Os melhores remédios naturais para combater cansaço e estresse


Cansaço? Estresse? Fadiga?  Que tal combater estes sintomas com com remédios naturais para aumentar a energia e o foco?!

Conheça as 10 melhores plantas medicinais que, segundo a ciência, podem evitar tudo isso.

Ginseng

O ginseng é um suplemento conhecido por suas propriedades de aumento de energia, estimula a função cerebral e melhora desempenho esportivo e mental.

O ginseng contém compostos que aumentam a disposição e a energia, como:

  • ginsenosídeos;
  • eleutherosídeos;
  • e ciwujianosídeos.

De acordo com estudos, a suplementação com ginseng demonstrou melhorar o desempenho físico em pessoas sedentárias e ativas, oferecer propriedades anti-fadiga e aumentar o estado de alerta mental.

Doses de 200 a 1.000 mg por dia têm sido associadas a efeitos benéficos nos níveis de energia, concentração e humor.

Consulte um médico se quiser suplementar. Não tome suplemento sem indicação médica pois pode ser perigoso para sua saúde.

Sálvia

A sálvia pode ter efeitos impressionantes de aprimoramento cognitivo.

A erva atua como um poderoso inibidor da acetilcolinesterase (AChE). Esta enzima que degrada a acetilcolina, um neurotransmissor que desempenha um papel importante na função cerebral, incluindo memória, atenção e motivação.

Os inibidores da AChE ajudam a aumentar a disponibilidade de acetilcolina no cérebro, melhorando assim a função cognitiva.

É rica em muitos compostos potentes com propriedades medicinais, incluindo:

  • luteolina;
  • ácido rosmarínico;
  • cânfora;
  • quercetina;
  • e apigenina.

Segundo pesquisas, quando usada como suplemento, a sálvia demonstrou melhorar o humor, o estado de alerta, a atenção, a memória e a recordação de palavras em adultos jovens e idosos saudáveis.

Você pode beber chá de sálvia. Se quiser tomar suplemento, consulte um médico.

Guaraná

O guaraná é comumente usado como ingrediente em bebidas energéticas e suplementos devido aos seus efeitos estimulantes.

Ele contém uma variedade de produtos químicos, incluindo cafeína, saponinas e taninos, que fornecem efeitos benéficos na energia e na função cerebral.

Estudos mostraram que a suplementação com extrato de guaraná sozinho ou combinado com outros nutrientes em doses variando de 37,5 a 300 mg pode ajudar a aumentar a atenção, o estado de alerta e o desempenho da memória.

Bacopa monnieri

A Bacopa foi descrita pela primeira vez em livros em sânscrito sobre medicina, mais especificamente na trilogia de samhitas como Caraka Samhita, Sushrita Samhita e Astanga Hridaya.

Já nessa época, em torno de 2 a 6 A.C., a Bacopa era indicada para melhorar a memória.

É usada na medicina ayurvédica para tratar uma variedade de doenças, incluindo ansiedade, insônia e problemas de memória.

Os efeitos de aprimoramento cognitivo de Bacopa monnieri são atribuídos à sua concentração de saponinas triterpenóides, que são conhecidas como bacosídeos e têm propriedades neuroprotetoras.

Pesquisas indicam que a suplementação com cerca de 300 mg de extrato de Bacopa monnieri diariamente melhorou a função cerebral, especialmente a velocidade de processamento de informações e o tempo de reação.

Hortelã-pimenta

Inalar o aroma do óleo essencial de hortelã-pimenta pode ajudar a aumentar a

  • a energia;
  • o humor;
  • o desempenho atlético;
  • e o estado de alerta.

Vários estudos mostraram que a inalação de óleo essencial de hortelã-pimenta reduz a fadiga e aumenta o estado de alerta, a memória e a energia.

Alecrim

Assim como a hortelã-pimenta, o aroma do óleo essencial de alecrim pode ajudar a melhorar o desempenho cognitivo.

A inalação de óleo essencial de alecrim permite que compostos do óleo chamados terpenos entrem na corrente sanguínea, afetando diretamente o cérebro.

Rhodiola rosea

A Rhodiola rosea, também conhecida por raiz de ouro ou raiz dourada, é uma planta medicinal que é conhecida como “adaptogênica”, ou seja, que é capaz de “adaptar” o funcionamento do corpo, ajudando a aumentar a resistência física, reduzir os efeitos do estresse e melhorar o funcionamento cerebral.

Rhodiola rosea é uma planta que tem sido usada há séculos em sistemas de medicina tradicional em todo o mundo para melhorar a memória, o estado de alerta e a resistência.

  • Reduz a fadiga mental;
  • Aumenta a função cerebral e o humor;
  • Aumenta o desempenho do exercício.

Ela pode ser especialmente útil para pessoas que sofrem de síndrome de Burnout, que é definido como “exaustão emocional, motivacional e física como resultado de estresse ocupacional crônico”.

 

Ashwagandha

A ashwagandha (Withania somnifera), é uma erva que tem sido usada como remédio ayurvédico desde os tempos antigos e tem poderosos efeitos benéficos na função cerebral.

Conhecida popularmente como ginseng indiano, rica em alcalóides, lactonas e saponinas, que possuem propriedades

  • calmantes;
  • anti-estresse;
  • e anti-inflamatórias.

É muito utilizada para ajudar a melhorar o desempenho físico e mental e reduzir a ansiedade, podendo ser indicada em casos de estresse ou cansaço generalizado, por exemplo.

A parte normalmente utilizada da ashwagandha é a raiz, que pode ser usada na forma de chá, cápsulas ou líquido.

Para os especialistas, a suplementação com 600 mg de extrato de raiz pode melhorar significativamente a memória, atenção e processamento de informações.

A erva pode ter efeitos benéficos na produção de energia celular e ser uma ferramenta útil para melhorar o desempenho atlético.

Use somente mediante prescrição médica.

Centella asiática (gotu kola)

Gotu kola pode ajudar a melhorar a

  • função cerebral;
  • o estado de alerta;
  • e o humor.

Uma pesquisa incluindo 33 pessoas com ansiedade mostrou que a suplementação com 1.000 mg de extrato de gotu kola por dia durante 2 meses ajudou a melhorar a atenção e reduzir a taxa de ansiedade e fadiga mental.

Maca peruana

Maca (Lepidium meyenii) é uma planta nativa do Peru que é valorizada por seu potencial de aumento de energia.

A macoa ou maca peruana é um vegetal crucífero e o consumo do tubérculo da planta possui altos valores nutritivos e conteúdo fitoquímico.

Um estudo em 50 homens com disfunção erétil descobriu que o tratamento com 2.400 mg de extrato de maca seca durante 12 semanas melhorou significativamente o desempenho físico e social.

Formas naturais de impulsionar a energia:

  • Ingestão adequada de magnésio;
  • Praticar atividade física;
  • Ter sono de qualidade;
  • Ter alimentação saudável;
  • Cuidar de sua saúde mental;
  • Beber água.

Talvez te interesse ler também:

Como melhorar a concentração e a memória com técnicas ayurvédicas 

Fontes veganas para aumentar a produção de colágeno e outros cuidados

Dormir sobre o lado esquerdo do corpo: todos os benefícios para a saúde 




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...