Como enfrentar os momentos difíceis da vida

Durante a nossa vida acontece da gente ter que enfrentar momentos que parecem ser muito difíceis, senão impossíveis, de lidar. Faz parte da nossa existência passarmos por altos e baixos, caso contrário, não teríamos a oportunidade de crescer, aprender e evoluir.

O que nunca devemos esquecer é que, mesmo quando passamos por um período muito difícil, podemos decidir qual será a nossa atitude, positiva ou negativa, perante uma determinada situação.

E a escolha da atitude que adotamos em face à dificuldade, será decisiva para a situação em que nos encontramos, a nós mesmos, à nossa capacidade de aprender algo novo com a experiência que, aparentemente, faz a gente se sentir em um beco sem saída. Adotar um comportamento totalmente negativo e ficar deprimido pode nos levar a uma incapacidade de agir, o que não ajuda em nada.

É útil saber que é normal sentir-se preso e não saber que direção tomar diante de uma escolha ou de uma situação difícil, mas dar o primeiro passo é essencial, e ter consciência da situação em todos os seus aspectos, aceitando-a como ela é, é fundamental para enfrentá-la.

Em um primeiro momento escapar da situação é o que parece mais fácil para todo mundo. Mas é impossível viver sempre em fuga. Ao tentar fechar os olhos para algo que não queremos lidar, estamos realmente tentando fugir de nós mesmos e de nossas responsabilidades.

Ainda que não tenhamos nenhuma responsabilidade sobre o que está acontecendo, as nossas reações são sim de nossa responsabilidade e determinarão as consequências destes acontecimentos.

Como nos lembra o princípio 90/10 de Stephen Covey, tudo o que acontece é determinado, acima de tudo, por nós mesmos. E se olharmos para a filosofia oriental, descobrimos que toda ação tem uma reação. Cada ação que tomamos é sempre uma consequência. Se agora estamos enfrentando um momento difícil, temos que tentar melhorar a situação presente uma vez que não podemos mudar o passado.

Aqui vão algumas dicas simples que podem ser úteis quando temos que enfrentar um momento difícil.

Aceitar nossas nossas emoções

Tentemos não negar a raiva, a tristeza e a ansiedade que sentimos. Estas emoções são muito normais para nós seres humanos e é quase matemático que elas surjam nos momentos difíceis. Tais emoções podem nos ensinar muitas coisas. A raiva, por exemplo, nos permite reagir com determinação para enfrentar as dificuldades, enquanto a tristeza nos dá a importante oportunidade de cair nas lágrimas que lavam a alma, fazendo a gente se sentir melhor.

Entender que na vida há altos e baixos

“Depois da tempestade vem a bonança”. O sofrimento e a felicidade fazem partes do ciclo de vida. Não existe uma coisa sem a outra. Podemos lidar com a tristeza e aceitar a felicidade como um presente. Ainda que no geral estejamos passando por um momento difícil, não neguemos que talvez em algum aspecto exista uma coisa boa, um amigo que te ouve, alguém que te sorri. A vida também é feita de pequenas satisfações.

Perceber os momentos felizes

Não que os tempos difíceis sejam sempre completamente escuros e sem esperança. Uma pitada de felicidade, mesmo que pareça quase impossível nessas horas, poderia chegar até você a qualquer momento. Esteja preparado para aceitá-la porém: uma música que você adora que toca no rádio do supermercado, uma brisa gostosa que passa pelo rosto, uma pessoa gentil que te faz passar na frente…É importante abrir-se para a felicidade em vez de se fechar no fim de um túnel imaginário.

Transformar o sofrimento em uma oportunidade para agir

Conclusão. Todos nós pelo menos uma vez na vida passamos ou iremos passar por uma situação bem complicada de gritar “socorro”. Aquele momento em que um revés bloqueou nossos sonhos e nossas expectativas. Como reagirmos nessa hora? Muitas vezes estas ocasiões podem vir a ser verdadeiros momentos de ouro, de oportunidades para crescer e para aprender a transformar o sofrimento em uma reação, uma chacoalhada que te faz acordar e sair da “posição parada” para a “posição em movimento” e… avante!

Acredite que este momento difícil, querendo ou não, irá naturalmente passar simplesmente porque...a vida é assim.

Leia também:

CHORAR FAZ UM BEM DANADO À ALMA, AO CORAÇÃO, ATÉ AOS OLHOS

Fonte ilustrações: Alexandra Thompson