Cybercondria: Googlar os Próprios Sintomas – Causas, Riscos e Tratamentos


A cybercondria é um termo que descreve um comportamento relacionado à saúde em que uma pessoa tende a pesquisar obsessivamente informações médicas na internet e frequentemente interpreta de maneira exagerada os sintomas que encontra, levando-a a acreditar que possui uma doença grave, mesmo quando isso pode não ser verdade. O termo é formado pela combinação das palavras “cyber” (relacionada à tecnologia da Internet) e “condria” pois compartilha semelhanças com a hipocondria (preocupação obsessiva por doença), mas com características particulares da era digital.

As Causas da Cybercondria

A cybercondria (também escrita cibercondria) é alimentada por várias causas subjacentes, incluindo:

Acesso Ilimitado à Informação

A facilidade de acesso à vasta quantidade de informações médicas disponíveis na internet é uma das principais causas da cybercondria. As pessoas podem pesquisar sintomas e condições médicas a qualquer momento, muitas vezes sem orientação profissional.

Anonimato Online

O anonimato na internet permite que as pessoas compartilhem seus sintomas e preocupações de saúde sem medo de julgamento, o que pode levar a uma exploração excessiva de sintomas e autodiagnóstico.

Falta de Acesso Médico

Na falta de um sistema de saúde gratuito e eficiente, as pessoas buscam diagnósticos e curas do tipo “faça você mesmo”. A internet é maravilhosa e muitas vezes ajuda o paciente a elucidar os próprios sintomas. O problema está no exagero, na falta de filtro e senso critico.

Fatores de Risco

Alguns fatores aumentam o risco de desenvolver cybercondria, incluindo:

  • Ansiedade e Tendências Hipocondríacas: Indivíduos com tendências hipocondríacas ou ansiedade têm maior probabilidade de desenvolver cybercondria.
  • História Pessoal de Doença: Pessoas com uma história pessoal de doenças graves ou familiares também podem ser mais propensas a pesquisar sintomas obsessivamente.

Riscos da Cybercondria

A prática da cybercondria pode ter diversos efeitos negativos, como:

  1. Aumento da Ansiedade: A busca constante por informações médicas pode levar à ansiedade e ao medo de doenças graves.
  2. Autodiagnóstico Errôneo: A interpretação incorreta de informações médicas pode resultar em autodiagnósticos errôneos.
  3. Automediação: A automedicação com base em informações da internet pode ser perigosa e ineficaz.
  4. Impacto na Saúde Mental: A cybercondria pode evoluir para ansiedade severa, síndrome do pânico e depressão.

Diagnóstico da Cybercondria

O diagnóstico de cybercondria não é oficial, mas fala-se nesse transtorno quando:

  • se pesquisa por muito tempo ou com muita frequência por alguma(s) condição médica;
  • quando o ímpeto por pesquisar se torna difícil de ser controlado;
  • dificuldade em parar ou evitar a busca;
  • quando a busca se torna angustiante, provocando ansiedade ou medo;
  • quando a busca compromete a vida da pessoa.

Apesar de a cybercondria não ser reconhecida como uma condição médica, ela pode ser um fator contribuinte para a hipocondria, que é uma desordem somatoforme caracterizada pela constante percepção de sintomas não identificados ou queixas exageradas relacionadas à saúde. A hipocondria está frequentemente associada a distúrbios psicológicos subjacentes.

Tratamentos para Cybercondria

O tratamento da cybercondria geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar, que pode incluir:

  1. Psicanálise: A psicanálise procura no inconsciente, as causas que desencadeiam a busca obsessiva por sintomas e diagnósticos médicos na Internet.
  2. Psicoterapia: A terapia cognitivo-comportamental é frequentemente usada para ajudar os indivíduos a entender e controlar seus medos e comportamentos relacionados à saúde.
  3. Educação em Saúde: Os pacientes são informados sobre como buscar informações de saúde de maneira equilibrada e confiável.
  4. Apoio Psicológico: O apoio de um profissional de saúde mental pode ajudar a lidar com a ansiedade e os medos associados à cybercondria.
  5. Atividade Física: A atividade física ajuda a aliviar a ânsia e faz com que qualquer pessoa se sinta melhor e mais saudável.
  6. Limitar o Acesso à Informação: Em alguns casos, limitar o acesso à internet e a sites de saúde pode ser necessário.

Conclusão

A cybercondria é um fenômeno contemporâneo que representa a busca obsessiva por informações médicas na internet, muitas vezes levando a conclusões errôneas e ansiedade exacerbada. Embora não seja uma condição médica formal, a cybercondria pode ter sérios efeitos na saúde mental e física. O equilíbrio entre a busca por informações e a orientação profissional é essencial para evitar os riscos associados a esse comportamento. Portanto, é fundamental promover a conscientização sobre os perigos da cybercondria e encorajar o acesso a recursos de saúde confiáveis e orientação profissional quando necessário.

Fontes:

  1. Wikipedia
  2. State of mind

Talvez te interesse ler também:

Nossas vidas não são empresas: depressão é o transtorno que mais adoece pessoas no mundo

Hipocondria tem Cura? Como fazê-la passar?

Transtorno Dismórfico Corporal: o que é, sintomas, tratamento e prevenção




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...