Ciência reconhece: a positividade beneficia nossas células!


A ciência já reconheceu que a positividade pode contribuir para vivermos melhor, nos ajudando a encarar e a driblar com mais facilidade os problemas, afetando de forma benéfica todas as nossas células!

Numerosos estudos, de vários importantes centros médicos-científicos como os da Universidade John Hopkins, da Escola de Saúde Pública de Harvard  e dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, associaram a positividade aos benefícios para corpo, mente e saúde em geral.

Saiba mais sobre como a positividade impacta em nosso corpo e em nossa saúde, e veja como ter uma atitude mais positiva perante à vida.

Positividade e Saúde

Pessoas positivas tendem a apresentar menos desequilíbrios emocionais e problemas de saúde, possuindo melhor imunidade. Isso se dá porque nosso corpo é um campo eletromagnético e energético, constituído por inúmeras substâncias químicas, como sais e íons, por exemplo: cálcio, sódio, potássio e magnésio, entre outros. Estes minerais têm uma carga elétrica positiva específica, que propulsiona a atividade de nossas células em nosso corpo.

Certos tipos específicos de células estimulam o potencial de ação e movimento do corpo, e isso se dá graças aos íons positivos que cruzam a membrana celular e mantém os íons negativos afastados, segundo explicação de Jenn Maronek, enfermeira e médium, para o site SivanaSpirit.

A positividade na visão das Ciências e da Espiritualidade

Nesse contexto, dá para perceber como os princípios da ciência andam ao lado da espiritualidade e fazem até parceria para compreender melhor o ser humano.

Por um lado a ciência preconiza: quanto melhor entendermos a natureza do mundo, melhor podemos nos mover dentro dele e, por lado outro lado, a espiritualidade ensina: quanto melhor entendermos a nossa própria natureza, melhor podemos nos mover dentro de nós mesmos e no mundo.

De fato, pessoas positivas sabem aliar ciência com espiritualidade, pois cuidam melhor da saúde, praticam exercícios, têm uma alimentação saudável, buscam se autoconhecer e vivem com mais gratidão e prazer, interagindo melhor consigo e com o mundo.

Nossas células: positividade x negatividade

Assim como nós respondemos melhor em um ambiente positivo, as células do nosso corpo reagem da mesma forma às nossas ações, portanto, quanto mais positividade em nossa vida, melhor também para a saúde das nossas células.

Não podemos excluir a negatividade que existe no mundo, mas podemos reduzi-la com nossa ação positiva diante de muitas circunstâncias que a vida possa nos apresentar.

O funcionamento do nosso corpo e a regeneração de nossas células são exemplos de ação positiva pois, a todo momento elas estão agindo para a promoção da vida. Nosso coração bate, nosso pulmão se recarrega de ar, nossos cérebro emite impulsos nervosos, nosso estômago digere os alimentos, e nossas células reagem aos estímulos que enviamos a elas.

Geralmente, o que acontece em nosso corpo é resultado de nossa influência, seja positiva ou não. Cada um de nós é responsável pela forma como reagimos às situações e interpretamos a realidade e isso impacta a mente, o corpo e as emoções, afetando nossa saúde.

Diante de tudo isso, manter a positividade é um bom caminho para uma vida melhor e uma saúde mais plena. Ser positivo é uma escolha que se faz diariamente diante dos fatos da nossa existência e em diversas áreas de nossa vida, tais como: relacionamentos, sociedade, trabalho, amizades, lazer e outras. Mas a principal destas áreas é própria individualidade, ou seja, como a pessoa se trata e se relaciona consigo mesma.

Para algumas pessoas é algo natural ser positivo. Em contrapartida, existem aquelas que têm bloqueios e dificuldade nisso, precisando superar o que as impedem de serem positivas principalmente com elas mesmas.

Psicologia da Positividade

A psicologia do otimismo é um campo de pesquisa que tem procurado ajudar pessoas e instituições a trabalharem formas de despertar a positividade no ser humano para promover mais saúde e felicidade.

Alguma formas apontadas por este campo de pesquisa são:

  • Buscar atividades e situações que promovam emoções e sensações agradáveis
  • Traçar e focar em objetivos que tragam crescimento e benefícios
  • Viver com sentido e propósito, valorizando cada experiência e extraindo aprendizado delas
  • Enxergar o lado bom da vida e desenvolver a gratidão
  • Encontrar formas saudáveis de viver com mais satisfação, prazer e alegria, saboreando cada momento da existência, desde as situações mais corriqueiras e simples
  • Exercitar e viver com atenção, desenvolvendo o foco e a presença no agora
  • Praticar a aceitação ao que NÃO se pode mudar, e atitude para aquilo que precisa ser mudado
  • Ser amigo de si mesmo, apoiando-se nas horas difíceis e se auto motivando diante dos desafios.

Como visto, nossas células respondem a como reagimos diante das situações diárias e, lembrando que nascemos com bilhões de células excitáveis, daí a importância de sermos positivos pois, dessa forma estaremos estimulando bilhões de atributos positivos em nós!

Se cada um de nós estimular nossas células a terem impulsos positivos, seremos mais pessoas a compartilhar real positividade em um mundo que está carente disso!

Talvez te interesse ler também:

Positividade tóxica: a vida nem sempre é uma festa!

Feliz Ano Novo Todos os Dias de 2020. São 366 oportunidades de ser feliz

Perdoar é preciso: conheça a importância do perdão




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...