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4 posturas rápidas para começar bem o dia 

4 posturas rápidas para começar bem o dia 

Não é preciso ser nenhum expert para começar o dia sentindo os benefícios do Yoga. Essa prática milenar, que tem como objetivo unir corpo e mente, pode ser executada por qualquer pessoa. E melhor, com posturas simples e rápidas logo nos primeiros minutinhos da manhã.

A constância na prática matinal aumenta a consciência corporal, melhora a flexibilidade, ajuda na correção da postura e ainda proporciona o fortalecimento da musculatura.

Convencido a experimentar algumas posturas? Selecionamos as melhores para você despertar equilibrando corpo e mente!

Comece estendendo seu tapete de yoga no chão. De pé, corpo ereto e olhos fechados, respire profundamente por três vezes.

Você pode aproveitar o momento para iniciar o dia fazendo sua prece de agradecimento. Traga sua mente para o presente, preste atenção nos movimentos e como seu corpo reage a eles. Faça com calma.

Ataque baixo

Nessa postura você exercita peito, braços, virilhas e coxas.

Inspire e na expiração dobre a perna direita para frente enquanto você encosta parte da perna esquerda (a canela) levemente esticada no chão. O pé esquerdo fica com a sola para cima e o peito encostado no chão. Sua perna direita deve formar um ângulo de 90 graus.

Levante os braços bem esticados, olhe ligeiramente para cima e abra bem os dedos das mãos. Segure na postura com consciência por poucos minutos, e respirando lentamente volta para a posição inicial. Depois repita os movimentos trocando as pernas.

Árvore

Partindo da postura inicial, em pé e ereto, eleve a perna direita suavemente e o pé esquerdo na coxa, evitando pressionar o joelho. Levante seus braços e com as mãos juntas em Namastê, retorne-as para o centro do peito.

A intenção é trabalhar seu equilíbrio e concentração. Portanto, tente permanecer por alguns minutos enquanto respira com consciência e profundidade. Retorne para a posição inicial e repita com a outra perna.

Gato-vaca

Depois da postura anterior, posicione-se de quatro, com as palmas das mãos e joelhos no chão, deixando o tronco paralelo. Quando você inspira, eleve a cabeça olhando para cima enquanto empurra o tronco para baixo. Na expiração, faça o movimento contrário, curvando as costas para fora e trazendo o cóccix para dentro, assim como a cabeça entre os ombros. Tente sincronizar sua respiração com o movimento por cinco vezes.

Nessa postura você alonga pescoço, tronco e costas. Você pode conferir ela em vídeo no canal da Pri Leite, instrutora de Yoga on-line. Além disso, ela massageia os órgãos internos e lubrifica a coluna.

Criança

Para finalizar essa rápida prática matinal, a postura da criança proporciona um relaxamento. Informações fornecidas pelo portal de educação à distância MetaLecture, que lista cursos de yoga online, apontam que o relaxamento é parte fundamental da prática. É com ele que se consegue controlar o estresse e a ansiedade. Então, não pule esse momento.

Busque sentar-se sobre seus calcanhares, com as solas dos pés voltadas para o bumbum e as canelas encostando no chão. Deite sobre as coxas e deixe os braços esticados para trás com a palma das mãos para cima, próximo aos pés. Apoie sua testa suavemente no chão e relaxe por alguns minutos.

Agora sim você está pronto para começar o dia.

Experimente por alguns dias e venha nos contar como tem sido vivenciar o Yoga logo que acorda!

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