Estresse é um pesadelo que tem cura


Estresse é uma situação que sentimos caótica, pesada, em que nos debatemos, como num quarto escuro sem encontrar a porta. Mas, justamente como neste exemplo, o jeito de sair dela, da situação, do quarto escuro, é respirar, tranquilizar os batimentos cardíacos e, pouco a pouco, voltar à calma.

Engraçado é que esse pesadelo do estresse só é tão terrível porque nós fazemos dele esse terror. É tudo uma questão de emoção – das nossas emoções que tantas vezes temos até medo de olhar de frente. E o mais necessário é justamente encará-las, e senti-las, até abraçá-las. Claro, o ideal seria a gente não ter que correr tanto contra o tempo. E não ficar ansioso porque não tem notícias do filho que saiu de noite.

Ou então, que aquele prazo de entrega do projeto seja, na verdade, bem mais elástico para a gente conseguir lidar com os chatos problemas de ultima hora que sempre aparecem. É, mas a vida atual não é essa beleza, não. Somos, na verdade, trabalhadores que vendemos, mal ou bem, nosso tempo de trabalho e nossa criatividade e, é por isso que corremos, para fazer render essa hora trabalhada e tão mal paga. E também porque, quem nos paga tem o deus do “tempo é dinheiro“, com certeza.

Leia também: EFEITOS DO ESTRESSE NO CORPO HUMANO

Mas, o cuidado com o nosso corpo, nossa saúde, é todo responsabilidade nossa mesmo. Então, em vez de cair, uma vez mais, no tal pesadelo chamado estresse, aprenda aqui uma técnica para lhe ajudar.

Relaxamento para todos nós!

Vamos lá, respire fundo e me dê a mão – vamos juntos neste aprendizado que nos vai libertar da tensão em excesso, nos ajudar a manter a concentração e a tomar decisões de forma mais pausada e coerente aumentando, em muito a nossa eficiência e capacidade vital.

1. Silêncio

Primeiro você deve encontrar um pedaço de mundo só seu, um lugar calmo onde você não será incomodado, pelo menos, durante alguns minutos ao dia.

2. Fique cômodo

Você pode ficar sentado, com as costas direitas, os pés no chão, bem pousados, ou pode se deitar, e até fechar os olhos, mas não durma.

3. Esteja ciente

Fechar os olhos vai te ajudar a manter a concentração, ouvir os sons do ambiente, ou seu silêncio simples. Quem sabe você até ouvirá o pipilar dos passarinhos pelas árvores, do lado de fora, ou o som do vento farfalhando as folhas, ou o zumbido baixo do seu computador, pura energia. Só ouça, mais nada. E sina o seu próprio peso sobre a superfície onde está, sentado ou deitado. Esteja consciente do espaço que o rodeia.

4. Respire naturalmente

A respiração é muito importante, e tomar consciência do respirar, mais ainda, tanto que até pode afetar nossas emoções! Respire fundo. Faça cada respiração no seu próprio tempo, sem se esforçar em controlar o vai-e-vem do ar, inspirando, expirando. Seguramente, se você está estressado, as duas, três, primeiras respirações serão rápidas, curtas, fortes, contidas. Bom, não tem problemas pois, pondo atenção na sua respiração, pouco a pouco todo o seu ser irá entrando em sintonia com a batida do seu coração, em ritmo harmônico com o universo. Se gostar de decretos, a cada respiração diga a você mesmo mentalmente:” Eu me sinto mais calmo e relaxado “!

5. Observe suas sensações

Quer dizer, mentalmente se observe de dentro para fora, e analise de fora para dentro, ponto a ponto do seu corpo começando pela cabeça e indo, trecho a trecho, até os pés – anote as tensões, relaxe o ponto, anote as dores, relaxe o trecho, anote os medos, relaxe a alma, assim, sempre no vai-e-vem da respiração e do tambor surdo que toca no seu peito esse ritmo único que é só seu. Enquanto faz esse exercício, mentalmente repita o seguinte decreto: “Eu não preciso manter esta tensão ou essa dor dentro de mim. ” e vá deixando a tensão se diluir, sumir, sem esforço, no seu tempo-espaço único.

6. Seja gentil e paciente com você mesmo

Passo a passo você irá percorrendo todo seu corpo, de alto a baixo. Algumas dores ou tensões são bem mais persistentes que outras. Não faz mal. Isso só quer dizer que você precisa de mais tempo, menos julgamentos e mais paciência. Deixe para a próxima vez o que não der para dissolver hoje. Não tem problema. Na próxima vez você verá que será muito mais fácil.

7. Imagine o seu próximo movimento

Quer dizer, seja senhor de si mesmo, atue com seu livre arbítrio e tenha sempre preparado na sua mente o passo seguinte que é imaginar sua próxima ação, qualquer que ela seja, você decide, mas sempre acompanhada, plena, cheíssima desse sentimento de paz, tranquilidade, alegria e gratidão que você conquistou relaxando em si mesmo.

Pronto! Abra os olhos. Você já está renovado, suas energias recicladas, suas emoções assumidas e, consequentemente, transformadas em energia boa, saudável. Tenha um ótimo dia!

Ah, e quando tiver um tempinho, leia esse artigo aqui também: VOCÊ SABE COMO MEDITAR EM UM INSTANTE?

Talvez te interesse ler também:

ESTRESSE: O HUMOR É UMA ACADEMIA PARA O CÉREBRO

ANSIEDADE E ESTRESSE: 3 SIMPLES (MAS PODEROSOS) TRUQUES PARA COMBATÊ-LOS

OS SINAIS DE ESTRESSE QUE O CORPO DÁ




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...