13 Frases típicas de pessoas com Inteligência Emocional desenvolvida


A inteligência emocional é muito necessária para lidar com conflitos e conquistar bons relacionamentos. Pessoas com inteligência emocional desenvolvida, adotam atitudes e escolhas mais sábias e até se comunicam de forma mais coerente. Conheça as palavras-chaves e frases típicas muito utilizadas por pessoas com inteligência emocional desenvolvida.

Inteligência Racional X Inteligência Emocional

A inteligência racional se caracteriza pelo entendimento de questões concretas através da lógica e da razão. A inteligência emocional é a capacidade de analisar e saber lidar com as emoções nossas e dos outros.

A importância da Inteligência Emocional

Atualmente, a Psicologia reconhece que quanto maior a inteligência emocional, maior a capacidade do indivíduo conhecer a si mesmo, suas próprias emoções e, consequentemente, possuir melhores ferramentas para acessar e lidar com os sentimentos dos outros, estabelecendo melhores relações com o próximo.

Frases que denotam inteligência emocional desenvolvida

Segundo a psicóloga Ana Maria Sepe, fundadora da revista Psicoadvisor e autora do best-seller “Reescreva as páginas da sua vida”,  aqueles que têm inteligência emocional  bem desenvolvida costumam adotar frases que expressam suas habilidades de lidar melhor com os demais.

Isso não significa que é via de regra, mas uma tendência. Por isso, para ter inteligência emocional desenvolvida não precisa sair repetindo as frases abaixo.

Você poderia me falar mais sobre isso?

Pessoas emocionalmente inteligentes estão interessadas em saber como as outras pessoas se sentem e o que elas têm a dizer. Elas são receptivas a ouvir e a compreender o próximo e a refletir sobre os sentimentos alheios.

Sou todo ouvidos

Ao dizer a alguém esta frase, promove-se uma escuta empática, o que favorece o respeito ao sentimento alheio. Saber ouvir gera confiança e aceitação mútuas, e constrói uma base sólida nos relacionamentos.

Eu entendo o que você está dizendo, mas…

Essa frase destaca outro aspecto importante da inteligência emocional: a capacidade de agir de forma assertiva ao lidar com pessoas e situações, onde impera o confronto de opiniões. Então, quando se faz necessário discordar de alguém, é necessário discordar de maneira gentil, compreendendo o ponto de vista alheio, mas sem deixar de mostrar um lado coerente da questão.

Como você se sente sobre isso?

Outro traço daqueles que têm inteligência emocional é a capacidade de fazer as pessoas se sentirem aceitas, respeitadas, de compreender como elas se sentem e a causa de reagirem como reagem.

Você poderia me explicar o problema?

Esta frase denota atitude democrática e é uma forma de mostrar atenção e boa vontade, favorecendo que a outra pessoa compartilhe os pensamentos dela, sem temer por isso.

O que você quer dizer?

Solicitar esclarecimentos a alguém é uma chance de receber mais informações e esclarecimentos, para poder ser melhor compreendido.

Eu aprecio você!

Reconhecer o esforço e as conquistas alheias é um verdadeiro ato de inteligência emocional. Perceber os bons feitos do outro é uma forma de enxergar o seu valor e de motivá-lo em seus avanços.

Vejamos como podemos trabalhar juntos

Uma característica da inteligência emocional é a habilidade de promover conciliação, cooperação mútua e a capacidade de resolver conflitos. O que facilita bastante a interação em grupo.

Eu adoraria sua opinião sobre isso

Esta frase é uma maneira de permitir que a outra pessoa se expresse de maneira tranquila e sincera, bem  como de reconhecer o seu potencial.

Esta situação me deixa preocupado

Quando surge uma tensão ou conflito, a pessoa emocionalmente inteligente não se concentra em quem desencadeou a situação, mas sim, no contexto geral. Dessa forma, não aponta culpados. Em vez disso, analisa o contexto da situação para revertê-la, evitando discussões, julgamentos e contrariedades.

Eu me sinto assim sobre…

Quando se é emocionalmente inteligente, busca-se conectar consigo mesmo para saber lidar melhor com o meio no qual se está inserido.

Conectar-se consigo significa ouvir suas necessidades, observando atentamente os sinais que o corpo envia à mente, para satisfazer as próprias necessidades e viver em harmonia consigo e com os demais.

Sinto muito

Por vezes, sem querer, magoamos alguém. Admitir e reconhecer isso envolve inteligência emocional porque implica em ter humildade suficiente para dizer: “Sinto muito!”

Essa simples frase pode fazer uma grande diferença na relação entre as pessoas, e reflete maturidade e o reconhecimento de que os nossos limites terminam quando começam os dos outros.

Gratidão!

Agradecer não é apenas sinônimo de educação, saber agradecer é uma capacidade emocional e significa reconhecer que precisamos uns dos outros.

A gratidão é uma virtude essencial muito necessária para o bem-viver.

Perceber os motivos que temos para agradecer é sinal de inteligência emocional.

Ademais, a gratidão promove maior alegria e satisfação.

A Inteligência Emocional abre portas

A inteligência emocional é a chave para abrir a porta das melhores oportunidades e da maior qualidade nos relacionamentos.

Infelizmente, nem todo mundo age movido pela inteligência emocional, deixando-se levar pela  impulsividade, irritação, raiva ou amargura.

Desenvolver a inteligência emocional ajuda a driblar situações desagradáveis ​​e embaraçosas, pois contribui para reconhecer, compreender e administrar as próprias emoções e as dos outros, melhorando a realidade.

Fonte:

Para mais conteúdos sobre qualidades emocionais, veja:

Crianças que crescem com animais, Desenvolvem maior inteligência emocional e compaixão

Empatia, resiliência, tolerância: habilidades emocionais que devemos ensinar às crianças

Humildade, simplicidade e amor: Aprenda com os Essênios grandes lições de vida

Gentileza, bondade, compaixão; Qualidades inatas que precisamos treinar para não esquecermos

Para ser feliz bastam 12 minutos de gentileza por dia. Palavra da ciência




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...