Sinusite: o que fazer? Tratá-la com remédios naturais


Você está com sinusite? É, coisa chata mesmo, eu também tenho. E por isso sai pesquisando os melhores remédios naturais para tratá-la. Juntei uns quantos neste artigo, dá uma olhada:

A sinusite é uma inflamação dos “sínus nasais e para-frontais”, quer dizer, na altura das bochechas e sobre os olhos, na testa, derivada do acúmulo de muco nessas cavidades ósseas que deveriam estar “só” cheias de ar. Bom, a sinusite pode ter várias causas, algumas alérgicas, outras patogênicas e, muitas vezes, têm tudo a ver com a maior sensibilidade do seu organismo, ou seja, com sua herança genética que providenciou alguma curvatura a mais no seu septo nasal, ou mucosas extremamente sensíveis a qualquer fumaça.

Mas a consequência é que doí, doí mesmo e doí tudo – cara, testa, cabeça – e não passa sozinha. Você pode perder o olfato, ter congestão nasal constante, dor de garganta, secreção lá no fundo da garganta e febre, se existirem patógenos envolvidos (fungos, vírus ou bactérias). Ah, e em alguns casos, por efeito da infecção causada por patógenos, da acumulação e apodrecimento dos mucos (catarros) você ficará com um tremendo mau hálito.

A sinusite pode se complicar, ou melhor, pode trazer complicações pois a infecção pode migrar para outros lugares da cabeça, por exemplo para as meninges e causar uma meningite, para os ouvidos e gerar uma otite, pode descer para os pulmões e causar uma pneumonia (Streptococcus pneumoniae) e, até para o coração causando sérios danos, se o patógeno que causa a sinusite for originária em infecção bacteriana com Staphylococcus aureos.

Tenha muito cuidado e não deixe de consultar um médico se a sua sinusite não ceder em poucos dias com as recomendações que te faço neste artigo, ou se tiver febre alta e secreção nasal de cor esverdeada e com cheiro ruim. As sinusites bacterianas são causadas, normalmente, por um desses agentes, ou por combinação deles: Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae, Moraxella catarrhalis e Staphylococcus aureus e, às vezes, o Streptococcus B hemolítico.

Como ajudar seu corpo a lutar contra uma sinusite

Hidratar seu corpo

Hidratar seu corpo é fundamental: tome bastante água para ajudar a fluidificação dos mucos produzidos por seu organismo e que sua drenagem (saída do corpo pelas narinas e garganta) seja facilitada.

Inalações de vapor quente

É muito recomendável você fazer inalações de vapor quente e as ervas mais adequadas para isso são: camomila, alecrim, , hortelã, cebola, lavanda, tomilho e sálvia (essas são as que eu conheço e uso). As inalações com ervas são feitas sempre da mesma maneira: ferva 1 litro de água, acrescente 1 punhado grande de ervas frescas ou 1 punhado pequeno de ervas secas, deixe fervendo em fogo lento, ponha uma toalha grande sobre a cabeça e respire o vapor. E depois não saia ao vento.

Inalação com óleos essenciais

Também se pode fazer inalação com óleos essenciais (você vai ferver a água, pingar o óleo escolhido e respirar os vapores) e eu te recomendo o uso dos seguintes: tea tree, lavanda, eucalipto, capim santo, gerânio, alecrim. Não misture óleos essenciais. Seu organismo pode gostar de uns, de outros não. Verifique antes se tem, por acaso, alguma alergia a óleos essenciais. O uso de óleos essenciais em inalação os leva diretamente às mucosas do nariz, garganta e pulmões portanto, seu efeito será bastante mais ativo.

Inalação de fumaça de alho

Algumas pessoas recomendam a inalação de fumaça de alho e outras ervas – como eu adoro um defumador, sempre me dou bem nesses casos mas, para muitas pessoas a fumaça, de por si, já é um provocador de sinusite, então, cuidado. Mas, se for fazer, prefira jogar as ervas secas sobre brasa bem vermelha, de madeira, e não de carvão mineral.

Tomar os chás

Os chás também são muito recomendados e você pode tomar várias vezes ao dia, das mesmas ervas com que fez a inalação. Principalmente, eu recomendo o chá de sálvia que é um excelente remédio para limpar nosso organismo de todo e qualquer tipo de catarro (até os que você nem sabe que tem). Qualquer chá usa as mesmas medidas, para erva fresca ou seca, que eu dei lá nas inalações e, se quiser, adoce com mel, pingue umas gotas de limão, acrescente uns pedacinhos de maçã – vai ficar delicioso e fazer muito bem!

Tomar os sucos

Os sucos também são bem vindos em caso de sinusite – suco de agrião é muito bom para tratar catarros (e xarope de agrião, também), suco de limão, suco de laranja, de abacaxi, de frutas vermelhas (mirtilo, uva do campo, amora) mas, desde que sejam sucos naturais, feitos em casa, para evitar a ingestão excessiva de açúcares ou conservantes.

Lavar as narinas

Mas, uma recomendação que é fundamental é você lavar as narinas, muito bem, com água e sal. Sabe como se faz? Fácil: 1 litro de água e uma colher de chá de sal fino, ferva por uns minutinhos, deixe esfriar e, com a ajuda de um conta-gotas, ou frasco com bico vá despejando lentamente em uma das narinas, com a cabeça inclinada para o lado da narina contrária.

Repita para o outro lado, na outra narina. Desta maneira você estará lavando seus seios nasais e ajudando na retirada de catarros, bactérias e etc. Eu costumo fazer esse procedimento com chá de sálvia e tomilho, que são potentes antissépticos, e o sal. Ponha um tanto dessa solução em um vidrinho conta-gotas esterilizado e leve no bolso para pingar durante o dia.

Inalação de fumaça de sal grosso

Lembrei de uma última coisa: inalação de fumaça de sal grosso. Ponha um punhado de sal grosso em uma frigideira e deixe no fogo até ele ficar amarelado. Depois, jogue água encima e, imediatamente, inale seus vapores. É tiro e queda para descongestionar o sistema respiratório.

Bom, enquanto estiver com sinusite, te recomendo que evite os produtos lácteos pois estes têm a propriedade de fazer com que nosso corpo produza muco aumentando assim o problema.

Boa cura!

Talvez te interesse ler também:

NARIZ ENTUPIDO EM BEBÊS E ADULTOS: OS 15 MELHORES REMÉDIOS NATURAIS

XAROPE DE MEL – FAÇA O SEU E MANDE O RESFRIADO EMBORA

RESFRIADO: 10 REMÉDIOS NATURAIS QUE REALMENTE FUNCIONAM

CURAS E REMÉDIOS NATURAIS PARA GRIPES E RESFRIADOS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...