Caminhar após as refeições previne diabetes, diz estudo


Fazer uma caminhada depois de comer não é apenas saudável para a digestão, mas também pode ter benefícios na regulação do açúcar no sangue, de acordo com um estudo. A pesquisa revelou que até mesmo uma caminhada curta de 15 minutos após uma refeição pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, o que é relevante para prevenir o diabetes tipo 2.

O estudo

Os cientistas conduziram uma análise de sete estudos que compararam os efeitos de permanecer sentado, ficar em pé ou caminhar na saúde do coração, incluindo os níveis de insulina e açúcar no sangue. Eles descobriram que até mesmo uma caminhada de apenas dois a cinco minutos após uma refeição pode ter um impacto positivo na moderação dos níveis de açúcar no sangue.

Isso é especialmente importante para pessoas com diabetes, pois evita flutuações bruscas nos níveis de açúcar no sangue, o que é crucial para o manejo da doença. Além disso, picos e quedas repentinas nos níveis de açúcar no sangue podem contribuir para o desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Portanto, mesmo que você não possa caminhar por muito tempo, ficar de pé ou fazer uma caminhada curta após as refeições pode ser benéfico para a sua saúde. Essa prática simples pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle, especialmente se você estiver em risco de desenvolver diabetes tipo 2.

O estudo “The Acute Effects of Interrupting Prolonged Sitting Time in Adults with Standing and Light-Intensity Walking on Biomarkers of Cardiometabolic Health in Adults: A Systematic Review and Meta-analysis” foi publicado na revista científica Sports Medicine.

Talvez te interesse ler também:

Novo estudo revela que a vitamina K pode nos proteger da diabetes

Esse chá simples e barato pode reduzir o risco de desenvolver diabetes

Conheças os Significados Emocionais da Diabetes




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...