Remédios naturais para afastar pernilongos de casa


Alguns não sentem tanto, mas outros sofrem – e muito – com a presença deles: os mosquitos, ou melhor, os pernilongos. A picada pode causar alergia e coceira mas o problema maior são as doenças que algumas espécies transmitem. Embora tenham sua importância ambiental, todos queremos distância deles. Vamos conhecer alguns remedinhos naturais que afastarão os pernilongos da casa e da gente.

Leia também:

Difícil escapar de suas picadas, cada um desses insetos tem uma predileção: alguns gostam do suor, outros de bactérias e outros são atraídos por dióxido de carbono e outros odores. De todo modo, nessa hora muitos apelam para as soluções químicas vendidas em mercados, mas tais itens têm grande potencial de causar problemas de saúde, especialmente em pessoas mais sensíveis, como crianças e grávidas, além de toda implicação ambiental que representam. Por isso, vale a pena conhecer soluções naturais, que podem ajudar a proteger das picadas de mosquito e afastar esses insetos de casa.

As soluções aqui apresentadas levam, em sua maioria, óleos essenciais, por isso é importante lembrar que nunca se deve passar óleos essenciais diretamente na pele e que ele precisa ser diluído em um óleo transportador, como o de amêndoas.

Em alguns casos, como em viagens para regiões nas quais há transmissão de doenças graves, como malária, febre amarela ou Zika vírus, a recomendação dos especialistas é seguir usando repelentes químicos para reduzir os riscos de contrair tais doenças.

Feita a ressalva, confira abaixo uma lista com ingredientes naturais que podem ajudar a afastar os pernilongos e outros insetos.

Óleo de eucalipto-limão (Corymbia citriodora)

O óleo de eucalipto-limão (também conhecido como eucalipto-cheiroso) tem eficácia comprovada como repelente natural.

Um estudo de 2014 mostra que esse ingrediente pode fornecer mais de 95% de proteção contra mosquitos por até 3 horas. Para usufruir desse benefício sobre a pele, prepare 1 parte de óleo de eucalipto-limão para 10 partes de óleo de girassol ou Hamamelis.

Também pode usar o óleo essencial em rechauds para difusão do aroma no ambiente o que fará com que os pernilongos passem longe de casa.

Citronela

Muito utilizada em repelentes de mosquitos vendidos no mercado, a citronela é eficaz no combate aos mosquitos. Este estudo revelou que, quando formulada corretamente, a citronela é tão eficaz quanto o DEET e pode oferecer proteção de até 2 horas.

Velas de citronela, ao ar livre, podem fornecer até 50% de proteção extra.

Lavanda

A lavanda também é bem conhecida e tem eficácia comprovada cientificamente como repelente de mosquitos. Além de tudo isso, possui propriedades analgésicas, antifúngicas e antissépticas, o que a torna eficaz também para acalmar e suavizar a pele.

Para utilizá-la, basta esmagar as flores, que vão produzir um óleo, e passar na pele, especialmente nas regiões mais sensíveis.

Quem não tem a planta em casa pode usar o óleo essencial de lavanda diluído sobre a pele ou em rechauds para perfumar a casa e afastar pernilongo.

Óleo de canela

O óleo de canela possui eficácia comprovada para matar ovos de mosquito e repelir tais insetos.

Para utilizá-lo: misture ¼ de colher de chá (ou 24 gotas) de óleo para cada meia xícara de água. Pulverize essa solução nas roupas, em casa e nas plantas.

Tenha cuidado com o contato desse óleo na pele, pois o óleo de canela queima, pode irritar a pele e causar alergias.

Leia mais:

Óleo de tomilho

Muito eficaz para repelir mosquitos transmissores de malária, o óleo de tomilho pode oferecer uma taxa de proteção de até 91%, segundo um estudo publicado em 2012.

Uma forma de utilizá-lo é fazendo uma solução caseira, que combina 4 gotas de óleo de tomilho para cada colher de chá de azeite ou de óleo de jojoba para usar na pele.

É possível também fazer um spray, misturando 5 gotas de óleo de tomilho para cada 4 colheres de sopa de água e pulverizar no ambiente, na roupa, cortinas, etc.

Óleo essencial de menta

A hortelã-pimenta (Mentha piperita), repele os mosquitos quando aplicada diretamente na pele.

Este estudo descobriu que o óleo essencial de hortelã-pimenta repeliu 84-100% dos mosquitos, dependendo da espécie.

Algumas gotas de óleo de hortelã-pimenta também são uma maneira eficaz de matar as larvas do mosquito em água parada.  Fica a dica!

Óleo de soja

Essa é uma receita da vovó ou dos vovôs pescadores. Simplesmente colocar óleo de soja sobre a pele repele mosquitos. Experimente nas partes mais expostas e que os pernilongos adoram, como os tornozelos por exemplo.

Óleo da árvore do chá (Melaleuca alternifolia)

O óleo da árvore do chá (tea tree oil) tem propriedades antissépticas, antimicrobianas e anti-inflamatórias. Mas ele também pode ser um excelente repelente. Use-o no difusor (réchaud) ou sobre a pele sempre diluído em um óleo carreador.

Óleo de neem

Estudo divulgado em 2015 apontou eficácia de mais de 70% (por 3 horas) do óleo de neem como repelente de mosquitos. No entanto, como outros óleos, esse também pode causar irritações na pele. Use-o no difusor ou sobre a pele com um carreador.

Plantas aromáticas

Hortelã, capim-limão, alecrim e outras plantas podem ajudar a proteger a casa contra os mosquitos, pois têm função repelente. Que tal ter uma dessas plantas na janela ou varanda de casa? Algumas são fáceis de plantar e cuidar.

Leia mais:

Faça o truque da cebola

Sucesso em pratos culinários, a cebola tem um cheiro característico e bem forte. Por isso pode ser um ótimo repelente, pois os mosquitos não gostam muito do cheirinho dela.

Para utilizá-la como repelente, deixe um pires com meia cebola e alguns cravos pela casa.

Vinagre e limão

O vinagre, em conjunto com o limão, também pode ajudar a repelir mosquitos: basta deixar algumas rodelas de limão e um pouco de vinagre em uma tigela nos cômodos da casa.

Borra de café

O cheio agrada a muitos, mas o que poucos sabem é que a borra de café pode funcionar como repelente também.

Use a borra de café seca nos vasosos onde houver água parada que você acha que pode estar infestada de ovos e larvas do mosquito.

Cuidado ao regar as plantas, para que não fique água parada nos vasos porque é isso o que mais atrai os mosquitos.

Acredita-se que a borra de café possua substâncias particulares capazes de eliminar as larvas ainda não desenvolvidas.

Leia também:

Não dê mole pra mosquito

Além dessas dicas, é importante manter a casa e o quintal limpos e livres de objetos que possam estagnar água, pois é na água que os mosquitos procriam, seja água limpa que suja.

Talvez te interesse ler também:

Picada de pernilongo? A culpa pode ser da genética

Repelente natural contra pernilongo – receitas que você pode fazer em casa

Os pernilongos te amam? Descubra o porquê

Tratamentos naturais para se recuperar da Chikungunya

Não use roupa dessa cor se quiser evitar picada de mosquito




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...