Quem bebe cerveja atrai mais mosquito da dengue


O povo brasileiro é um dos que mais consome cerveja no mundo, com cada pessoa bebendo cerca de 70 litros por ano. E no verão esse hábito se intensifica porque, para driblar as altas temperaturas, recorre-se sempre a uma cervejinha gelada. O problema é que junto com o verão e a cerveja, vêm também os mosquitos, muitos destes transmissores de doenças que bem conhecemos.

Segundo especialistas, quem bebe mais cerveja atrai mais picadas de insetos e o mais grave é que podem ser de mosquitos causadores do contágio de vírus da dengue, zika, chikungunya e malária.

Saiba o que dizem vários estudos sobre isso e outros fatores que contribuem para sermos mais picados pelos mosquitos e pelos pernilongos.

Estudos no Japão e na África

Carlos Brisola Marcondes, professor titular do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (MIP) do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mencionou à BBC dois estudos, um feito no Japão e outro em Burquina Faso, na África, que constataram que a ingestão de cerveja faz com que a pessoa atraia mais mosquitos para si.

De acordo com esses estudos, a bebida colabora para o aumento do número de picadas dos insetos que podem ser transmissores de várias doenças. Na pesquisa japonesa, testou-se uma dose de 350 ml de cerveja de cevada para avaliar a atração do Aedes albopictus, um parente próximo do Aedes aegypti.

Em Burquina Faso, na África, os pesquisadores deram aos participantes uma quantidade não informada de uma cerveja feita com sorgo com adição de 4% de álcool, conhecida como dolo, para analisar a atração sobre a espécie Anopheles gambiae, transmissor da malária. Neste estudo, os pesquisadores postularam que o metabolismo do álcool, após o consumo de cerveja, provoca alterações no hálito e odor corporal pelo aumento da produção de cairomônios, como o 1-octen-3-ol, que têm efeito atrativo para o Anopheles gambiae.

Além disso, os mosquitos podem ter evoluído na atração por pessoas que consomem cerveja provavelmente porque o efeito relaxante e embriagante da bebida, faz com que o consumidor da bebida diminua a sua ação defensiva contra os pernilongos.

Todas essas hipóteses, embora façam sentido e tenham bases científicas, requerem estudos complementares e investigações adicionais.

Nos dois estudos detectou-se um aumento significativo na atração dos insetos pelos cervejeiros. Além disso, no segundo estudo se averiguou uma intensificação de voo dos mosquitos, provavelmente por causa da dispersão no ar, de álcool e etano através do suor. Os autores das pesquisas deduzem que o consumo da cerveja favorece maior produção de cairomônios, que são substâncias voláteis que os bebedores da cerveja liberam e que atraem mais mosquitos e pernilongos hematófagos (insetos que se alimentam de sangue).

O que mais atrai os mosquitos e pernilongos

Outros estudos apontam como resultados, que insetos como o Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya, da febra amarela e da zika, são atraídos por características específicas como: cheiro e temperatura corporal, luminosidade e cor. E a explicação para isso está nas antenas desses insetos, que possuem neurotransmissores capazes de detectar os aspectos apropriados para realizar a picada.

Além disso, os mosquitos e pernilongos são fotossensíveis, ou seja, são sensíveis à claridade e ò luz. É por isso que roupas escuras atraem ainda mais os mosquitos.

Outra característica desses insetos é que eles apreciam e se sentem atraídos por temperaturas mais quentes e pelo calor corporal, por isso, que eles têm mais atração por pessoas e áreas do corpo humano com maior temperatura ou que estejam com febre.

Outros estudos indicam que existem várias substâncias que são libertadas pelo suor e atraem mosquitos, como o gás carbônico e o ácido láctico. No caso do gás carbônico, os mosquitos e pernilongos são atraídos por indivíduos cuja respiração contêm maior teor desse gás, como é o caso das pessoas que acabaram de praticar exercícios físicos e estão com o metabolismo muito acelerado, favorecendo maior emissão de gás carbônico.

O mesmo acontece com as gestantes e indivíduos com sobrepeso ou obesidade.

Alguns outros estudos demonstram que existem espécies de insetos que preferem picar indivíduos de sangue tipo O.

E quanto às outras bebidas alcoólicas?

Além da cerveja, é possível que outras bebidas alcoólicas, como a cachaça e outras, sejam atrativos de mosquitos e pernilongos, mas carecem de mais estudos.

Outro fator para ampliar estas pesquisas é investigar também insetos de outros grupos, como borrachudos, flebotomíneos (moscas transmissoras de leishmaniose) e maruins.

Outro problema de beber demais é que isso pode baixar a imunidade favorecendo a pessoa picada de ser infectada e desenvolver doenças como: malária, dengue e outras doenças transmitidas por mosquitos e pernilongos.

Como se proteger das picadas de mosquito e pernilongos

Algumas ações podem ajudar na prevenção e proteção contra as picadas dos insetos, tais como:

  • colocar mosqueteiros nas camas, principalmente em se tratando daqueles que dormem de dia, como enfermos e bebês, porque alguns mosquitos como o Aedes aegypti tem hábitos diurnos
  • usar repelente
  • manter telas nas portas e janelas da residência
  • evitar frequentar lugares e horários em que exista grande circulação de mosquitos (parques, beiras de rios, na hora do crepúsculo)
  • não usar roupas escuras
  • não ingerir bebidas alcoólicas em excesso
  • gestantes redobrar os cuidados para evitar ser picadas pelos insetos e possíveis contágios de doenças
  • manter tudo limpo, zero lixo e água acumulada
  • manter caixas d’água e outros conteiners de água sempre tampado.

Por todos estes apontamentos, a prevenção é necessária para evitarmos ser refeição de mosquitos e pernilongos. Adotando estes cuidados e evitando criadouros com água parada na residência, podemos reduzir bastante as possibilidades da infestação desses insetos e de sermos alvo da picadas deles.

Talvez te interesse ler também:

REPELENTE CASEIRO: CONHEÇA AS PLANTAS REPELENTES DE MOSQUITOS

VITAMINAS DO COMPLEXO B REPELEM MOSQUITOS?

PROPAGAÇÃO DO MOSQUITO E MEIO AMBIENTE: POR QUE É DIFÍCIL COMBATER O AEDES?




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...