Perda de olfato – Causas e tratamentos


Poucas pessoas se dão conta do quanto o sentido do olfato é importante. Além de dar aquela ajudinha no paladar, o olfato tem efeito protetivo: cheiro de fumaça ou de comida estragada só podem ser sentidos se estiver tudo bem com esse órgão tão essencial. No entanto, existem algumas situações que causam perda do olfato. Essa perda pode ser parcial (hiposmia) ou total (anosmia). As causas são inúmeras, algumas bem conhecidas – como a infecção por Covid-19, – e outras mais incomuns, como uso de medicamentos e alergias. Confira abaixo mais informações sobre perda de olfato.

Causas da perda de olfato

A perda de olfato pode ocorrer por causa de diversos fatores. Além do envelhecimento, que diminui a capacidade sensorial como um todo, há outras causas por trás da anosmia. Conheça as principais:

Infecções

Alguns vírus e bactérias que provocam doenças respiratórias, como sinusite, gripe e Covid-19 podem causar a perda de olfato. No caso da sinusite, por exemplo, há uma inflamação dos seios da face e, consequentemente, uma perda gradual do olfato. Já no caso da Covid-19, essa perda é repentina.

Traumatismo

Qualquer impacto mais agressivo na região da cabeça pode causar perda de olfato, pois, em alguns casos, ocorre o rompimento do nervo que conecta o cérebro com o nariz.

Problemas metabólicos

Especialmente no caso do hipotiroidismo, que é a baixa atividade da tireoide, pode ocorrer a perda olfativa.

Pólipos nasais

Nesse caso, ocorre um bloqueio das passagens nasais, e isso dificulta a chegada dos odores à área olfativa.

Uso de medicamentos e alguns tratamentos

Alguns remédios podem ter como efeito a perda olfativa, como antibiótico, anticancerígenos, entre outros. Certos tratamentos também podem ter como efeito colateral a anosmia, como terapias contra o câncer.

Exposição a produtos químicos ou intoxicação

Embora menos comum, alguns produtos químicos podem provocar perda olfativa, assim como a intoxicação por metais pesados.

Alergias

Também não é uma causa tão comum, mas pode ocorrer de determinadas alergias, como rinite, provocar uma diminuição no olfato.

Tratamentos

O tratamento para a perda olfativa vai depender da causa. Então, qualquer dano no olfato que perdure por muitos dias precisa ser avaliado por um especialista. Se a causa for infecciosa, o médico vai indicar medicamentos, como antibióticos e antitérmicos; no caso de pólipos nasais, o especialista pode recomendar uma cirurgia para retirada da obstrução. Em algumas situações, como traumatismo, não há como reverter a perda do olfato. Em um número reduzido de casos, pode ocorrer anosmia definitiva quando há infecção por Covid-19. De todo modo, apenas um especialista é capaz de avaliar a melhor forma de tratar a condição. Procure um otorrinolaringologista.

Fontes:

  1. Hospital CEMA
  2. MSD Manuals

Talvez te interesse ler também:

Cybercondria: Googlar os Próprios Sintomas – Causas, Riscos e Tratamentos

Causas Emocionais e Metafísicas da Síndrome do Pânico

Que nojo! Os 6 tipos de repugnância que nos salvam a vida!




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...