O que a cor da língua pode revelar sobre a sua saúde?


A língua pode ser um espelho do nosso organismo e revelar nosso estado de saúde. Não à toa, muitos médicos olham a língua, pois alguns sinais nela podem revelar infecções, intoxicações e até doenças graves. Se você notar alguma mudança de cor na sua língua, não se assuste! Mas fique de olho! Algumas mudanças podem ser motivos de consulta médica.

Mudanças de cor e de aspecto na língua podem revelar

  • carência temporária de alguma (s) vitamina (s)
  • consumo excessivo de álcool
  • má higiene bucal
  • reações alérgicas
  • irritação
  • doenças graves como câncer ou Aids, etc

Para a Medicina Tradicional Chinesa, a cor e a aparência da língua mostram o estado do fluxo energético do corpo e a situação dos nossos órgãos principais:

Leia mais:

Como é a língua de uma pessoa saudável?

A língua de uma pessoa saudável é rosada, brilhante, sem manchas ou marcas, úmida e lisa, sem bordas dentadas, grossas com protuberâncias ou fiapos (pelos).

Vejamos então, qual é a relação entre as cores da língua e o estado de saúde de uma pessoa.

A cor da língua e a saúde

Língua vermelha

Língua vermelha com pontinhos que parecem desenhos é a chamada língua geográfica. É bastante comum e não é perigoso, pois trata-se de uma condição benigna, para a qual não há tratamento específico.

Mas se apenas a ponta da língua estiver vermelha, isso pode significar estresse mental ou emocional; uso de medicamentos psiquiátricos (porque mudam a hidratação bucal, o que pode afetar a cor da língua).

A vermelhidão também pode ser sintoma de síndrome de Kawasaki, escarlatina, glossite ou síndrome inflamatória multissistêmica em crianças (Mis-C), embora estas sejam condições mais raras.

Língua vermelha e lisa pode ser sintoma de deficiência de niacina (vitamina B3).

Língua rosa pálido

Uma língua pálida e lisa pode indicar deficiência de vitaminas B12 e A.

Para superar a carência de vitamina A consuma mais cenoura, batata-doce, abóbora, melão, espinafre e couve. Já os alimentos ricos em vitamina B12 são apenas os de origem animal e às vezes o problema não é deficiência nutricional e sim de absorção dessa vitamina pelo organismo.

Consulte um médico para tomar suplementos. Língua pálida também pode ser sinal de uma infecções ou doenças autoimune.

Língua marrom

Pode ser simplesmente causada por excesso de café e outras bebidas. Mas atenção! Se após a higiene a cor marrom persistir, isso pode ser sintoma de problemas pulmonares causados por tabagismo crônico.

Língua preta

Língua preta pode indicar acúmulo de bactérias e ou tabagismo. Uma boa higiene bucal é essencial, incluindo escovar os dentes após as refeições, passar fio dental e raspar a língua.

Parar de fumar é essencial. O cigarro irrita toda a mucosa bucal, causa infecções sérias, gengivite, periodontite, perda de dentes e câncer.

Língua azul ou roxa

Atenção! Língua azul ou roxa pode indicar problemas cardíacos. Se o coração não estiver bombeando sangue adequadamente ou se houver falta de oxigênio no sangue, a língua pode ficar roxa azulada.

Peça por ajuda médica urgente.

Língua branca

Um revestimento branco e grosso na superfície da língua, também conhecido como língua saburrosa, pode ser causado por cigarro, álcool, uso de medicamentos e ou drogas ilícitas. Ao passar a ter um estilo de vida saudável, o sintoma desaparece. Mas, língua branca também pode ser sintomas de doenças crônicas como hipotireoidismo, diabetes, sífilis e leucoplasia oral (LO) uma lesão potencialmente maligna, que se manifesta como placa branca (lesão plana) nas superfícies da mucosa oral.

Consulte um médico se a língua branca não melhorar com a devida higiene e estilo de vida saudável.

Leia mais:

Língua amarela

Língua amarela pode sinalizar problemas no fígado ou estômago, mas as causas mais comuns são mesmo a má higiene dental, tabagismo ou uso de certos medicamentos.

Se com a devida higiene a cor amarela não melhorar, consulte um médico, pois a icterícia também pode afetar a língua.

Fontes:

  1. Drauzio Varella
  2. Ohga!
  3. MSDManuals

Talvez te interesse ler também:

Sua língua pode revelar carência perigosa de vitamina D

Bactérias na língua podem ser indicadores de câncer de pâncreas em estágio inicial

Medicina Tradicional Chinesa: Os 5 Elementos e as Emoções

Por que tenho a Boca Amarga? Causas e remédios




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...