Você sabe como meditar em um instante?


Meditação é, nada mais, nada menos, do que você estar com você mesmo, respirando suavemente, sentindo sua respiração entrar, sair, dá uma paradinha, e de novo, entrar, sair. Na cabeça, um vazio, um nada, que é importante para o cérebro descansar e com ele, a gente. O mais importante desse processo, segundo eu entendo, é a gente se conectar com a gente mesmo, lá no fundo de cada “eu”.

Existem várias técnicas, e posições. Eu sempre achei difícil meditar por longos momentos. Me perco no meio da ação de não fazer nada. De repente, já estava pensando no que tinha que fazer depois, logo a seguir. Assim não adianta. Hoje achei este vídeo que ensina o que eles chamam de “como meditar em um instante“, uma orientação bem humorada de como a gente fazer, em um instante, a meditação ser efetiva. É fácil, facinho mesmo. Basta treinar. E não leva muito tempo não, é um instante, um minutinho.

O bonequinho do vídeo explica o passo a passo: se sente em um lugar tranquilo, em que você saiba que não será interrompido. Se sente com as costas retas, sem tensão, os pés assentes no chão, paralelamente, confortável, e as mãos em posições equilibradas. Se lembre de não ficar tenso portanto, prefira posição confortável. Como diz o bonequinho, não precisa se dar um nó em si mesmo. O importante é que o fluxo da sua energia possa fluir livre e continuamente.

Feche os olhos e ponha atenção na sua respiração. É mais fácil de olhos fechados mas há quem prefira meditar fixando um ponto – questão de escolha. E respire, pausadamente: inspire, segure um pouquinho, expire, segure outro pouquinho, e continue assim até o relógio avisar, um minuto, só.

É inevitável pensar, criar imagens na cabeça, especialmente quando a gente está meio agitado de todas as solicitações do dia a dia. Mas, observe, só observe esses pensamentos, e deixe-os, conscientemente, de lado, para depois. E respire, observe sua respiração, os tempos de inspiração e expiração, os tempos de parada entre esses movimentos. Pouco a pouco a sua mente vai se acalmar, eu garanto. E treinando todo dia um pouquinho, meditar vai ficar fácil.

O melhor de tudo é que com a meditação de um instante você vai conseguir meditar em qualquer lugar – no ônibus, na reunião chata das segundas feiras, fazendo o almoço, andando na rua (sim, quando você estiver mais treinado vai conseguir o mesmo efeito da meditação instantânea se estiver andando). Você verá que, meditando assim seu dia ficará mais suave, seus problemas mais leves e sua vida, bem mais feliz.

Boa meditação!

Talvez te interesse ler também:

AFINAL, DE QUE SE TRATA A FELICIDADE?

MINDFULNESS, A MEDITAÇÃO DA ATENÇÃO PLENA

ANSIEDADE E ESTRESSE: 3 SIMPLES (MAS PODEROSOS) TRUQUES PARA COMBATÊ-LOS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...