Como tratar a tireoide com alimentos naturais

tiroide

Uma glândula extremamente importante para o pleno funcionamento do organismo, a tireoide é muita vezes ignorada quando pensamos em nossa alimentação. No Brasil, estima-se que ao menos 5 milhões de brasileiros sofram com hipotiroidismo, enquanto 2% das mulheres são acometidas por hipertireoidismo. Entenderemos aqui a melhor maneira de cuidar da tireoide com alimentação natural.

O que é tireoide

Para fins de compreensão, a tireoide é uma glândula que exerce papel fundamental para o funcionamento correto do organismo. Esta glândula regula o fluxo básico do peso, altura, humor, digestão e também do metabolismo. A tireoide cumpre seu papel regulando alguns hormônios diariamente: calcitonina, T3 e T4.

Quando há presença excessiva de hormônios da tireoide, podemos então ter o caso de hipertireoidismo. O contrário, ou seja, a baixa atividade da glândula tiroide é então considerada hipotireoidismo.

Cada um dos casos apresentará sintomas diferentes que devem ser analisados por um médico. Como exemplo, no hipotiroidismo há frequente fraqueza, desânimo, perda de libido, dores nas articulações, perda de cabelo e também infertilidade.

no hipertireoidismo é comum presenciar sensação de calor excessiva, proptose ocular (ou “olhos saltados”), palpitações, hipertensão e assim por diante.

Leia também:

setaHIPERTIREOIDISMO VS HIPOTIREOIDISMO: SINTOMAS E DOENÇAS DIFERENTES. VEJA AQUI!

hipotireoidismo

hipertireoidismo

Cuidando da tireoide com a alimentação

Como qualquer parte do corpo, o bom funcionamento da tireoide depende também dos alimentos que ingerimos. Quando ingerimos alimentos industrializados e processados, estamos colaborando para que nosso organismo tenha dificuldades na absorção de nutrientes necessários. Portanto, para que possamos cuidar bem da saúde da tireoide e do corpo todo, devemos majoritariamente preferir os alimentos naturais. No caso da tireoide, podemos citar:

Vitamina B

As vitaminas do complexo B também auxiliarão o organismo no quesito humor e saúde da tireoide. A melhor forma de se obter esta vitamina é através da ingestão de verduras, brócolis, nozes, bananas, abacates, feijão e legumes.

setaLeia mais: TODAS AS VITAMINAS DO COMPLEXO B: BENEFÍCIOS E FONTES

Selênio

O selênio é um mineral que traz incríveis benefícios para o organismo, em especial quando estamos tratando a tireoide. Melhora o aspecto do cabelo, da pele e também da próstata, além de melhorar o metabolismo em conjunto com a tireoide. A melhor forma de se conseguir selênio é comendo pelo menos uma castanha-do-pará por dia, pois cada uma terá toda a quantidade de selênio necessária para o corpo.

Vitamina D

vitamina D desempenha um papel muito importante, especialmente para melhorar o desempenho da tireoide. A vitamina D auxilia na saúde dos processos digestivos, sangue e também do humor (além de colaborar com a saúde da tireoide). A única forma de se obter a vitamina D necessária é através do sol. Sendo assim, recomenda-se ao menos 15 minutos de exposição ao sol diariamente (antes das 10h ou depois das 16h como de costume). Alimentos que garantem esta vitamina não devem ser ingeridos, pois oferecerão variações da vitamina D que não são necessárias para o organismo neste caso.

setaLeia mais: VITAMINA D: PORQUÊ É IMPORTANTE PARA CRIANÇAS E BEBÊS

Iodo previne problemas de tireoide

O iodo já tem estado presente na alimentação dos brasileiros há algum tempo através do sal de cozinha, afinal é obrigado por lei no Brasil desde 1953. No entanto, como a mera ingestão arbitrária do sal marinho não pode ser feita em excesso, recomenda-se a substituição por spirulina, alga natural com quantidades expressivas de iodo para o nosso organismo. Recomenda-se ao menos 1 colher de sopa de spirulina desidratada em chá, sopa ou em complemento com outro alimento. É também possível substituir o sal de cozinha por sal rosa do himalaya.

setaLeia mais: SAL ROSA DO HIMALAIA: 10 EXTRAORDINÁRIOS BENEFÍCIOS E COMO USAR

Gorduras boas para tratar a tireoide

As gorduras boas encontradas em alguns alimentos são ótimas aliadas para o funcionamento saudável da tireoide. Aqui podemos citar a castanha de caju e o cacau como excelentes fontes destas gorduras boas. Pode-se comer de 3 a 4 castanhas de caju por dia ou mesmo uma colher de sopa de cacau em pó com 100 ml de leite de coco.

Orientações gerais sobre a tireoide

Quando não cuidamos adequadamente de nossa tireoide estamos correndo os riscos do seu desequilíbrio nas funções hormonais do corpo. Por isso, é importante também que um médico ou profissional de saúde seja consultado para recomendações mais precisas a respeito de uma alimentação adequada para cada caso.

Especialmente indicado para você:

setaHIPOTIREOIDISMO: OS SINTOMAS MAIS COMUNS E COMO INTERVIR

setaTIREÓIDE DE HASHIMOTO: AS RESPOSTAS ÀS SUAS PERGUNTAS