Caminhar faz bem à saúde e ainda permite que se conheça a cidade onde vive


Esse é um exercício democrático, prático, econômico e que as pessoas aprendem a fazer logo nos primeiros anos de vida. Caminhar é uma atividade que pode – e deve – ser incluída na rotina, pois traz inúmeros benefícios, não somente para a saúde, mas para fortalecimento de vínculo com a própria cidade onde se vive. É uma forma barata de conhecer novos lugares, sem precisar ficar gastando com transporte público e permite que se conheça locais que certamente passariam batido em uma viagem de carro, por exemplo.

Os benefícios da caminhada

Para começar, o principal benefício de andar a pé é tornar quem caminha mais saudável. Isso porque a caminhada ajuda na redução dos níveis de pressão arterial, colesterol, é uma aliada da perda de peso, fortalece a musculatura, melhora a circulação e reduz a incidência de doenças, como diabetes e outras enfermidades, de um modo mais efetivo do que outras atividades, como mostra um estudo feito pela Harvard Medical School. Pensa que acabou? Tem mais! Caminhar fortalece até mesmo o cérebro: além da sensação de bem-estar que o exercício provoca, andar à pé pode aumentar a massa cinzenta cerebral e reduzir as chances de desenvolvimento de doenças, como Alzheimer e demência. Além disso, a caminhada melhora a qualidade do sono.

Caminhar é seguro também. Tendo em vista que pode ser feito em qualquer lugar, tem baixo risco de lesões e praticamente qualquer pessoa pode aderir. Porém, os benefícios da caminhada para a saúde tem sido estudados há algum tempo e boa parte das pessoas sabe disso.

Conexão com a própria cidade

O que poucas param para pensar é que a caminhada pode ajudar ainda na conexão com a própria cidade. É muito comum que os moradores não conheçam os nomes das ruas onde moram e nem mesmo quais os serviços disponíveis, quais comércios existem, quais são os restaurantes legais e o que existe de equipamento cultural. Tudo isso pode ser aprendido e feito com uma simples caminhada.

Quanto mais as pessoas conhecem uma cidade dessa forma, caminhando, mais elas tendem a gostar e cuidar desse local. A caminhada pelas ruas conecta as pessoas com a cidade, aumenta o vínculo com o espaço urbano e pode ser uma forma de ensinar as crianças a valorizar o meio ambiente, o lugar onde vivem.

Walking Tour

E esse benefício de conhecer a cidade não deve se estender ao local de moradia. Durante as viagens, experimente conhecer os lugares andando a pé. A experiência para quem faz turismo caminhando costuma ser muito melhor. É nessa andadinha despretensiosa que você pode conhecer um excelente restaurante, que poucos conhecem, uma livraria diferente, um café delicioso e por aí vai. Existe, atualmente, diversas iniciativas para que as pessoas conheçam mais a cidade: um deles é o Walking Tour, que está disponível em grandes metrópoles, como São Paulo, e permite que se conheça os pontos turísticos e explore a cidade por diversos ângulos.

Então, da próxima vez que pedir um carro de aplicativo ou tirar o veículo da garagem para um lugar que pode ser feito a pé, que tal caminhar? Pode ser uma ida à padaria mais próxima, pode ser descer uns pontos antes do seu, no ônibus, ou mesmo levar seus filhos na escola: o importante é seguir caminhando. Pegue um tênis confortável, uma garrafinha de água e divirta-se!

Fontes: 

  1. Discover Magazine
  2. Harvard Medical School
  3. Neurology
  4. Science Daily

Talvez te interesse ler também:

Caminhar após as refeições previne diabetes, diz estudo

Os aplicativos que pagam para você caminhar

Caminhar pode nos tornar mais criativos e felizes




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...