Os trabalhos que mais causam infelicidade, de acordo com a Harvard


Se você acha que trabalho infeliz tem a ver com baixa remuneração ou baixa especialização, você talvez esteja enganado. O segredo para a satisfação no trabalho está nos relacionamentos importantes e nas equipes colaborativas que alguns tipos de trabalho permitem. Confira!

O estudo

Um estudo de 85 anos conduzido pela Universidade de Harvard revelou informações valiosas sobre a felicidade no ambiente de trabalho. Ao longo das décadas, mais de 700 participantes de diferentes países foram entrevistados sobre suas vidas profissionais. Surpreendentemente, os empregos mais infelizes não são aqueles de baixa remuneração ou de nível básico, mas sim aqueles que são solitários e com pouca ou nenhuma interação humana. A pesquisa mostra que os funcionários que têm a oportunidade de trabalhar em equipe e estabelecer conexões significativas com seus colegas são mais satisfeitos e produtivos.

Exemplos dos trabalhos mais infelizes

  1. Cargos com pouca ou nenhuma interação humana.
  2. Empregos que não oferecem oportunidades para construir relacionamentos significativos com colegas.
  3. Trabalhos solitários, como motoristas de caminhão e seguranças noturnos.
  4. Funções de atendimento ao cliente em call centers, onde os funcionários lidam frequentemente com clientes frustrados.
  5. Setores impulsionados pela tecnologia, como serviços de entrega de pacotes e alimentos, onde os trabalhadores muitas vezes não têm colegas de trabalho.
  6. Empregos sociais ocupados que podem levar ao isolamento se não houver interações positivas e significativas com os outros.
  7. Ambientes de trabalho que não valorizam o trabalho em equipe e promovem a competição entre os funcionários.

O estudo ressalta a importância de criar oportunidades para a interação social no local de trabalho, seja por meio de pequenas conversas amigáveis, grupos com interesses comuns, ou simplesmente encorajando a colaboração entre os funcionários. Relacionamentos positivos no trabalho não apenas aumentam a satisfação e a felicidade dos funcionários, mas também têm um impacto positivo na produtividade e na saúde mental. Portanto, priorizar o cultivo de relações no ambiente profissional pode ser fundamental para um ambiente de trabalho mais feliz e saudável.

Você concorda com essa pesquisa? Conta pra gente!

Fontes: 

  1. CNBC news
  2. Harvard

Talvez te interesse ler também:

Quais serão as profissões do futuro? Quais formações exigem?

Ideias para ganhar renda extra para quem está com dificuldades

Trabalho remoto: os prejuízos do home office à saúde mental




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...