Como perder peso com a cúrcuma?

  • atualizado: 
perder peso com a cúrcuma

A cúrcuma pode ser uma grande aliada na perda peso, devido às propriedades que ela possui pois, além de auxiliar a queima de gordura, ajuda na digestão, regula a saciedade e evita picos de açúcar no sangue.

A cúrcuma é uma especiaria muito apreciada por suas propriedades anti-inflamatória, anti-tumoral, antioxidante e por seu efeito analgésico. Porém, nem todo mundo sabe que “a rainha das especiarias” também é útil para promover a perda de peso.

Claro que ela sozinha não faz esse efeito, por isso é importante conciliar um estilo de vida saudável que inclui nutrição adequada e atividade física moderada.

Mas quais são as propriedades da cúrcuma nesse sentido?

As propriedades de emagrecimento da cúrcuma

A curcumina presente na cúrcuma é uma substância que possui características peculiares que ajudam na perda de peso. Isso ocorre porque suas propriedades atuam no organismo de diversas maneiras, podendo inclusive substituir diversos medicamentos.

QUEIMADOR DE GORDURA

A cúrcuma atua nas células adiposas, estimulando o organismo a utilizar as gorduras que se acumularam de forma a favorecer sua rápida eliminação.

AUXILIA O TRABALHO DO FÍGADO

A cúrcuma também oferece suporte na tarefa de purificação do fígado e no metabolismo das gorduras obtidas através dos alimentos.

AJUDA NA DIGESTÃO E PREVINE O INCHAÇO

Ter um estômago que funcione bem e digere melhor os alimentos, bem como um intestino saudável, são fatores importantes também para manter um peso saudável. Ao melhorar a digestão, as fermentações são evitadas eliminando assim a sensação desagradável de inchaço no estômago.

EVITA PICOS GLICÊMICOS E SACIA A FOME

A cúrcuma ajuda a regular a sensação de saciedade, por isso é muito útil inseri-la em sua dieta, caso esteja fazendo uma. Isso também se deve ao fato de que ela mantém o nível de açúcar no sangue sob controle, evitando os picos de insulina que causam fadiga e o desejo de comer.

ANTI-INFLAMATÓRIA

A capacidade da cúrcuma em diminuir o nível de inflamação do organismo também é útil para quem deseja perder peso, pois foi demonstrado que as inflamações predispõem para doenças como obesidade, diabetes tipo 2 e a resistência à insulina.

AJUDA A ELIMINAR O EXCESSO DE LÍQUIDOS

Um dos problemas daqueles que querem perder peso é a retenção de líquidos no corpo. A cúrcuma também ajuda a eliminar esse excesso, pois favorece a drenagem.

Cúrcuma, como usá-la para perder peso?

Podemos tirar proveito das propriedades da cúrcuma na perda de peso se a incluirmos em nossa dieta. No entanto, para se obter esse benefício é necessário utilizá-la na dose certa e de forma constante.

Devido ao fato de não fazer parte da nossa cultura alimentar, muitos ainda têm dificuldade em tirar proveito dessa especiaria. No entanto, existem muitas formas de utilizar a cúrcuma, seja preparando um chá ou o famoso leite de ouro. Também é possível explorar o seu potencial em uma mistura de especiarias, como o curry que pode ser colocado em um macarrão ou risoto, para ficarem com uma cor linda e intensa.

É possível ainda adicioná-la em smoothies, sucos, legumes da estação, vegetais, tofu, molhos ou preparar um óleo de cúrcuma para temperar o que preferir.

Em suma, não faltam maneiras de utilizar a cúrcuma e cada um pode encontrar a que melhor adequa ao seu gosto.

Além disso, a cúrcuma também pode ser utilizada externamente em drenagens para eliminar a retenção de líquidos e melhorar a circulação. Para isto, deve ser feita uma mistura de água com cúrcuma, até formar um creme e colocá-la nas áreas onde apareceram bolsas de gordura e celulite. Espere por alguns minutos e enxague em seguida.

Para aqueles que querem ter um impacto mais forte no corpo, recomenda-se tomar suplemento de cúrcuma concentrado, nos quais se sabe exatamente qual o ingrediente ativo que está sendo ingerido. Mas para isso é necessário consultar um especialista para avaliar a situação e recomendar a dose necessária, bem como o período para o consumo das cápsulas.

Cúrcuma, quanto consumir em um dia?

Afinal, qual a quantidade ideal de cúrcuma deve-se consumir por dia para conseguir ter os efeitos da perda de peso?

O consumo esporádico da cúrcuma certamente não é suficiente para obter um bom resultado, por isso recomenda-se o consumo de 2 colheres de chá por dia, seja pela manhã ou dividindo durante as principais refeições ou lanches.

Caso opte pela raiz fresca, a dose recomendada é de dois pedaços do rizoma, pois ela é menos concentrada do que o pó.

Para promover a biodisponibilidade da cúrcuma é importante utilizá-la junto a substâncias que podem ajudar o corpo a aproveitar melhor seus ingredientes ativos. Por exemplo, acrescente uma pitada de pimenta-do-reino preta, uma colher de chá de azeite extra-virgem ou qualquer outro tipo de gordura boa.

Por fim, para que se tenha um melhor proveito da cúrcuma, o ideal é consumi-la crua ou colocá-la no final do cozimento.

Contra-indicações da cúrcuma

Como toda e qualquer especiaria, a cúrcuma também possui algumas contra-indicações que devem ser consideradas. Ela deve ser evitada por pessoas com casos de pedra na vesícula biliar, cálculos biliares ou outros problemas do trato biliar e distúrbios de coagulação do sangue.

Caso esteja tomando algum medicamento, consulte um profissional para saber sobre os efeitos da cúrcuma juntamente ao remédio, pois pode ocorrer dela interferir aumentando ou anulando o efeito.

Recomenda-se também evitar o uso de cúrcuma em excesso ou do suplemento de curcumina durante a gravidez e período de amamentação, pois são períodos delicados nos quais deve-se tomar cuidado com substâncias que incentivam a perda de peso.

E finalmente, não exagere na dose de cúrcuma com o intuito de obter efeitos rápidos e maiores. Essa medida pode causar efeitos colaterais, por isso o ideal é ter cuidado e consumir sempre com moderação!

Talvez te interesse ler também:

COMO PLANTAR CÚRCUMA, O AÇAFRÃO-DA-TERRA

CÚRCUMA: FANTÁSTICA PARA MEMÓRIA, HUMOR E ALZHEIMER. A NOVA CONFIRMAÇÃO

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!