Você é um Acumulador Compulsivo? Avalie-se por Esses Sinais


Mania de acumular ou compulsão por guardar coisas tem nome: disposofobia. Caracterizada pelo acúmulo compulsivo de objetos inúteis, trata-se de um transtorno mental que pode ter sérios impactos no dia a dia, saúde mental e qualidade de vida de um acumulador. Reconhecer os sinais desse comportamento é crucial para tomar medidas preventivas ou curativas. Aqui estão alguns indicadores que podem te ajudar a avaliar se você é um acumulador compulsivo:

©Teks/FreePix

©Teks/FreePik

Dificuldade em Descartar

Você tem dificuldade em se desfazer de coisas que não têm mais utilidade (por exemplo, jornais, revistas, sacolas de papel e de plástico, caixas de papelão, utensílios domésticos quebrados, alimentos vencidos e roupas velhas) coisas que não têm valor econômico e talvez nem mesmo emocional? A ideia de jogar algo fora te causa ansiedade?

Acúmulo Desorganizado

Seu espaço vital está repleto de objetos desorganizados e em excesso? A Falta de espaço para circulação é evidente? Tem dificuldade em tomar decisões sobre a organização dos bens?

Medo de Precisar e Não Ter

Você suspeita que outras pessoas possam mexer em seus pertences. Tem pensamentos obsessivos sobre suas posses? Sente medo de ficar sem um item e precisar dele mais tarde? Verifica o lixo para ver se algum item foi descartado acidentalmente?

Acúmulo de Sujeira

O excesso de coisas está acumulando sujeira difícil de limpar? Bichos e outros insetos, como baratas  e traças, estão sempre presente na casa? A sujeira está trazendo riscos para tua saúde?

Apego a Lembranças

Você guarda objetos devido ao valor sentimental, mesmo que não tenham utilidade prática? Os objetos para você têm mais valor emocional do que funcional?

Incapacidade de Desapegar

Mesmo com a consciência dos excessos, você encontra dificuldade em se desfazer dos objetos acumulados? A sensação de perda está associada ao ato de descartar?

Impacto nas Atividades Diárias

O acúmulo interfere nas atividades diárias, como cozinhar, dormir ou se locomover? Existe uma notável diminuição na funcionalidade do ambiente devido à quantidade de objetos nele presentes?

Negligência com a Organização

A desorganização é uma constante, tornando difícil encontrar itens necessários? A manutenção de um espaço organizado é um desafio constante?

Escassez de Espaço

Os espaços de convivência, como sala e quarto, estão frequentemente abarrotados, tornando difícil a circulação? A falta de espaço afeta a qualidade de vida e o bem-estar emocional?

Isolamento Social

O acúmulo de objetos resultou em isolamento social? Evita que amigos ou familiares visitem sua casa? Sente-se sobrecarregado ou envergonhado pela acumulação de coisas?

Problemas Relacionais

Teus acúmulos estão te causando problemas familiares ou conjugais? As pessoas brigam ou reclamam com você sobre a tua mania de acumular?

Resistência à Ajuda Externa

Você recusa ajuda de outros para organizar ou descartar objetos acumulados? Há uma relutância em aceitar que o acúmulo pode ser um problema? Procurar ajuda terapêutica te parece exagerado?

Reconhecer o problema é o primeiro passo

Se você se identificou com vários desses sinais, é importante considerar a busca por ajuda profissional. Terapia, apoio de amigos e familiares, e estratégias de organização podem ser ferramentas valiosas para superar a disposofobia. Reconhecer o problema é o primeiro passo em direção a uma vida mais leve e organizada.

Um ambiente carregado de tralha muitas vezes é o espelho de uma psique igualmente cheia de entulho emotivo. Pense nisso!

Fontes:

  1. ADAA
  2. Spaulding Decon

Talvez te interesse ler também:

Terapia gratuita existe. Conheça a SOW saúde integral

Qual é a diferença entre Psicoterapia e Psicanálise?

Limpeza de Começo de Ano (arrume a casa, a mente e o espírito)

O poder mágico da arrumação: como transformar os espaços e a vida




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...