Vesícula biliar: sintomas, dieta e causas

Vesícula biliar

A vesícula biliar em si é um órgão muscular que tem a função de guardar a bile expelida pelo fígado. Quando afetada por um problema ou outro, a vesícula biliar causa grandes dores e desconforto na pessoa. Veremos que a dor da vesícula biliar pode ser originada pelos mais variados fatores, além disso compreenderemos seus sintomas, dieta e causas mais comuns.

Sintomas de dor na vesícula biliar

A dor na vesícula biliar pode significar a possível presença de outras enfermidades que podem se abater sobre este órgão muscular, por isso é importante ficar atento aos sintomas, uma vez que se pode evitar complicações se observados cedo. Os sintomas comuns da presença de algum problema na vesícula são:

* Gases e inchaço;

* Vertigem e enjoo;

* Dores no braço direito, nas costas e abdômen;

* Febre e mau hálito.

É muito comum o caso de inchaço e também a presença de gases na vesícula biliar. Quando isso ocorre por um curto período de tempo, cerca de 1 ou 2 dias, considera-se normal. No entanto, se o sintoma de gases e inchaço persiste por um longo período pode significar problemas intestinais.

Já os sintomas de vertigem e enjoo, quando muito frequentes, podem significar também a presença de cálculo renal. Casos há em que este quadro poderá ser resolvido apenas com cirurgia. Seu tratamento adequado deverá ser definido pelo médico.

Causas da dor na vesícula biliar

Como já mencionado, a dor na vesícula biliar pode ser causada por uma grande gama de fatores. É muito comum que seja causada por cálculos biliares, sendo esta a origem mais frequente destas dores. Além disso, é normal que a dor seja causada quando a bile retorna à vesícula biliar, pois este processo incha a vesícula. Quando isso ocorre, a pessoa sentirá dores no peito, na parte de trás do ombro direito e sensações de náuseas e gases.

Nos casos de cálculo renal, sua origem tende a ser relacionada à alta presença de cálcio ou colesterol na bile.

Dieta para dor na vesícula biliar

A recuperação de dor na vesícula biliar pode ser iniciada em casa através da adoção de uma dieta saudável. Como em qualquer situação da vida, devemos nos atentar aos alimentos que podem agravar os sintomas e dores na vesícula biliar.

Primeiramente, há algumas categorias de alimentos que devem ser evitados, não somente por poderem agravar os problemas de dor na vesícula biliar, mas por poderem causar diversas outras doenças no corpo. Recomenda-se evitar os seguintes alimentos:

* Alimentos muito processados como biscoitos, bolachas, salgadinhos e etc.;

* Frituras como coxinhas, pastéis e etc;

* Alimentos oriundos do leite como sorvete, queijo e o próprio leite;

* Carnes vermelhas e também suas gorduras.

Tendo em mente que os alimentos acima devem ser preferencialmente evitados sob qualquer circunstância da vida, é recomendado uma dieta saudável com os seguintes alimentos:

* Cereais integrais;

* Principalmente legumes, frutas e vegetais;

* Peixes

Vale frisar que embora esta seja uma indicação geral de alimentos, é importante ter também a opinião de um nutricionista a respeito da melhor dieta a ser adotada para tratar a dor da vesícula biliar.

Recomendações gerais para dor na vesícula biliar

Como vimos, a dor na vesícula biliar pode significar a presença de cálculos renais ou mesmo retorno da bile à vesícula biliar por motivos diversos. Enquanto as dores podem ser desencadeadas após a ingestão de alimentos, isso não significa que são meros reflexos da indigestão. Portanto, se notar que os sintomas de dor da vesícula biliar têm durado por um longo período de tempo (cerca de 7 a 10 dias), deve-se procurar um médico ou profissional de saúde a fim de obter um diagnóstico adequado a respeito de sua saúde.

Leia mais sobre saúde e bem-estar:

MENOPAUSA: CONHEÇA OS SINTOMAS E PREVINA OS PROBLEMAS

INCONTINÊNCIA URINÁRIA: 10 MILHÕES DE BRASILEIROS SOFREM DESSE MAL

TODAS AS VITAMINAS DO COMPLEXO B: BENEFÍCIOS E FONTES