Argila branca - propriedades medicinais e fantásticos usos dermatológicos

Argila branca - propriedades medicinais e fantásticos usos dermatológicos

Argila na pele é usada pelas mulheres há milênios - foram essas as primeiras máscaras faciais que se usaram para alisar, clarear, tirar cicatrizes, curar feridas, enfim, para todo tipo de problema de pele se usou argila, sempre.

A argila branca é excelente para pele manchadas e sensíveis por se pH ser bem próximo ao natural da pele humana. Limpa e absorve a oleosidade sem ressecar, promove hidratação intensa, é calmante, tem ação anti-inflamatória, é cicatrizante e clareadora. Entre todas as variedades de argilas, a branca é a mais suave de todas.

No blog Coisas da Diva http://www.coisasdediva.com.br/2016/02/argila-branca-beneficios-e-como-usar/ encontrei um ótimo relato sobre o uso dermatológico da argila branca e reproduzo aqui, para vocês, as informações que lá encontrei.

BENEFÍCIOS

É fácil comprar argila branca em pó, e mais fácil ainda de se usar mas, o mais importante é que a argila branca é um “composto de pequenas partículas de silicato – nesse caso específico, ela tem também alumínio”. ”Ela promete revitalizar a pele, ajudar a clarear manchas, suavizar e cicatrizar a pele, além de ajudar a reduzir inflamações. Ajuda também a renovar a pele, já que faz uma leve esfoliação, remove a oleosidade sem desidratar a pele e absorve toxinas e impurezas”.

COMO USAR

Se você tem argila em pó o procedimento para preparar a base é sempre o mesmo – misturar a argila com alguma coisa até ela virar uma pastinha: soro fisiológico, água mineral, água termal ou um creme hidratante neutro, por exemplo. E você também pode incluir também algumas gotinhas de óleos essenciais. A “boa fórmula” é: “misturar uma colher de sopa bem cheia de argila branca com um pouco de líquido”. Mexer até virar pasta, aplicar sobre o rosto limpo e seco e deixar descansar por uns 20 minutos. Enxaguar, com água fria ou morna.
Você poderá sentir sua pele repuxando durante a aplicação - não se assuste, é normal. E mesmo se a pele ficar avermelhada, depois de enxaguar - isso se deve à ativação da circulação que a argila promove, passará logo. Se recomenda essa máscara uma a duas vezes por semana, não mais.
Quanto aos óleos essenciais, você pode escolher entre os de lavanda (acalma e relaxa a pele), capim limão (bom para diminuir a oleosidade da pele), palma-rosa (tem ação clareadora), melaleuca (bom para peles com acne, já que tem poder cicatrizante e antisséptico). E você pode misturar até 3 óleos que complementem seu efeito, dependendo do que você precise.
Onde comprar
Encontra-se argila branca, com facilidade, em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e pela internet (assim como os óleos essenciais). Também se podem comprar máscaras de argila branca em bisnaga, já preparadas, mas costumam ser bem mais caras.

Leia também:
ARGILA VERDE, ARGILA BRANCA, ARGILA VERMELHA E DE OUTROS TIPOS: INDICAÇÕES E BENEFÍCIOS

https://www.greenme.com.br/usos-beneficios/2659-argila-verde-argila-branca-argila-vermelha-e-de-outros-tipos-indicacoes-e-beneficios
OS BENEFÍCIOS DA ARGILA PARA A SAÚDE
https://www.greenme.com.br/usos-beneficios/722-beneficios-da-argila-para-a-saude
FAÇA VOCÊ MESMO PRODUTOS DE BELEZA USANDO CASCAS DE FRUTAS
https://www.greenme.com.br/morar/faca-voce-mesmo/1916-faca-voce-mesmo-produtos-de-beleza-usando-cascas-de-frutas