Oportunidade de trabalho para ajudar as comunidades locais da Amazônia


Os povos indígenas e as comunidades tradicionais da região amazônica vêm sendo muitas afetados pela pandemia do coronavírus.  O estado do Amazonas, especificamente, foi o foco da variante do vírus no Brasil.

Antes mesmo da pandemia, a região vinha sendo afetada pelo desmonte dos órgãos fiscalizadores e nomeação de pessoas de competência duvidosa para assumir funções-chave. Isso está afetando a proteção socioambiental na Amazônia, já que as atividades ilegais de madeireiros, garimpeiros e pecuaristas seguem sem freio.

Na tentativa de responder a todas essas ameaças, que se tornaram mais fortes com a pandemia, o Amazonia Rainforest Journalism Fund (RJF) e o Pulitzer Center abriram um edital para profissionais de comunicação realizarem trabalhos investigativos na Amazônia.

Quem pode se inscrever

Jornalistas, editores e organizações de mídia independentes podem participar enviando suas propostas de reportagens colaborativas que incluam  jornalistas locais e/ou indígenas, já que, no momento, há restrições de viagens por causa dos riscos à saúde impostos pela pandemia.

Os projetos devem versar sobre a relação entre os impactos causados pela Covid-19, o desmatamento e outras ameaças para a região amazônica. As reportagens devem apresentar estratégias de como darão destaque a vozes locais e, também, de veiculação para veículos locais, nacionais e internacionais.

Podem concorrer às bolsas jornalistas, escritores, fotógrafos, cinegrafistas e produtores de rádio ou TV; jornalistas contratados bem como freelancers de qualquer nacionalidade residentes nos países amazônicos.

Equipes de profissionais também podem se inscrever e indicar o líder que fará a inscrição.

O valor máximo de referência é de até US$ 5.000 para as bolsas, considerando que os projetos não terão despesas de viagem. Excepcionalmente, bolsas maiores podem ser avaliadas.

As propostas devem ser enviadas até o dia 15 de abril.

Para informações mais detalhadas, clique  -> AQUI.

Talvez te interesse ler também:

Butantan vai produzir a primeira vacina 100% brasileira e soro contra a Covid-19

Musk, Bezos e Gates: os 3 mais ricos da Terra querem combater a crise climática

Indígenas recusam vacina contra Covid: altera DNA, tem chip do diabo




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...