Pernilongos preferem os cervejeiros

Condividi su Whatsapp Condividi su Linkedin

Você acha que os pernilongos te amam? Alguns acham que os pernilongos atacam as pessoas mais gordinhas, outros acham que eles atacam o que aparecer pela frente, mas um recente estudo australiano publicado pela PloS One, demonstrou que essas suposições talvez estejam erradas. Segundo o estudo, é do sangue de quem bebe cerveja que os mosquitos mais gostam.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores australianos reuniram voluntários homens, em torno de 30 a 40 anos de idade, na região de Burkina Farso, no continente africano, e analisaram a reação dos pernilongos perante um grupo que ingeriu a bebida e outro que bebeu apenas água. Depois de beberem, os voluntários foram postos em um diferente e complexo sistema de tubulação para circulação de ar, dividido entre as barracas dos que beberam cerveja e dos que não.

O resultado final mostrou que o grupo da cerveja atraiu 47% a mais de mosquitos do que os que estavam na outra barraca, apenas 38% entre os que consumiram água. Infelizmente, os pesquisadores não souberam precisar o motivo que fez os pernilongos buscarem mais um grupo do que o outro. No entanto, eles acreditam que a razão está relacionada com a mudança da respiração e o aumento da temperatura corporal.

Independentemente da razão, o fato é que os estudos apontaram uma preferência dos mosquitos pelo sangue que continha cerveja, estabelecendo uma relação entre o álcool e o crescimento de doenças transmitidas por pernilongos e mosquitos. E, no caso específico da África, região com forte incidência de malária, os pesquisadores alertaram a população local para controlar a ingestão de álcool em uma tentativa de reduzir o problema de saúde por causa da doença.

Aqui no Brasil, tal estudo serviria para nos orientar a não ingerir cerveja com frequência por conta do mosquito da dengue? Será que existe uma correlação entre o Aedes aegypti e a cerveja?

Ao que parece, os mosquitos em geral adoram o cheirinho da cerveja, que pode ser usada inclusive como armadilhas para moscas, por atraírem estes insetos. Os pernilongos, como vimos, são atraídos também pela temperatura e cheiro dos corpos, pelo sangue, pela cor da roupa que a pessoa veste e pelos movimentos que faz.

Leia também: Cerveja: seu aroma único é mérito dos mosquitos

Fonte foto: freeimages.com

Condividi su Whatsapp Condividi su Linkedin
greenMe.com.br é uma revista brasileira online, de informação e opinião Editada também na Itália como greenMe.it
Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!

Siga no Instagram
Siga no Facebook