Butantan vai produzir a primeira vacina 100% brasileira e soro contra a Covid-19

Butantan vai produzir a primeira vacina 100% brasileira e soro contra a Covid-19

Índice

O Instituto Butantan acaba de anunciar a criação da ButanVac, a 1ª vacina 100% brasileira contra a Covid-19.

Vacina

O Butantan vai solicitar autorização da Anvisa para que seja iniciado, a partir de abril, um ensaio clínico das fases 1 e 2 da ButanVac no Brasil. A produção da vacina 100% brasileira vai permitir que o Brasil não dependa mais de importações.

A expectativa é de que a produção já se inicie este ano na fábrica onde o Butantan desenvolve a vacina contra a Influenza.

Soro

Não bastasse a capacidade de o Brasil produzir uma vacina, o Instituto Butantan desenvolveu uma pesquisa clínica com um soro contra a Covid-19 que foi liberada nessa quarta-feira (24) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essa autorização permite ao Instituto Butantan iniciar os testes em humanos.

Em nota, a Anvisa informou que:

“Esta será a primeira vez que o soro do Butantan será testado em pessoas, o que exigiu da Anvisa uma avaliação criteriosa dos aspectos técnicos e de segurança do produto. Até o momento, o soro foi testado somente em animais”.

Os testes  serão feitos em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e com o Hospital do Rim e Hipertensão de São Paulo.

O soro vai atuar sobre pacientes em estado grave e gravíssimo de infecção, para frear a ação do coronavírus. Ele será feito a partir de um vírus inativado por radiação que é aplicado em cavalos, que produzem anticorpos do tipo IgG.

Conforme divulgado pela CNN, a expectativa é de que o soro impeça a evolução da Covid-19 para quadros graves. A produção já está pronta para serem iniciados os testes em humanos.

Essa é mais uma vitória da ciência, do SUS e de toda a sociedade brasileira em favor da vida!

Talvez te interesse ler também:

Covid-19: novos sintomas detectados e outros sintomas atípicos

Indígenas recusam vacina contra Covid: altera DNA, tem chip do diabo

Na França, circula variante de coronavírus não identificável

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *