É só um tique ou é Síndrome de Tourette? 


Que atire a primeira pedra quem não tem alguma mania? Algumas vezes, esses hábitos acompanham as pessoas desde a primeira infância. Porém é preciso ficar de olho, pois no caso das crianças, alguns tiques – especialmente se forem persistentes – podem indicar distúrbios, como a Síndrome de Tourette. Balançar a cabeça, piscar muito, repetir alguns sons. Existem inúmeros tiques que podem estar por trás dessa Síndrome. Mas como identificar se é apenas uma mania ou algo mais sério? Acompanhe abaixo o que é a Síndrome de Tourette, quais os sintomas e como tratar.

O que é Síndrome de Tourette?

A Síndrome de Tourette é um distúrbio que provoca tiques variados e incontroláveis.

Tiques são movimentos involuntários e repetitivos que podem ser provisórios ou persistentes quanto à sua duração. No caso da Síndrome de Tourette, os tiques são motores e vocais, aparecem na infância e, em alguns casos, acompanha o indivíduo durante a vida adulta.

Para ser considerado um distúrbio, as pessoas precisam ter um tique motor ou vocal por algum tempo e de modo frequente, repetindo-o várias vezes ao longo de 24 horas, ou por, pelo menos, três meses consecutivos.

Para ser considerado como Síndrome de Tourette, o tique deve ser motor e vocal (ambos) e ter durar por mais de um ano.

Sintomas da Síndrome da Tourette

Os tiques podem variar em gravidade e frequência de uma pessoa para outra. Geralmente, os meninos têm 3 vezes mais propensão a desenvolver tiques do que as meninas. O pico dessas manifestações é entre 10 e 12 anos, diminuindo na adolescência. Ou seja, os tiques podem mudar ao longo do tempo, manifestando-se de maneira diferente em diferentes estágios da vida. O estresse e a fadiga, assim como momentos ociosos, podem piorar os tiques. A criança pode começar com um tique temporário e evoluir para um tique persistente ou Síndrome de Tourette.

Entre os sintomas mais comuns estão:

  • Piscar com frequência;
  • Fazer caretas;
  • Franzir a testa;
  • Fazer gestos obscenos ou falar palavras ofensivas;
  • Tossir, fungar ou limpar a garganta constantemente;
  • Falar a mesma frase diversas vezes;
  • Repetir um som;
  • Repetir uma frase que outra pessoa tenha dito.

Causas da Síndrome de Tourette

A Síndrome de Tourette é uma condição complexa e multifatorial, cujas causas podem variar de pessoa para pessoa. Fatores hereditários desempenham um papel, mas a síndrome também pode estar associada a outros distúrbios, como Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Além disso, anormalidades neurobiológicas, incluindo mudanças nas vias cerebrais e na regulação de neurotransmissores como a dopamina, assim como fatores ambientais, como infecções na infância, complicações durante a gravidez e exposição a substâncias tóxicas, foram investigados como possíveis contribuintes para a condição. Durante o desenvolvimento fetal e na infância, qualquer interferência no desenvolvimento do sistema nervoso central, como lesões cerebrais traumáticas ou problemas durante a gestação, pode aumentar o risco de desenvolver a síndrome de Tourette. A pesquisa continua a explorar esses fatores para entender melhor a origem da síndrome de Tourette e desenvolver tratamentos mais eficazes.

Possíveis Causas Psicológicas da Síndrome de Tourette

Embora as causas da Síndrome de Tourette envolvam fatores genéticos, neurobiológicos e ambientais, também tem havido investigações sobre possíveis contribuições de fatores psicológicos no desenvolvimento e manifestação da síndrome. Essa perspectiva examina como o estado emocional, o estresse e outros fatores psicológicos podem interagir com os componentes biológicos da síndrome, embora ainda seja uma área de pesquisa em andamento.

Tratamento para Síndrome de Tourette

Antes de mais nada, é importante que os pais e cuidadores tenham conhecimento de que o tique é uma ação involuntária e irresistível. Dessa forma, chamar atenção, rir ou pedir para a criança repetir o gesto/palavra pode piorar o quadro. Os sintomas desaparecem, espontaneamente, na maioria dos casos. Porém pode ser necessário fazer um tratamento mais específico.

A abordagem terapêutica varia de acordo com a gravidade dos sintomas e o impacto na qualidade de vida do indivíduo.

Entre os tratamentos possíveis, está a Terapia Cognitiva Comportamental e o treinamento para reversão do hábito, ensinando novos comportamentos para substituir os tiques. Em algumas situações, o especialista pode indicar remédios psiquiátricos em baixa dosagem.

Praticar atividades físicas e exercícios de relaxamento, como meditação e ioga, também pode ajudar. O mais importante é ter empatia e compreensão com a criança, buscando um profissional qualificado para solucionar o problema e melhorar a qualidade de vida.

Fontes: 

  1. MDS Manuals
  2. Psicologo.com.br
  3. Dra. Paula Girotto

Talvez te interesse ler também:

Gagueira – principais causas e tratamentos

O que o desenho das crianças pode mostrar sobre elas

Vida intrauterina: o aprendizado começa antes do bebê nascer




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...