5HTP: o que é, benefícios e quais alimentos consumir


Aminoácido que se transforma em serotonina, o 5HTP (ou 5-hidroxitriptofano) é essencial para uma saúde plena, seja ela física ou mental. É extremamente necessário para o apetite, a qualidade de sono e também para o equilíbrio do humor. Veremos aqui o que é 5HTP, seus benefícios e quais alimentos ingerir para obtê-lo.

O que é 5THP

O 5HTP (ou 5-hidroxitriptofano) nada mais é do que um aminoácido sintetizado pelo corpo. Para que ele surja no organismo, é necessário que haja a ingestão de l-triptofano, outro aminoácido. Assim, o l-triptofano se transforma em 5HTP que por sua vez se transforma em serotonina. A serotonina será então responsável por diversos benefícios extraordinários como veremos adiante.

Quais são os benefícios do 5HTP

Uma vez que o 5HTP se transformará em serotonina em nosso organismo, é certo afirmar que seus benefícios são exatamente os mesmos da serotonina. A serotonina desempenha um importante papel no organismo agindo como neurotransmissor. Dentre seus benefícios, podemos citar:

Auxilia na perda de peso

A serotonina pode ter um papel fundamental na perda de peso. Isso é dito pois ajudar a controlar desordens relacionadas à compulsão alimentar e também à ansiedade.

Trata enxaqueca

Estudos recentes mostram a serotonina como uma das responsáveis pelo tratamento de enxaquecas. Isso acontece pois ela aumenta a disposição do indivíduo, reduzindo a sensação de dor.

Trata e combate a insônia

Uma porcentagem da serotonina é convertida em melatonina durante a noite. Isso significa que o consumo de 5HTP também será benéfico para garantir uma noite tranquila, uma vez que a melatonina é responsável por esse processo.

Trata a depressão e a ansiedade

A serotonina que pode ser obtida através do 5HTP é desencadeadora de bem-estar e satisfação. Graças a isso, tem se mostrado extremamente eficiente em tratamentos de depressão e também ansiedade.

Melhora o humor

Assim como é capaz de tratar a depressão, a serotonina traz impressionantes resultados na lapidação do humor. Novamente, isso acontece graças às desejadas sensações de bem-estar que ela pode produzir no organismo.

Assim, de forma resumida é possível afirmar que o 5HTP traz os seguintes benefícios:

• Alivia enxaqueca e dores de cabeça

• Auxilia na perda de peso e emagrecimento

• Alivia e trata sintomas da insônia

• Alivia e trata sintomas da depressão e ansiedade

• Melhora o humor

Algumas pesquisas também sugerem que a serotonina oriunda do 5HTP é capaz de tratar sintomas de TPM e melhorar o desempenho sexual (quando em baixas quantidades).

Quais alimentos consumir para obter 5HTP?

Como o 5HTP não existe naturalmente em alimentos, precisamos obtê-lo através do consumo de triptofano. Normalmente, quando consumimos um alimento com triptofano, apenas 2% a 10% deste aminoácido se transformará em 5THP. Dentre os alimentos ricos em triptofano podemos destacar:

• Amêndoas

• Cacau

• Semente de abóbora

• Abacate

• Aveia

• Banana

• Soja

• Iogurte natural

Um exemplo fácil para adaptar estes alimentos a uma dieta é preparar um café da manhã com iogurte natural e aveia. Pode ser adicionado mel para um sabor mais adocicado, mas nunca açúcar refinado.

Para o lanche da tarde, pode-se amassar banana com cacau (não confundir com achocolatado em pó). Utilize uma banana grande ou duas bananas pequenas. Amasse-as e polvilhe com uma colher de sopa de cacau.

Orientações gerais sobre 5HTP

Embora o 5HTP possa trazer inúmeros benefícios da serotonina, é necessário sempre consultar um médico ou profissional de saúde antes de optar por iniciar uma dieta com este aminoácido. Somente um profissional qualificado será capaz de verificar as necessidades de cada organismo e indicar o melhor tipo de alimento e dieta para cada um.

Especialmente indicado para você:

MELATONINA E SONO: USOS, DOSAGEM E EFEITOS COLATERAIS

PINEAL: COMO CUIDAR BEM DA GLÂNDULA QUE FAZ A PONTE ENTRE O CORPO E A ALMA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...