Curas e remédios naturais para gripes e resfriados

gripe

Esta época do ano aumenta bastante a ocorrência de gripes e resfriados. As mudanças de temperatura, o frio, o vento, o calor e a mudança de estações (outono e inverno) significam, geralmente, um resfriado, quando não, uma gripe. Apesar de ambos apresentarem sintomas semelhantes, os sintomas da gripe são bem mais intensos. A Gripe derruba a pessoa, deixa-a de cama, sem a menor condição de sair de casa para trabalhar.

O dito popular é de que a gripe é um estágio avançado do resfriado, porém isso é um engano, a gripe é causada por um tipo específico de vírus (influenza), a pessoa acometida pela gripe, tem febre, dores no corpo, sensação de mal-estar, etc; enquanto o resfriado pode ser desencadeado por vários tipos de vírus e apresenta sintomas mais brandos como: nariz obstruído com secreção, entupido, leve dor de garganta e um leve mal-estar. Outro mito é o de que pegar frio, dá gripe. O frio não é a causa da gripe, apenas cria maiores condições para a disseminação do vírus em lugares fechados onde as pessoas tossem, espirram ou se comunicam muito próximas umas das outras.

Estou resfriada/gripada. E agora? Conheça e aprenda a preparar as receitinhas infalíveis da vovó que ajudam a prevenir e curar - em casa - o resfriado e a gripe:

1. Allium Sativa

Allium Sativa

A receita é simples e apesar do gostinho não muito agradável ajuda a eliminar a gripe e o resfriado em um dia. O alho é um fitoterápico que estimula o organismo a combater a infecção, atua diretamente no sistema imunológico e também é eficiente no controle da hipertensão.

Modo de preparo: Descasque um dente de alho e corte-o em 3 ou 4 pedaços. Coloque-o em um copo com água filtrada e deixe descansar por meia hora. Durante o dia vá bebendo, de pouco em pouco, a água. Mantenha o copo sempre cheio, recolocando a água à medida em que for bebendo e não jogando o alho fora.

2. Suco de Limão com Mel

Suco de Limão com Mel

O suco de limão e mel proporciona um alívio calmante para as dores. O mel pode ser usado contra a tosse, por conseguir proteger as mucosas da garganta e melhorar a irritação, também tem efeito microbicida auxiliando no combate às várias bactérias. O mel combinado com limão, o rei dos frutos curativos - combate os radicais livres, rico em vitamina C e sais minerais, reduz o colesterol e é responsável até por tirar o desânimo – formam a dupla potente para superar uma gripe e ou resfriado.

Modo de preparo: Misture o suco de ½ limão com 2 a 3 colheres de sopa de mel e beba várias vezes ao longo do dia.

3. Chá de Verbasco

cha de verbasco

Chá de verbasco é conhecido por aliviar a congestão no peito, tosses, resfriados e gripes. Ele atua como expectorante, soltando a mucosa e acalmando as dores de garganta. O chá pode ser comprado em lojas de produtos naturais e feiras livres.

Modo de preparo: Coloque 2 colheres (de chá) de verbasco numa xícara de água fervente, deixe descansar por 10 minutos. Coe, adoce com mel e beba de 2 a 3 xícaras por dia.

4. Suco de Laranja com Acerola

Suco de Laranja com Acerola

A soma dos sucos de laranja e acerola é um completo aliado no combate à gripe.

A laranja é rica em fibras e potássio e a acerola completa o suco com a sua riqueza em vitamina A e C. Além de ser delicioso combate e previne doenças do cotidiano, fortalece o sistema imunológico e protege o organismo da ação de vírus e bactérias.

Modo de preparo: Bata no liquidificador 4 xícaras (chá) de suco puro de laranja, 1 xícara (chá) de acerola e 3 xícaras (chá) de água filtrada. Após batido, coe, adoce com mel e beba 1 copo de 200 mL a cada 8 horas.

Outra dica importante é o repouso, tanto para evitar que a infecção fique mais forte, quanto para poupar seus colegas, já que tanto a gripe quanto o resfriado são transmitidos pelo ar e pelo contato.

Leia também:

ABRAÇO: BOM PARA PREVENIR RESFRIADOS E VIVER MELHOR

QUAIS ALIMENTOS AUMENTAM A IMUNIDADE?

10 ALIMENTOS E ERVAS QUE SÃO VERDADEIROS ANTIBIÓTICOS NATURAIS

Fonte foto: freeimages.com