10 Ideias para Inserir a Cúrcuma no teu Dia a Dia


Juntamente com o gengibre, a pimenta e a canela, a cúrcuma é um tempero que dá uma verdadeira pitada de saúde ao prato. Enriquecer nossa dieta diária com a cúrcuma não é tão complicado o quanto possa parecer.

Por causa de seu sabor delicado, é muito fácil usar a cúrcuma para dar sabor, cor e saúde a inúmeras receitas.

Veja como:

A cúrcuma tem é conhecida desde a antiguidade por suas propriedades benéficas. Contém sais minerais como ferro e potássio. Possui propriedades anti-inflamatórias, que aliviam a dor, além de antioxidantes. A combinação de cúrcuma com uma pitada de pimenta-do-reino melhora a sua absorção pelo corpo.

Aqui estão algumas idéias práticas para adicionar a cúrcuma em tua alimentação diária.

Para fazer o golden milk (leite dourado)

leite dourado

Golden milk ou leite dourado é uma bebida curativa típica da tradição ayurvédica, que veio até nós através de Yogi Bhajan. É preparado com cúrcuma, água, leite (ou bebidas vegetais, por exemplo o leite de amêndoas), uma colher de chá de óleo de amêndoas e mel. É considerado benéfico especialmente para as articulações.

Veja aqui a receita do leite dourado com cúrcuma e pimenta-do-reino completa.

Adicione cúrcuma à sopa, ao pão e muito mais

Uma maneira muito simples de usar a cúrcuma mais frequentemente nas receitas é adicioná-la às sopas, cremes, caldos, pães e biscoitos feitos em casa. Até em sucos, batidos e centrifugados dá para colocar esta especiaria de sabor delicado.

Nas receitas salgadas, acrescente uma pitada de pimenta-do-reino para que o organismo aproveite plenamente os benefícios desta especiaria.

Como remédio natural

Se você tiver tosse ou sentir a garganta raspar, sinal de que uma inflamação pode estar a caminho, confie na cúrcuma. Você pode preparar um remédio natural usando uma pitada de cúrcuma, uma pitada de gengibre e uma colher de chá de mel. Este remédio promove a defesa imunitária e reduz a inflamação.

Já para dar uma limpada nos pulmões cheios de fumaça de cigarro ou mesmo da poluição atmosférica, veja aqui a receita de xarope para depurar os pulmões da nicotina, poluição e fumaça.

Risoto com cúrcuma, legumes, batatas e muito mais

A cúrcuma é um excelente tempero para risoto. Seu sabor delicado fica particularmente bom com risotos de verdura, por exemplo no risoto de abobrinha, além de dar uma linda cor ao prato.

Na verdade, em qualquer legume refogado dá para usar a cúrcuma. E para fazer batata assada então, esta especiaria vai ficar quase que imprescindível depois que você experimentá-la nas batatas ao forno. Coloque cúrcuma, pimenta-do-reino e dentes de alho inteiros (com casca ou sem casca dependendo do teu paladar), sal a gosto e um fio de azeite. Leve tudo ao forno e espere a batata dourar. É dos deuses!

Prepare um chá de açafrão

cha de açafrao

Com a cúrcuma, o açafrão em pó, você pode preparar um chá útil especialmente em caso de resfriados. Para preparar un chà de açafrão tomar 500 ml de água fervente, coloque 2 colheres de chá de cúrcuma, 1 colher de chá de mel, o suco de uma fatia de limão e uma pitada de pimenta-do-reino preta. Misture cuidadosamente tudo e tome uma ou duas xícaras deste chá por dia. Veja outras receitas no link abaixo:

Para fazer curry

A cúrcuma é uma das especiarias básicas na preparação do curry (que na Índia é mais conhecida como masala). O curry é uma mistura de especiarias em pó que geralmente incluem o açafrão, o gengibre, a pimenta-do-reino preta, sementes de coentro, sementes de erva-doce e cravos-da-índia. Prepare o teu curry caseiro e adicione uma pitada dele em seus pratos picantes favoritos.

Leia também: 6 DELICIOSAS RECEITAS COM CURRY PARA TODOS OS GOSTOS!

Enriquecer legumes recheados

Escolha a cúrcuma para enriquecer tomates, abobrinhas, berinjelas e pimentões recheados de cor e sabor. A cúrcuma servirá para dar um toque de gourmet ao recheio que pode ser de arroz, quinoa ou com os grãos de sua preferência, temperados com muitas ervas aromáticas e outras especiarias.

Faça um óleo de cúrcuma

Você pode preparar um óleo de cúrcuma para uso cosmético e alimentar. A receita é simples: misture 3 colheres de chá de açafrão em pó em 500 ml de azeite extra virgem de oliva em um frasco que se feche bem. Feche e deixe macerar por uma semana. Agite o frasco uma vez por dia e no oitavo dia despeje-o em uma garrafa sem mexer a cúrcuma pousada no fundo.

Limonada com cúrcuma

limonada de curcuma

Esta receita de limonada com cúrcuma para o dia a dia é boa para aumentar nossa imunidade; para melhorar a absorção dos nutrientes em nossa alimentação; como bebida detox por sua propriedades antioxidante e também por seu sabor.

Máscara de beleza

mascara curcuma

E para finalizar, até para na beleza a cúrcuma vai dar uma força com seu poder antioxidante, rejuvenescedor.

Escolha abaixo a tua receita e…viva a cúrcuma!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. newton
    Publicado em 04/04/2022 às 8:07 pm [+]

    parabéns pela dedicação e seus ensinamentos ,


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...