Você já ouviu falar em Síndrome do Coração Partido?


Quando alguém menciona que está com o coração partido, utiliza essa metáfora para descrever uma dor emocional profunda e intensa. Geralmente, os apaixonados recorrem a essa expressão quando enfrentam uma separação. Alguns podem considerar exagerado utilizar essa descrição para a dor emocional, mas na realidade, existe sim a Síndrome do Coração Partido.

A Síndrome do Coração Partido não é exatamente uma dor física que se sinta no coração, mas uma patologia conhecida como “Miocardiopatia de Takotsubo”, provocada por um episódio traumatizante que distribui pelo cérebro substâncias químicas que enfraquecem o tecido do coração.

Coração partido mata!

Há maior risco de morte em pessoas que tiveram seus corações partidos. Embora seja rara, a síndrome tem sintomas similares aos do infarto: dor no peito, falta de ar e cansaço, que surgem em momentos de grande estresse emocional, como separações ou falecimento de uma pessoa querida. Ela é mais comum em mulheres na faixa etária dos 40 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade e com qualquer pessoa.

A Síndrome do Coração Partido costuma ser diagnosticada como uma doença psicológica, mas existem estudos hemodinâmicos que mostram que os ventrículos do coração não se contraem corretamente durante a síndrome, formando uma imagem semelhante a de um coração partido.

Sintomas do coração partido

  • aperto no peito;
  • dificuldade para respirar;
  • tonturas e vômitos;
  • perda de apetite ou dor no estômago;
  • raiva, tristeza profunda ou depressão;
  • dificuldade para dormir
  • cansaço excessivo;
  • perda de autoestima, sentimentos negativos ou pensamento suicida.

Quem pode curar um coração partido?

Um clínico geral, em casos de emergência, ou um cardiologista são os especialistas em condições de prescrever um tratamento adequado para a Síndrome do Coração Partido, bem como o psicólogo, já que é necessária ajuda psicológica para que o paciente supere o trauma desencadeador do estresse emocional.

Em casos mais graves, a internação hospital pode ser necessária e, também, o tratamento com medicação para o coração para prevenir o infarto do miocárdio.

O que causa a Síndrome do Coração Partido?

As principais causas dessa síndrome são:

  • morte inesperada de uma pessoa querida;
  • diagnóstico de uma doença grave;
  • perda uma grande quantidade de dinheiro;
  • separação da pessoa amada.

Todas essas situações aumentam a produção de hormônios do estresse no organismo, podendo lesar o coração.

Não é frescura sofrer e ficar triste. São sentimentos que precisamos viver para crescer. Entretanto, quando esses sentimentos se potencializam, podendo causar riscos à saúde, deve ser buscada ajuda especializada.

Saiba mais sobre coração partido no vídeo do neurocientista Pedro Calabrez:

Fonte: Wikipedia

Talvez te interesse ler também:

10 FRASES PARA CURAR CORAÇÃO PARTIDO

10 PALAVRAS DE AMOR INTRADUZÍVEIS E DE GRANDES SIGNIFICADOS

COMO ENFRENTAR OS MOMENTOS DIFÍCEIS DA VIDA




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...