Problemas com a Vesícula Biliar: sintomas, dieta e causas


A vesícula biliar é um órgão muscular que tem a função de guardar a bile expelida pelo fígado. Quando afetada por um problema, a vesícula biliar gera grandes dores e desconforto na pessoa. Veremos que a dor na vesícula biliar pode ser originada por cálculos biliares, a popularmente chamada pedra na vesícula. Conheça os sintomas, dieta e causas mais comuns dos problemas na vesícula.

Onde fica e para que serve a vesícula biliar

A vesícula biliar se localiza abaixo do lobo direito do fígado, do lado direito do abdome, abaixo das costelas.

A função da vesícula biliar é armazenar a bile, líquido produzido pelo fígado que ajuda na digestão de gorduras pelo intestino.

Sintomas de dor na vesícula biliar

A dor na vesícula biliar pode significar a possível presença de outras enfermidades que podem se abater sobre este órgão muscular, por isso, é importante ficar atento aos sintomas, uma vez que se pode evitar complicações se observados cedo. Os sintomas comuns da presença de algum problema na vesícula são:

  • Dores do tipo cólica que vai e vem, geralmente depois de se alimentar
  • Gases e inchaço abdominal
  • Vertigem e enjoo;
  • Dores no braço direito, nas costas e abdômen
  • Febre
  • Fezes esbranquiçadas
  • Ictericia

É muito comum o caso de inchaço e também a presença de gases. Quando isso ocorre por um curto período de tempo, cerca de 1 ou 2 dias, considera-se normal. No entanto, se o sintoma de gases e inchaço persiste por um longo período, pode significar problemas intestinais.

Já os sintomas de vertigem e enjoo, quando muito frequentes, podem significar também a presença de cálculo biliares. Casos há em que este quadro poderá ser resolvido apenas com cirurgia. O tratamento adequado deverá ser definido pelo médico.

Palpação da vesícula biliar

Assista no vídeo abaixo como localizar a vesícula biliar através da manobra de Murphy. Isso te ajudará a entender a localização da tua dor, caso haja:

Causas da dor na vesícula biliar

É muito comum que a dor seja causada pela presença de cálculos biliares. Os cálculos se formam a partir da cristalização dos componentes da bile nos ductos biliares ou na própria vesícula. A cristalização impede que a bile seja transportada da vesícula ao intestino e, acumulada no órgão, pode causar inflamação.

O colesterol é responsável pela maioria dos cálculos biliares. Doenças no sangue (hematológicas) também podem causar cálculos biliares, além de outros fatores de risco como obesidade e sedentarismo.

Claro, conciso e com gráficos, saiba mais no vídeo abaixo:

Dieta para dor na vesícula biliar

O alívio da dor na vesícula biliar pode ser iniciada em casa através da adoção de uma dieta saudável. Como em qualquer situação da vida, devemos nos atentar aos alimentos que podem agravar os sintomas e dores na vesícula biliar.

Primeiramente, há algumas categorias de alimentos que devem ser evitados, não somente por poderem agravar os problemas de dor na vesícula biliar, mas por poderem causar diversas outras doenças no corpo. Obesidade e colesterol alto são fatores de risco para problemas na vesícula.

Recomenda-se evitar os seguintes alimentos:

  • Alimentos muito processados como biscoitos, bolachas, salgadinhos e etc.;
  • Frituras como coxinhas, pastéis e etc;
  • Alimentos oriundos do leite como sorvete, queijo e o próprio leite;
  • Carnes vermelhas e também suas gorduras.

Tendo em mente que os alimentos acima devem ser preferencialmente evitados sob qualquer circunstância da vida, é recomendado uma dieta saudável com os seguintes alimentos:

Vale frisar que embora esta seja uma indicação geral de alimentos, é importante ter também a opinião de um nutricionista a respeito da melhor dieta a ser adotada para tratar a dor da vesícula biliar.

Recomendações gerais para dor na vesícula biliar

Como vimos, a dor na vesícula biliar pode significar a presença de cálculos biliares. Enquanto as dores podem ser desencadeadas após a ingestão de alimentos, isso não significa que são meros reflexos da indigestão. Portanto, se notar que sintomas de dor do lado direito do abdômen têm durado por um longo período de tempo (cerca de 7 a 10 dias), deve-se procurar um médico ou profissional de saúde a fim de obter um diagnóstico adequado.

A vesícula biliar na Medicina Tradicional Chinesa

Tenha uma visão holística sobre a vesícula biliar com a Medicina Tradicional Chinesa no vídeo abaixo.

Fontes:

  1. medicinenet.com
  2. webmed
  3. healthline

Leia mais sobre saúde e bem-estar:

O FÍGADO NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

MENOPAUSA: CONHEÇA OS SINTOMAS E PREVINA OS PROBLEMAS

INCONTINÊNCIA URINÁRIA: 10 MILHÕES DE BRASILEIROS SOFREM DESSE MAL

TODAS AS VITAMINAS DO COMPLEXO B: BENEFÍCIOS E FONTES




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...