O que significa quando se diz: “o problema não é você, sou eu”


O fim de um relacionamento afetivo quase sempre é dolorido para alguém. E muitas vezes, quem termina, por medo de machucar o outro, acaba piorando a situação inventando desculpas esfarrapadas. Uma das desculpas mais usadas nessas horas é o famoso “o problema não é você…” Na maioria dos casos, essa frase é apenas um pretexto usado para esconder o real motivo do fim.

Uma relação que sempre pecou pela falta de responsabilidade afetiva ou transparência, provavelmente vai terminar nos mesmos moldes. A gente já falou sobre a importância de ser o mais correto possível com as pessoas nos relacionamentos, sendo sincero, jogando limpo desde o começo e em tudo. Mas as pessoas continuam vivendo como se o mundo girasse em torno do umbigo delas e somente delas.

Uma das formas de manipulação afetiva mais sutis e dolorosas que existem, é deixar o outro na dúvida sobre a relação, não tomar um posicionamento claro e objetivo, não assumir papeis e desrespeitar o direito do outro saber a verdade sobre os seus sentimentos. Aí é quem vem a pior frase para alguém terminar uma relação, pois quem termina dizendo “o problema sou eu” está deixando uma mensagem vaga, misteriosa e incompreensível.

O que essa frase quer dizer?

Quando alguém diz “o problema não é você, o problema sou eu”, deveria estar reconhecendo que a causa de um problema ou conflito em um relacionamento não se deve à outra pessoa, mas sim a questões internas pessoais.

Esse tipo de afirmação é comumente usado em relacionamentos amorosos, mas pode ser aplicado a outras formas de relacionamento interpessoal, como amizades ou relações profissionais.

Mas a frase, na maioria das vezes, esconde o medo de dizer a verdade. E qual é a verdade?

Do ponto de vista da Psicologia, essa frase pode indicar que uma pessoa está tentando assumir uma responsabilidade por seus próprios sentimentos e comportamentos. Em vez de culpar a outra pessoa pelo problema, ela está reconhecendo que suas próprias questões emocionais ou comportamentais podem estar afetando a relação e que precisa trabalhar nelas.

Se assim fosse, embora pudesse parecer uma desculpa esfarrapada para evitar um confronto ou relacionamento sério, assumir a responsabilidade pelos sentimentos próprios ou comportamentais seria uma habilidade maravilhosa e importante na vida, mas geralmente não é isso.

Antes de passar para os significados dos não ditos dessa frase, considere-a como verdadeira se tiver vindo de alguém que sempre foi claro e sincero desde o começo da relação, embora essa possibilidade seja remota.

Os significados do “não é você, sou eu o problema…”

  • Pode ser uma maneira fácil – e mal-educada – de evitar discussões
  • Pode ser uma maneira de deixar as coisas não resolvidas e com portas abertas para uma futura reinvestida
  • Pode ser uma forma de manipulação propositada
  • É um forma covarde de dizer “não te amo”, “perdi o interesse”, “não estou suficientemente envolvido”
  • É uma uma forma de romper todos os laços e ir embora sem maiores explicações, pois assim se impossibilita discussões
  • Pode sim indicar a vontade de terminar o relacionamento sem culpar o parceiro, assumindo toda a responsabilidade pelo término, tentando pelo menos manter a amizade
  • Pode significar que encontrou, ou quer encontrar, outra pessoa ou que prefere contatinhos a um relacionamento sério.

O que fazer se tiver ouvido essa frase como fim

“Se você recebeu este pedido de desculpas de um parceiro e não está satisfeito com essa possível explicação, sinta-se à vontade para fazer perguntas. Tente obter respostas com um simples ‘sim’ ou ‘não’, a fim de evitar qualquer conversa dúbia em potencial e veja se seu parceiro está disposto a se abrir”, aconselha a psicóloga italiana Amica Graber.

Para os tipos que continuarem se recusando a dizer a verdade, mantendo a conversa ambígua e vaga, sentimos muito, mas a verdade é que provavelmente essa pessoa é muito imatura emocionalmente e, embora você nunca obterá respostas concretas ou descobrirá exatamente o que se passa na cabeça de um imaturo, respire fundo, aceite que dói menos e agradeça. Sim, agradeça, porque a pessoa te libertou de uma enrolação, ainda que da pior maneira possível. Quanto mais cedo se libertar dessas situações, melhor.

Infelizmente as relações humanas sofreram um rebaixamento: de ralações liquidas passamos às relações efêmeras, gasosas. Mas é importante nos posicionarmos contra isso para mudarmos esse novo modo de se relacionar. Merecemos mais. Você concorda?

Esses são os dois melhores vídeos que selecionamos do YouTube para você.

Fonte: commentimemorabili.it

Talvez te interesse ler também:

Você já ouviu falar em Síndrome do Coração Partido?

Tá difícil esquecer o ex? A ciência não traz o amor de volta, mas ajuda a superar a perda

Ghosting ou Curving: o que é pior? Sumir ou enrolar a pessoa?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...