O que é Síndrome da Pessoa Rígida, doença rara que acometeu Céline Dion


Recentemente, uma doença rara e até bem desconhecida vem sendo noticiada, assumindo grande repercussão nas mídias de comunicação devido ter acometido a cantora Céline Dion. Essa doença é a Síndrome da Pessoa Rígida.

A célebre cantora Céline Dion revelou em suas redes sociais que foi diagnosticada com essa doença raríssima. Trata-se de um distúrbio neurológico com características de doença autoimune.⁠

A cantora franco-canadense de 54 anos contou com muita tristeza o diagnóstico aos seus fãs, e ainda avisou que por conta dessa doença precisou cancelar sua turnê de shows, a Courage World Tour.

Veja no vídeo abaixo, com legenda em português, publicado na página Metrópoles, a mensagem da cantora aos seus fãs:

@metropolesoficial

Céline Dion adia turnê pela Europa e diz ter síndrome da pessoa rígida. #Cantora anunciou em seu Instagram que terá que adiar novamente sua turnê Courage World Tour devido ao diagnóstico da rara #doença #TikTokNotícias

♬ som original – Metrópoles Oficial

Os desafios que Céline Dion vem enfrentando com essa doença

Segundo noticiado pela BBC Brasil, faz muito tempo que a cantora vem lidando com problemas de saúde e enfrentado muitos desafios, devido à manifestação desse distúrbio neurológico.

Um dos sintomas que Céline Dion vem sentindo são os espasmos, principal consequência dessa doença.

Essa condição tem afetado sua capacidade de fazer suas atividades básicas como andar e cantar, por isso, ela teve que cancelar oficialmente os shows no Reino Unido e na Europa, planejados para o próximo ano.⁠

“Estou trabalhando duro com meu terapeuta de medicina esportiva, todos os dias, para recuperar minha força e minha capacidade de desempenho novamente, mas tenho que admitir que tem sido uma luta”, disse a cantora

O que é a Síndrome da Pessoa Rígida?

Essa doença é extremamente rara, pois afeta aproximadamente de 1 em 1.000.000 de indivíduos na população.

Em geral, tal distúrbio apresenta prevalência entre 30-60 anos de idade. No entanto, também existem casos dessa doença em crianças e adultos mais velhos.

A síndrome da pessoa rígida tem esse nome porque causa rigidez muscular que piora gradualmente.

Nessa doença, os músculos vão ficando cada vez mais rígidos e aumentam de tamanho, começando pelos tronco e  abdômen e posteriormente afetando os músculos do corpo todo.

Fatores de risco

Essa patologia é mais comum entre mulheres e muitas vezes ocorre em pessoas com diabetes tipo 1, certas doenças autoimunes (como tireoidite), ou certos tipos de câncer, incluindo câncer de mama (mais comumente), câncer de pulmão, câncer renal, câncer de tireoide, câncer de cólon e linfoma de Hodgkin.

Diagnóstico

Os médicos suspeitam de Síndrome da Pessoa Rígida com base nos sintomas. Para o diagnóstico da doença, pedem eletromiografia e exame de sangue. Esses exames detectam os anticorpos presentes em muitas pessoas acometidas com essa síndrome.

Causas

A causa da Síndrome da Pessoa Rígida é uma reação autoimune, ou seja, quando o corpo produz anticorpos que atacam seus próprios tecidos.

No caso específico desse distúrbio, esses anticorpos atacam as células nervosas na medula espinhal que controla os movimentos musculares.

A maioria dos indivíduos com Síndrome da Pessoa Rígida possui anticorpos que atacam uma enzima denominada descarboxilase do ácido glutâmico. Esta enzima atua na produção de um mensageiro químico (neurotransmissor) que ajuda a prevenir os nervos de super estimularem os músculos.

Quando essa enzima é produzida em menor quantidade, os nervos super estimulam os músculos, que ficam tensos e rígidos.

Por vezes, pode acontecer da causa da manifestação da síndrome da pessoa rígida ser desconhecida.

Sintomas

Essa síndrome leva ao enrijecimento e aumento principalmente dos músculos do tronco e do abdômen, já que os músculos dos braços e das pernas são afetados em menor grau.

Tratamento

O tratamento é focado no alívio dos sintomas e pode incluir:

  • Diazepam, um sedativo para relaxar
  • Baclofeno que é um relaxante muscular
  • Algumas vezes, são prescritos corticosteróides, que podem ajudar, porém se tomados por muito tempo, apresentam muitos efeitos colaterais.
  • Imunoglobulina é uma solução que contém diferentes anticorpos coletados de um grupo de doadores, administrada pela veia (intravenosamente) e que pode ajudar a aliviar os sintomas por até um ano.
  • Às vezes, no caso da imunoglobulina não ajudar, são indicados rituximabe (um medicamento que modifica a atividade do sistema imunológico) ou plasmaférese (que envolve a filtragem de substâncias tóxicas, incluindo os anticorpos anormais do sangue).
  • Intervenções não medicamentosas (alongamento, terapia de calor, terapia aquática, terapia de massagem, acupuntura, etc)

Consequências

A Síndrome da Pessoa Rígida incide principalmente no cérebro e na medula espinhal (o sistema nervoso central) e causa sintomas semelhantes aos de algumas doenças nervosas periféricas.

A síndrome da pessoa rígida pode avançar a tal ponto de conduzir à invalidez e à rigidez de todo o corpo.

Médico explica, de forma sintetizada, o que é a Síndrome da Pessoa Rígida

O Dr. Saulo explica de forma resumida o que é a Síndrome da Pessoa Rígida, e como se manifesta essa doença rara.

@neurologiaepsiquiatria

Você sabia que Céline Dion está doente? A cantora revelou que foi diagnosticada com a Síndrome da Pessoa Rígida. Mas como é a doença? #celinedion #doenças #neurologia

♬ som original – Dr Saulo e Dra Maria Fernanda

Torcida e boas vibrações para Céline Dion

Estamos na torcida e enviando boas vibrações para que Céline Dion possa encontrar tratamentos eficazes que a ajudem a combater os efeitos dessa doença e viver com qualidade de vida, seguindo com sua música e arte.

Fontes:

Para mais conteúdos sobre Saúde e Bem-Estar, veja;

Dia Mundial da Saúde Mental: Façam da saúde mental e do bem-estar uma prioridade global

Esporte demais faz mal à saúde: veja qual é o limite do bem-estar

O que cor da língua pode revelar sobre a sua saúde?

Observar e ouvir aves faz bem à saúde e reduz a depressão

Dormir é mais importante para a saúde do coração do que atividade física, revela novo estudo

O que seus pés podem revelar sobre a sua saúde?

1 Arranhão nessa panela é o suficiente para colocar a saúde em risco

Estas 3 Simples Mudanças irão Melhorar a Saúde do seu Coração

Bem-estar psicológico: 6 fatores essenciais

Manchas escuras na pele: o que são e como tratar




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...