externo e foque em si. Traga à sua mente o maior desejo de seu coração, algo que você deseje muito na vida. Imagine-se vivenciado o seu desejo com todo o seu corpo, todas as partes.

2. Foque na intenção da prática

Defina se você apenas deseja descansar ou relaxar. Afirme mentalmente esta intenção para o seu corpo.

3. Defina um ponto de conforto

Defina mentalmente um ponto dentro do seu corpo onde você sente calma e segurança. Pode imaginar uma pessoa, um lugar ou algo que traga a sensação de segurança.

4. Verifique seu corpo

Mentalmente escaneie todo o seu corpo, cada parte dele. Passe pelos pés, pernas, joelhos, quadril e todas as outras partes. Pense num raio energético passando por cada parte conforme imagina.

5. Conecte-se à respiração

Perceba e sinta sua respiração. Entenda sua respiração acontecendo, sinta-a sem querer controlá-la.

6. Sinta as sensações

Aqui os julgamentos de valor ou qualquer outro gênero devem ser eliminados. Sinta com liberdade todas as sensações de seu corpo e mente, todas as emoções que estão chegando.

7. Perceba seus pensamentos

Perceba bem cada pensamento que vem à mente. Não julgue as lembranças ou momentos que vierem à mente, apenas sinta e dê boas vindas a tudo que vem à mente.

8. Sentindo alegria

Sinta toda a sensação de bem-estar e alegria que inundam o seu corpo. Não tente julgar a sensação, apenas sinta-a.

9. Perceba a si mesmo

Perceba cada sensação que é parte do seu eu. Entenda as sensações de felicidade, raiva e até mesmo fome. Perceba tudo isso como observador e não vivenciador.

10. Reflita sobre a prática

Conforme a prática finaliza, reflita sobre todas as experiências que vivenciou. Observe e entenda cada sensação que passou por você com alegria.

Finalize tranquilamente, sem pressa. Levante-se quando se sentir confortável para tal, caminhe apenas quando estiver à vontade. Sinta a gratidão que aflora por todo o seu ser. Repita esta prática ao menos duas vezes por semana para resultados benéficos surpreendentes.

Orientações gerais sobre Yoga nidra

É importante que nenhum tratamento médico em curso seja substituído deliberadamente pela prática de yoga nidra. Antes de qualquer atitude do gênero, procure um médico ou profissional de saúde para maiores orientações.

Especialmente indicado para você:

seta10 TIPOS DE DIFERENTES DE YOGA PARA VOCÊ CONHECER E COMEÇAR A PRATICAR

setaDICAS DE ALIMENTAÇÃO, SEGUNDO O YOGA

setaKUNDALINI YOGA: O QUE É, BENEFÍCIOS E AS PRINCIPAIS POSIÇÕES (VÍDEO)