Butantan vai produzir a primeira vacina 100% brasileira e soro contra a Covid-19


Índice

O Instituto Butantan acaba de anunciar a criação da ButanVac, a 1ª vacina 100% brasileira contra a Covid-19.

Vacina

O Butantan vai solicitar autorização da Anvisa para que seja iniciado, a partir de abril, um ensaio clínico das fases 1 e 2 da ButanVac no Brasil. A produção da vacina 100% brasileira vai permitir que o Brasil não dependa mais de importações.

A expectativa é de que a produção já se inicie este ano na fábrica onde o Butantan desenvolve a vacina contra a Influenza.

Soro

Não bastasse a capacidade de o Brasil produzir uma vacina, o Instituto Butantan desenvolveu uma pesquisa clínica com um soro contra a Covid-19 que foi liberada nessa quarta-feira (24) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essa autorização permite ao Instituto Butantan iniciar os testes em humanos.

Em nota, a Anvisa informou que:

“Esta será a primeira vez que o soro do Butantan será testado em pessoas, o que exigiu da Anvisa uma avaliação criteriosa dos aspectos técnicos e de segurança do produto. Até o momento, o soro foi testado somente em animais”.

Os testes  serão feitos em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e com o Hospital do Rim e Hipertensão de São Paulo.

O soro vai atuar sobre pacientes em estado grave e gravíssimo de infecção, para frear a ação do coronavírus. Ele será feito a partir de um vírus inativado por radiação que é aplicado em cavalos, que produzem anticorpos do tipo IgG.

Conforme divulgado pela CNN, a expectativa é de que o soro impeça a evolução da Covid-19 para quadros graves. A produção já está pronta para serem iniciados os testes em humanos.

Essa é mais uma vitória da ciência, do SUS e de toda a sociedade brasileira em favor da vida!

Talvez te interesse ler também:

Covid-19: novos sintomas detectados e outros sintomas atípicos

Indígenas recusam vacina contra Covid: altera DNA, tem chip do diabo

Na França, circula variante de coronavírus não identificável




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...