Hipotireoidismo: 9 alimentos a serem evitados

hipotireoidismo-alimentos

Quando a glândula da tireoide não produz hormônios suficientes para o organismo temos então o caso de hipotireoidismo. Situação que deve ser tratada unicamente através da reposição hormonal sob a orientação de um médico.

Veremos que mesmo quando o tratamento está sendo realizado, é necessário que alguns alimentos sejam evitados, pois podem comprometer a eficácia do tratamento. Neste artigo mostramos 9 alimentos a serem evitados em caso de hipotireoidismo.

1. Álcool

Em termos práticos, o álcool deve ser totalmente evitado por quem tem hipotireoidismo. Seu consumo prejudica tanto a absorção da reposição hormonal quanto a própria função da tireoide.

2. Alimentos processados

Por possuírem muito sódio, os alimentos processados devem ser evitados a todo custo. O sódio neste caso será responsável pelo aumento de pressão sanguínea causando diversos problemas a quem sofre de hipotireoidismo. Aqui é possível substituir estes alimentos processados (em geral steaks) por alimentos naturais cozidos ou assados.

3. Soja

Comprovadamente o consumo excessivo de soja pode ser causa de hipotireoidismo, pois interfere na capacidade do organismo de gerenciar o hormônio da tireoide.

setaLeia também: OS BENEFÍCIOS E OS MALEFÍCIOS DO LEITE DE SOJA

4. Excesso de fibras

Não há contraindicações a respeito do consumo moderado de fibras (cerca de 35 gramas por dia). Quando o consumo é muito acima disso, as fibras prejudicarão a absorção de hormônios pelo organismo, podendo agravar ainda mais o caso de hipotireoidismo.

setaLeia também: QUAL É A QUANTIDADE JUSTA DE FIBRAS PARA EMAGRECER?

5. Café

É comprovado que a cafeína prejudica a absorção da reposição hormonal de tireoide. Portanto toda medicação para hipotireoidismo deve ser consumida com água e nunca café. Caso mesmo assim deseje tomar café, que seja em momento oposto e distinto ao da medicação (por exemplo: se a medicação é pela manhã o café deve ser tomado a tarde e vice versa).

6. Vegetais crucíferos

Alimentos como repolho e brócolis interferem na produção de hormônios da tireoide. Eles podem interromper a capacidade do organismo de absorver o iodo que é fundamental no tratamento de hipotireoidismo.

7. Glúten

O glúten é capaz de causar irritação no sistema gastrointestinal, mais especificamente o intestino delgado. Isso significa que seu consumo prejudica a absorção de medicamentos de reposição hormonal para tireoide. Neste caso é preferível que se opte por alternativas mais saudáveis, como pães e massas que não sejam feitaos de farinha processada com glúten.

setaLeia também: 5 RECEITAS SALGADAS SEM GLÚTEN

FARINHAS SEM GLÚTEN: TODAS AS POSSIBILIDADES

8. Comidas gordurosas

Além de frituras como batatas fritas, hambúrgueres e empanados, é aconselhável que quem sofre com hipotireoidismo reduza o consumo de margarina, maionese e qualquer outro alimento excessivamente gorduroso. Isso porque a gordura diminui a capacidade da tireoide de produzir hormônios para sua manutenção.

9. Comidas açucaradas

O ideal, segundo especialistas em saúde, é que o açúcar seja completamente removido da dieta de quem sofre com hipotireoidismo. Esta recomendação é feita justamente porque o açúcar reduz o metabolismo e compromete as funções da tireoide.

Orientações gerais em caso de hipotireoidismo

O hipotireoidismo exige tratamento constante sob a supervisão de um profissional de saúde ou médico. É importante que o tratamento não seja interrompido sob nenhuma circunstância e nem sejam adotadas dietas que prometem curar o hipotireoidismo no lugar do próprio tratamento. Somente um médico ou especialista no assunto será capaz de orientar a respeito da melhor forma de conduzir o tratamento de hipotireoidismo.

Conforme orientamos, os alimentos acima devem ser preferencialmente evitados a fim de garantir um tratamento saudável e eficaz de reposição hormonal de tireoide. Isso não significa, no entanto, que uma vida normal não possa ser vivida, muito pelo contrário. Caso siga à risca as orientações do médico a pessoa com hipotireoidismo pode levar uma vida perfeitamente normal.

Especialmente indicado para você:

setaHIPOTIREOIDISMO: OS SINTOMAS MAIS COMUNS E COMO INTERVIR

setaTIREÓIDE DE HASHIMOTO: AS RESPOSTAS ÀS SUAS PERGUNTAS