Abacate: porquê comer um por dia

abacate colesterol

Abacate engorda”: esta talvez seja a falsa afirmação que mais leva às pessoas a evitarem de comer esta fruta. Como já dissemos, abacate não engorda porque tem o poder de manter a fome longe, além de ser um alimento super saudável, cheio de benefícios à saúde.

Agora, um novo estudo mostrou que os abacates podem reduzir o risco de doença cardiovascular devido ao seu alto teor de gordura monoinsaturada (as chamadas gorduras boas).

A pesquisa conduzida pela Pennsylvania State University e publicada no Journal of the American Heart Association, comparou os efeitos dos diferentes tipos de dietas sobre o colesterol. A amostra de 45 pacientes (com idades entre 21 e 70 anos e que estavam com sobrepeso ou eram obesos) por duas semanas seguidas tiveram uma dieta normal no estilo norte-americano e, em seguida, nas subsequentes cinco semanas, os parcientes foram divididos em três grupos: o primeiro, seguiu uma dieta de baixo teor de gordura, enquanto o segundo e o terceiro grupos, consumiram gorduras de forma moderada. A diferença, no entanto, foi a de que em um destes dois últimos grupos, foi dado um abacate por dia.

O resultado surpreendeu os próprios pesquisadores: aqueles que tinham comido o abacate tinham conseguido uma redução do LDL (o colesterol ruim) em 13,5mg/dl; o outro grupo que seguiu uma dieta com a ingestão moderada de gordura, teve uma redução de 8,3 mg/dl no LDL, enquanto o primeiro grupo (que fez a dieta com baixo teor de gordura) reduziu o LDL em apenas 7,4 mg/dl. Tudo então ficou muito claro, e Penny M. Kris-Etherton, o pesquisador-chefe do estudo, disse:

"Isso mostra que a ingestão de ácidos graxos monoinsaturados fornecidos pelo abacate pode reduzir drasticamente o colesterol ruim."

Aconselha-se então a comer mais vezes abacate, até mesmo um por dia. Para quem não é muito fã desta fruta, que tal dar uma olhada nestas receitas de guacamole, uma iguaria da culinária mexicana feita a base de abacate, que pode ser consumida como tempero para saladas ou como patês para ser passado no pão. Já quem gosta desta fruta pode adicioná-la em saladas temperadas com azeite, sal e limão; fazer sucos ou comê-las simplesmente como são. É incrível, mas o abacate é uma fruta que dá sensação de saciedade e por isso é ótima inclusive para quem quer emagrecer com saúde.

A safra desta fruta vai de fevereiro a maio. Então, aproveite ao máximo neste período mais quente do ano!

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