Tudo o que você queria saber sobre cabelos brancos

Cabelos-brancos

Quando começam a aparecer os primeiros fios brancos é comum a dúvida: será que se eu arrancá-los aparecerão mais outros? Será que a partir de agora minha cabeça vai começar a ficar branca ou posso bloquear o aparecimento dos fios brancos? Vale a pena começar a pintar? Como?

Primeiramente, é preciso aceitar que o aparecimento dos fios brancos está relacionado à idade. Isso não quer dizer que você está velho, mas a idade chega para todos porque é natural o processo de envelhecimento. Logo, não há como bloquear definitivamente o crescimento dos fios brancos.

Os fios brancos aparecem pela falta de melanina, pigmento que dá cor à pele e ao cabelo. Como cada pessoa tem uma capacidade de produzir melanina, a produção de cabelos brancos atinge as pessoas em idades diferentes. 

Ao arrancar um cabelo branco, fique tranquilo: não nascerão outros. O que alguns estudos comprovam é que pessoas jovens (com menos de 35 anos) que já têm cabelos brancos podem ter insuficiência de vitamina B, principalmente das do complexo B5, e de ácido pantotenico.

QUE VITAMINA PODE ESTAR FALTANDO EM SEU ORGANISMO?

Uma outra forcinha para o surgimento dos fios brancos é a genética. É ela que determina a idade média que uma pessoa apresentará cabelos brancos. 

Nem tudo está perdido. Se você é daquelas pessoas que não quer assumir o cabelo branco, embora esteja super na moda, pesquisadores da Universidade de Bradfor, na Inglaterra, afirmam ter descoberto a causa dos fios brancos e a sua "cura". De acordo com os pesquisadores, os cabelos brancos surgem de um processo chamado "estresse oxidativo epidérmico". A mesma substância encontrada na água oxigenada, o peróxido de hidrogênio, se acumula no fio, oxidando-o e causando a perda da cor.

O tratamento para combater os fios brancos é o pseudo-catalase, que utiliza uma técnica que transforma a luz ultravioleta em um creme para o couro cabeludo que diminui os níveis de peróxido de hidrogêncio no fio capilar.

Bom, você tem duas opções: assumir os cabelos brancos ou pintá-los. Se você optar por pintá-los, comece com tonalizantes, que são menos agressivos aos cabelos, ou com tintas naturais, como a Henna, que não contém química. Agora, se você acha pintar o cabelo uma espécie de ditadura da beleza, inspire-se em mulheres que assumiram a cabeleira branca com cortes superdescolados e que valorizam a beleza natural.

Especialmente indicado para você:

TINTURA PARA CABELOS: MAIS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS NO SANGUE DOS CABELEIREIROS

CABELOS: 6 ALTERNATIVAS NATURAIS PARA O XAMPU

COMO FAZER O CABELO CRESCER RÁPIDO: DICAS E REMÉDIOS NATURAIS

ALOPECIA: O QUE É E QUAIS SÃO OS REMÉDIOS MAIS EFICAZES