10 alimentos e dicas para aumentar a imunidade

alimentos dicas aumentar imunidade

Você sabe o que fazer para aumentar a sua imunidade? Nas mudanças de estação é quando mais ficamos suscetíveis a contrair alguma resfriado - se você já reparou, isso acontece sempre que o tempo dá uma mudada brusca, ou entra uma frente fria, ou acontecem aqueles dias de calor abafado que esgota as forças. Essas variações estressam o sistema imunológico deixando-o mais suscetível aos patógenos que andam por aí.

Mas, há algumas mudanças que você pode fazer na sua alimentação e na sua vida, que podem ajudar a manter seu sistema imunológico mais afiado e ágil.

1. Alho

O alho é um estimulante do sistema imunológico pois age na multiplicação das células de defesa. Esta ação é devida ao seu teor em alicina e enxofre. O alho também age desintoxicando o organismo e promovendo a apoptose das células cancerosas, protegendo o coração e as artérias.

2. Ginseng

O ginseng é um dos mais fortes remédios para o fortalecimento do sistema imunológico que a natureza nos deu. É um estimulante do sistema imunológico.

setaLeia também: GINSENG: MIL PROPRIEDADES, USOS E ONDE COMPRAR

3. Frutas cítricas

As frutas cítricas, por seu conteúdo em vitaminas, especialmente a vitamina C, e fibras solúveis, é um ótimo aliado nas mudanças de estação. O uso de cítricos junto com a refeição ajuda a melhor absorção do ferro contido nos vegetais. As fibras são fundamentais para a saúde dos intestinos e, mantendo-os limpos, os nutrientes são melhor absorvidos e as toxinas e resíduos, mais facilmente expelidos.

4. Echinácea

Equinácea, em cápsulas, extrato seco ou tintura, é um ótimo coadjuvante para a prevenção de resfriados. A equinácea é também um estimulante do sistema imunológico e contribui para o aumento do número de leucócitos no sangue.

5. Cenouras

Cenouras  e todos os vegetais ricos betacaroteno, os que têm cor laranja ou vermelha, são estimulantes do nosso sistema imunológico. O betacaroteno é um estimulante da ação de linfócitos T e contribui para a eliminação de radicais livres, promovendo processos de desintoxicação e reduzindo o envelhecimento. Também estimula os macrófagos a produzirem substâncias que podem destruir as células cancerosas.

setaLeia também: CENOURAS: 10 BENEFÍCIOS E RAZÕES PARA COMÊ-LAS COM MAIS FREQUÊNCIA

6. Cogumelos

Cogumelos são alimento e medicamento pois contêm beta glucanos que são hidratos de carbono complexos estimulantes do sistema imunológico. Assim são os shiitake, maitake e reishi. Aumentam nossas defesas contra infecções e o câncer, reduzem as alergias relacionadas com disfunções do sistema imunitário.Também há beta glucanos na aveia.

7. Excluir o açúcar refinado

Esta é uma substância que você deveria evitar a todo custo pois, a ingestão de açúcar refinado só prejudica o sistema imunológico reduzindo a ação das células T no combate aos patógenos que podem estar no nosso corpo.

8. Estresse

O estresse altera o funcionamento do sistema imunológico, o deprime, reduz as defesas do organismo, aumenta nossos níveis de cortisol e adrenalina, desgastando nosso organismo como um todo. Portanto, é fundamental aprender a lidar com as tensões normais do dia a dia de forma menos estressada, ou seja, sem que esta ação te destrua pouco a pouco. Cada um tem seu jeito bom de reduzir o estresse - movimento, meditação, dança, música, leitura, passeios na natureza, filosofia, religião, espiritualidade - mas, o mais importante é você descobrir como encarar a vida, e seus percalços, sem sustos e desesperos.

9. Repouso

Repousar é o descanso merecido que ajuda nosso corpo a se recuperar dos desgastes físicos e mentais. Dormir é fundamental - dormir bem, profundamente, sem interrupções, por quantas horas você precise - algumas pessoas precisam de mais, outras de menos, mulheres dormem mais, homens dormem menos. Quando você não dorme o suficiente, pouco a pouco irá desgastando suas reservas energéticas, alterando o funcionamento de suas glândulas, e aí os hormônios entram em conflito, colapsam, e pronto, está estabelecida a doença que começou ali, no sono deficiente.

setaLeia também: INSÔNIA? CONHEÇA AQUI ERVAS QUE VÃO TE AJUDAR A DORMIR MELHOR

10. Parar de fumar

A fumaça do cigarro aumenta as ocorrências de inflamações, a formação de muco no trato respiratório e inibe a ação dos cílios dispostos no interior das cavidades nasais em se livrar do mesmo. Esta é uma condição que nos expõe mais à infecção das vias aéreas e, secundariamente, dos pulmões. Esta ação da fumaça do cigarro é a mesma tanto para aquele que fuma para aquele que respira o ar enfumaçado.

Especialmente indicado para você:

setaEFEITOS DO ESTRESSE NO CORPO HUMANO

seta10 ALIMENTOS QUE DEVERÍAMOS COMER TODOS OS DIAS

seta10 ALIMENTOS E ERVAS QUE SÃO VERDADEIROS ANTIBIÓTICOS NATURAIS