O ronronar do gato faz bem ao humano, ajuda a curar várias doenças


Estudos científicos confirmam: o ronronar dos gatos tem efeitos positivos para a saúde humana sob diversos aspectos.

O ronronar do gato, sua forma de comunicação

A partir do segundo dia de vida, o gato é capaz de ronronar. Ele tem neste comportamento, uma forma de comunicação.

Inicialmente, o ronronar é usado para estabelecer comunicação entre o bebê gatinho e a mamãe gata. O hábito segue pelo resto da vida do felino, sendo uma forma de expressar suas emoções.

O ronronar e seu poder curativo

Um ditado popular anglo-saxão diz:

“Coloque um gato ronronando e ossos quebrados irão sarar!”

E esse provérbio tem um fundo de verdade, que a ciência vem constatando em suas pesquisas.

Ronronar bom para edema, falta de ar, músculos e ossos

Não apenas a companhia agradável do gato e os momentos de acariciá-lo com afeto e ternura são bons para os humanos, como também ouvir seu ronronar pode ter efeitos positivos, de acordo com um estudo científico realizado pela Drª. Elizabeth von Muggenthaler, especialista na área de bioacústica do Fauna Communications Research Institute, na Carolina do Norte.

O ronronar dos gatos pode ser terapêutico porque, de acordo com esse estudo, as frequências sonoras do ronronar dos gatos são semelhantes às das terapias de ultrassom, usadas para ajudar pessoas com dor, edema e problemas de crescimento ósseo.

Os efeitos positivos do ronronar do gato, as sua vibrações ao serem absorvidas pelo ouvido humano, são transferidas para o cérebro, nos levando imediatamente a um estado de bem-estar, calma e relaxamento.

Normalmente, um gato ronrona em uma frequência de 25 a 150 Hertz (Hz) e, segundo outras pesquisas, as frequências entre 20 e 50 Hz são capazes de aumentar a densidade óssea e relaxar os músculos.

As frequências do ronronar felino correspondem às frequências vibratórias/elétricas usadas nos tratamentos para:

  • crescimento/fraturas ósseas
  • dor
  • edema
  • músculo/crescimento/tensão
  • flexibilidade articular
  • dispnéia (falta de ar)
  • feridas

Gato ronronando faz bem para o coração

Uma outra pesquisa, que envolveu dados de 4.435 adultos nos Estados Unidos, apontou que o ronronar do gato é capaz de baixar a pressão arterial, contribuindo para diminuir a frequência cardíaca, prevenir problemas como os enfartes, os distúrbios cardíacos e o AVC. Este estudo constatou que aqueles que tiveram gatos em algum momento de suas vidas, viveram mais.

Frequências curativas

É muito provável que a frequência sonora e vibracional do ronronar do gato funcione de maneira semelhante às frequência vibracionais e os sons terapêuticos, utilizados para promoção do bem-estar e da saúde.

Vantagens e benefícios de ter um gato

A vantagem de um humano ter um pet felino de estimação, é que além de se beneficiar do ronronar terapêutico do Bichano, também pode desfrutar de sua companhia e afeto.

E você tem gatinho e costuma ouvir bastante o seu ronronar?




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...