Produtos para cabelos e secadores são um perigo para a saúde, advertem cientistas


Para manter os cabelos bem cuidados e com aspecto saudável, muitas vezes recorremos a uma variedade de produtos de beleza, como géis, lacas, sprays, cremes modeladores e óleos capilares. No entanto, um estudo recente destaca os possíveis riscos associados às substâncias químicas frequentemente presentes nesses produtos, especialmente quando são combinados com tratamentos térmicos, como chapinhas, alisadores e secadores de cabelo.

Secador de cabelo e chapinha © freepik

Secador de cabelo e chapinha © freepik

Os cientistas advertem sobre os perigos à saúde decorrentes do uso desses produtos capilares em conjunto com a aplicação de calor. Eles descobriram que esses produtos, quando expostos ao calor desses aparelhos, liberam no ambiente compostos químicos potencialmente perigosos. Os siloxanos, especialmente os metilsiloxanos voláteis cíclicos (cVMS), comumente presentes nesses produtos, são motivo de grande preocupação para os pesquisadores.

Alguns desses compostos são conhecidos como desreguladores endócrinos, podendo afetar o desenvolvimento, a fertilidade e o sistema imunológico, além de possuírem capacidade de bioacumulação, permanecendo no organismo por longos períodos.

Saiba mais:

O estudo

O estudo, envolvendo aproximadamente cinquenta participantes entre 18 e 65 anos, solicitou que os participantes trouxessem os produtos e dispositivos utilizados diariamente para estilizar os cabelos. Durante o experimento, foi possível identificar concentrações significativas de metilsiloxanos voláteis cíclicos (cVMS), principalmente do decametilciclopentesimoloxano (D5).

Surpreendentemente, essas concentrações aumentaram consideravelmente com o uso de ferramentas térmicas, elevando a liberação dessas substâncias em até 310%. A análise revelou que, após o tratamento capilar, uma pessoa exposta dentro de casa pode inalar até 20 miligramas de D5 por dia.

A professora Nusrat Jung, coordenadora do estudo, ressaltou que o D5, devido às suas propriedades nocivas, pode causar efeitos adversos no sistema respiratório, no fígado e no sistema nervoso, sendo já restrito na União Europeia para uso em produtos cosméticos laváveis.

Esses achados enfatizam a importância de uma abordagem mais natural para os cuidados com os cabelos. Jung salienta a necessidade de evitar produtos que contenham esses compostos químicos, considerando os riscos para a saúde.

Para quem busca manter a beleza dos cabelos, a recomendação é optar por alternativas naturais e caseiras, não apenas para promover a saúde capilar, mas também para garantir uma abordagem mais segura e sustentável aos cuidados pessoais. Existem muitas máscaras e outros tratamentos capilares que podem ser feitos em casa com produtos naturais como mel, ovo, óleo de coco, etc. As alternativas são mesmo muitas.

Essa mudança, respaldada por pesquisas científicas recentes, pode ser um passo significativo para um estilo de vida mais saudável e equilibrado.

O estudo Siloxane Emissions and Exposures during the Use of Hair Care Products in Buildings foi publicado na revista científica Environmental Science & Technology.

Talvez te interesse ler também:

Qual a opção mais saudável de tintas para o cabelo?

Óleo de jojoba serve pra quê? Incríveis benefícios: pele e cabelo

Óleo de rícino: diversos usos e benefícios para cabelos e pele




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...