Abacate: por que comer um por dia

  • atualizado: 

abacate colesterol

Abacate engorda”: esta talvez seja a falsa afirmação que mais leva às pessoas a evitarem de comer esta fruta. Como já dissemos, abacate não engorda porque tem o poder de manter a fome longe, além de ser um alimento super saudável, cheio de benefícios à saúde.

Agora, um novo estudo mostrou que os abacates podem reduzir o risco de doença cardiovascular devido ao seu alto teor de gordura monoinsaturada (as chamadas gorduras boas).

A pesquisa conduzida pela Pennsylvania State University e publicada no Journal of the American Heart Association, comparou os efeitos dos diferentes tipos de dietas sobre o colesterol. A amostra de 45 pacientes (com idades entre 21 e 70 anos e que estavam com sobrepeso ou eram obesos) por duas semanas seguidas tiveram uma dieta normal no estilo norte-americano e, em seguida, nas subsequentes cinco semanas, os parcientes foram divididos em três grupos: o primeiro, seguiu uma dieta de baixo teor de gordura, enquanto o segundo e o terceiro grupos, consumiram gorduras de forma moderada. A diferença, no entanto, foi a de que em um destes dois últimos grupos, foi dado um abacate por dia.

O resultado surpreendeu os próprios pesquisadores: aqueles que tinham comido o abacate tinham conseguido uma redução do LDL (o colesterol ruim) em 13,5mg/dl; o outro grupo que seguiu uma dieta com a ingestão moderada de gordura, teve uma redução de 8,3 mg/dl no LDL, enquanto o primeiro grupo (que fez a dieta com baixo teor de gordura) reduziu o LDL em apenas 7,4 mg/dl. Tudo então ficou muito claro, e Penny M. Kris-Etherton, o pesquisador-chefe do estudo, disse:

"Isso mostra que a ingestão de ácidos graxos monoinsaturados fornecidos pelo abacate pode reduzir drasticamente o colesterol ruim."

Aconselha-se então a comer mais vezes abacate, até mesmo um por dia. Para quem não é muito fã desta fruta, que tal dar uma olhada nestas receitas de guacamole, uma iguaria da culinária mexicana feita a base de abacate, que pode ser consumida como tempero para saladas ou como patês para ser passado no pão. Já quem gosta desta fruta pode adicioná-la em saladas temperadas com azeite, sal e limão; fazer sucos ou comê-las simplesmente como são. É incrível, mas o abacate é uma fruta que dá sensação de saciedade e por isso é ótima inclusive para quem quer emagrecer com saúde.

A safra desta fruta vai de fevereiro a maio. Então, aproveite ao máximo neste período mais quente do ano!

Leia também:

ABACATE: 10 BENEFÍCIOS QUE TALVEZ VOCÊ AINDA NÃO CONHEÇA

10 ALIMENTOS ALCALINOS PARA COMER TODOS OS DIAS

10 ALIMENTOS E ERVAS QUE SÃO VERDADEIROS ANTIBIÓTICOS NATURAIS

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!