Dor de cabeça: 5 técnicas simples para a dor passar em poucos minutos


Dor de cabeça é um problema que afeta muitas pessoas, que pode ter diferentes causas e ser de vários tipos. Mas dependendo da dor, algumas técnicas simples podem vir a calhar e ajudar a aliviar em poucos minutos uma dor de cabeça.

Leia também: DOR DE CABEÇA: 4 TIPOS DIFERENTES E TRATAMENTOS NATURAIS

É sempre bom lembrarmos que, em caso de dor de cabeça crônica ou frequente, é aconselhável procurar um profissional para investigar as causas e começar um tratamento pois os remédios para dor são apenas paliativos, ou seja, curam os sintomas sem intervirem na causa. E as causas podem estar ligadas à outras doenças por isso é sempre bom consultar um médico.

Veja algumas técnicas para aliviar, ou mesmo fazer passar, diversos tipos de dores de cabeça, principalmente se elas forem esporádicas pois, como vimos, as dores mais frequentes devem ser melhor investigadas.

1. Para as dores de cabeça atrás dos olhos

Este é provavelmente o tipo mais frequente de dor de cabeça, que ocorre muitas vezes devido a um acúmulo de catarro nas fossas ou de uma sinusite. Neste caso, tente fazer massagens partindo da testa e indo para fim das sobrancelhas e de ambos os lados. O impulso deve ser suave, mas profundo e de duração de cerca de 20-30 segundos, repetindo várias vezes ao dia.

2. Para a dor de cabeça na base do crânio

Se a dor for localizada atrás do crânio, tente aliviar a tensão massageando suavemente e com ambas as mãos a área do lóbulo occipital, fazendo movimentos circulares com uma leve pressão durante alguns minutos. Estas dores muitas vezes estão ligadas ao nervosismo e ao estresse. Pode também ser útil associar a massagem com exercícios de relaxamento e ou de alongamento associado à respiração profunda.

3. Para as dores nas têmporas

Se você sofre de dores nos lados da cabeça, você pode tentar massagear suavemente as duas covinhas que você encontra nos lados do crânio, as chamadas têmporas. Também neste caso é necessário fazer movimentos lentos e circulares durante alguns minutos.

4. Respire com a narina esquerda

Para todos os tipos de dores de cabeça pode-se experimentar a respiração que vem da prática de yoga. Leia os detalhes no link abaixo.

Leia aqui: DA YOGA UM SIMPLES EXERCÍCIO PARA ALIVIAR DOR DE CABEÇA E CANSAÇO

5. Exercício de respiração

Com os olhos fechados, com as costas eretas mas relaxadas, faça

4 respirações normais (um pouquinho mais profundas que a respiração normal)

1 respiração cheia (profunda)

4 respirações normais (um pouquinho mais profundas que a respiração normal)

1 respiração cheia (profunda)

4 respirações normais (um pouquinho mais profundas que a respiração normal)

1 respiração cheia (profunda)

4 respirações normais (um pouco maior do que o normal)

1 respiração cheia (profunda)

Se você quiser, pode ficar mais alguns segundos com os olhos fechados para desfrutar das sensações.

Outras dicas

Fora isso, algumas ervas como a camomila, alfazema, alecrim e arruda também são muito usadas para aliviar dores de cabeça. Chá de casca de laranja é bom para enxaqueca. Mas se a dor for notadamente uma dor no pescoço, mais que na cabeça, tente aliviar com alguns exercícios descritos no link abaixo.

Leia aqui: 6 EXERCÍCIOS EFICAZES PARA ALIVIAR A DOR NO PESCOÇO

Reduzir o uso do sal também pode diminuir os ataques de dores de cabeça:

Leia mais: DOR DE CABEÇA: REDUZIR O SAL PODE AJUDAR A DIMINUIR OS ATAQUES

Leia mais sobre dores:

AS SEIS PRINCIPAIS CAUSAS DA DOR DE CABEÇA, INCLUINDO A ENXAQUECA

20 DORES FÍSICAS LIGADAS A UM ESTADO EMOCIONAL ESPECÍFICO

DOR NAS PERNAS: COMO ALIVIAR COM REMÉDIOS NATURAIS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...