Spirulina, um alimento do futuro

spirulina

Você conhece a spirulina? É uma cianobactéria (antigamente considerada micro-alga) que habita lagos mexicanos, originariamente, e já era consumida pelos aztecas, como alimento.

Bem, a spirulina é considerada, desde 1974, pela ONU como um alimento alternativo que pode matar a fome de milhões de pessoas (leia mais aqui sobre o uso da spirulina contra a desnutrição).

Spirulina (Arthrospira platensis) é uma cianobactéria verde-azulada, do grupo das cianofitas muito usada no mundo todo como suplemento alimentar.

Esta bactéria, que atualmente se cria em lagos artificiais do México e da China, é rica em proteínas de fácil assimilação pelo organismo humano e tem propriedades anticancerígenas.

Propriedades e vantagens 

A spirulina é considerada um alimento completo, pois contém proteínas, aminoácidos essenciais, minerais como ferro, cálcio, magnésio, potássio e selênio, vitaminas do complexo B, A, C e E e ácidos graxos essenciais mono e poli-insaturados, onde predomina o omega-6 e com altas quantidades de ácido gama-linolênico.

Todos estes nutrientes, quando em equilíbrio, eles são capazes de normalizar os níveis de colesterol no sangue, participar na formação das bainhas de mielina que cobrem os nervos e melhorar a funcionalidade do sistema imunológico .

Efeito da alga spirulina para a pele

Os antioxidantes como beta-caroteno, ácido ascórbico e tocoferol da spirulina são uma opção no combater dos radicais livres nos processos de envelhecimento. Além disso, a spirulina é particularmente recomendada para tratamentos de hidratação facial mesmo para peles sensíveis, para tratamentos anti-idade e contra manchas e enrijecimento da pele. A ação tônica da spirulina e especialmente benéfica e eficaz. Graças ao seu elevado teor de vitamina A, que normaliza o funcionamento das glândulas sebáceas, a spirulina é também capaz de neutralizar os processos acneicos, enquanto que seu conteúdo em vitaminas do grupo B estimula o metabolismo da pele a sua regeneração, e a vitamina E que contêm proporciona suavidade e firmeza à pele favorecendo a cicatrização e desaparecimento das marcas.

Inclusão da spirulina na sua dieta

Graças ao seu alto teor de vitaminas e sais minerais, os suplementos alimentares com spirulina são amplamente utilizados por aqueles que fazem esportes, pelos que sofrem grande desgaste em seu trabalho e por todos os que precisam de uma reposição vitamínica natural, como os vegetarianos e vegans mas, é importante ressaltar que, mesmo o consumo de spirulina não evita que estes grupos tenham a necessidade de tomar suplementos de B12 para manter sua saúde, veja aqui:

B12: A VITAMINA ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIA.

Além disso, os que não comem produtos animais se beneficiam do elevado teor em proteínas da spirulina (65-70 gramas por 100 g de alimentos, contra 20-25 gramas de um corte de carne magra) que também possui vários dos aminoácidos essenciais, garantindo a cobertura da necessidade diária dessas pessoas.

Propriedades curativas da spirulina

 

Menstruação

A vitamina E e vitamina A ajudam a regularizar o funcionamento dos ovários e a reduzir os distúrbios de congestão e dor pré-menstrual. O seu conteúdo em ferro previne a fadiga e anemia.
Coração e vasos sanguíneos

No caso de doenças cardiovasculares , a vitamina F evita a formação de depósitos de colesterol, a vitamina E reduz o risco de aumento da viscosidade do sangue e formação de coágulos, a vitamina A combate a esclerose dos vasos e o magnésio melhora o trabalho do coração pela tonificação deste músculo.

Diabetes

De acordo com alguns estudos, o consumo regular de spirulina seria eficaz em diminuir a necessidade de insulina, moderar o apetite e evitar flutuações de açúcar no sangue.

Leia mais: DIABETES: 10 SINTOMAS INICIAIS BASTANTE COMUNS

A spirulina pode ser comprada em lojas de alimentos naturais como suplemento em pó ou comprimidos de gelatina, ou em flocos. Nesta forma, em flocos, pode ser facilmente adicionada à sua alimentação como condimento.

Leia também:

OS INÚMEROS BENEFÍCIOS DAS ALGAS MARINHAS PARA NOSSA SAÚDE

ÁGAR-ÁGAR, GELATINA DE ALGAS: PROPRIEDADES, RECEITAS E APLICAÇÕES

DOR NAS PERNAS: COMO ALIVIAR COM REMÉDIOS NATURAIS