Kefir ajuda a emagrecer? Como usar para este fim?


O kefir é uma bebida probiótica muito comum atualmente, principalmente para quem deseja melhorar o funcionamento do intestino e, consequentemente, emagrecer.

Formada a partir de leveduras e microrganismos que ajudam a regular o intestino, o kefir tem origem asiática e vem sendo utilizado há muitos anos como alimento natural para melhorar a saúde e também para ajudar a emagrecer.

Vamos saber mais sobre o que kefir e como ele pode ajudar no emagrecimento. Acompanhem o conteúdo:

Os benefícios do kefir

A bebida do kefir é formada a partir de uma espécie de fermento, que nada mais são do que as leveduras e microrganismos, que formam as bactérias probióticas funcionais para o corpo. Elas alimentam-se basicamente de açúcar, seja na água ou no leite comum, de soja ou de arroz.

O kefir é composto por enzimas que melhoram o funcionamento do intestino, prevenindo alergias e melhorando a absorção das vitaminas essenciais. Também é composto por minerais como cálcio, magnésio, fósforo e zinco, além do triptofano, um aminoácido importante para o funcionamento do sistema nervoso.

Outros benefícios proporcionados pelo kefir, são as vitaminas do complexo B e a vitamina K, que atuam como antioxidantes e regulam os rins. Apesar de ser cultivado no leite, o kefir não contém lactose, o que beneficia também os intolerantes.

O consumo do kefir também ajuda a fortalecer o sistema imunológico e é muito benéfico para o sistema digestivo como um todo, proporcionando mais vitalidade e energia, principalmente para as gestantes, devido à presença do ácido fólico em sua composição.

Além disso, outros benefícios do kefir não mencionados anteriormente são:

  • Trata doenças inflamatórias intestinais;
  • Ajuda a construir a densidade óssea;
  • Mata o fungo Cândida;
  • Desintoxica o organismo.

Kefir ajuda a emagrecer?

De acordo com o Dr. Juliano Pimentel, o kefir ajuda a emagrecer devido à saciedade que ele proporciona, alem de possuir poucas calorias e de melhorar o funcionamento do intestino. Dessa forma, passa-se a comer menos e, consequentemente, a emagrecer. No entanto, essa constatação tem a ver com o tipo de bactérias que se diferenciam no intestino de pessoas magras e obesas, assunto levantado em estudos e já tratado por nós em outros artigos por aqui.

Bem lembrado pelo médico que o kefir sozinho não faz milagres. Portanto, tomar kefir e não seguir uma alimentação equilibrada, não trará resultado positivo se o objetivo for o emagrecimento.

Como usar o kefir para emagrecer?

A nutricionista Tatiana Zanin, recomenda a ingestão do kefir como substituto do leite ou do iogurte, principalmente nos casos de intestino preso. Segundo ela, a recomendação é a de tomar o kefir 1 vez ao dia, no café-da-manhã ou no lanche, por exemplo. Para amenizar o sabor azedo, recomenda-se adoçar com um pouquinho de mel ou preparar uma vitamina com frutas como banana ou morango, por exemplo.

A nutricionista explica que o kefir ajuda a soltar o intestino, melhorando a digestão e aumentando a frequência de evacuação. Dessa forma, o inchaço da barriga diminui, bem como a prisão de ventre e os gases intestinais.

Lembramos que todas essas sugestões não devem ser tomadas por conta própria, por isso aconselhamos sempre que faça uma consulta com seu médico para saber se pode ou não fazer uso dessa bebida. Além disso, nenhum alimento ajuda a emagrecer se a alimentação não for equilibrada e não praticar exercícios.

Talvez te interesse ler também:

KEFIR DE COCO: ÓTIMO PARA AUMENTAR AS BACTÉRIAS DO BEM NO ORGANISMO. RECEITAS

PROBIÓTICOS E PREBIÓTICOS: O QUE SÃO, BENEFÍCIOS E ONDE ENCONTRAR?

CONSTIPAÇÃO: CAUSAS, SINTOMAS E ALIMENTAÇÃO ADEQUADA




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...