O que o desenho das crianças pode mostrar sobre elas


É muito comum que as crianças presenteiem quem ama com um desenho. Muitas vezes abstrato, cheio de rabiscos, as imagens que aparecem ali naquela folha de papel podem conter mais do que um agrado: podem ser uma forma de expressão da alma daquela criança. Uma das primeiras formas de expressão do ser humano, que viu nas paredes das cavernas a oportunidade de marcar para sempre sua impressão sobre o mundo, os desenhos podem ser muito mais do que uma manifestação artística. É e sobre isso que vamos falar. O que o desenho de uma criança pode significar? Quando é preciso se preocupar?

A importância do desenho infantil para a psicologia e psicanálise

O desenho infantil é um grande caminho para que os profissionais da área de saúde mental consigam identificar o que se passa no interior das crianças. Existem inúmeros estudiosos que mostraram a importância do desenho como ferramenta de expressão, e que elevaram o desenho a categoria de método psicológico. Um deles é o psicólogo bielorusso Lev Vygotsky, que tem um vasto trabalho sobre desenvolvimento infantil. Segundo ele, o desenho é uma forma de linguagem. Por meio dele, as crianças comunicam, além de estados emocionais e sentimentos, conceitos e valores construídos. É uma expressão do sentido que a criança dá ao mundo.

George Cognet, um outro estudioso que tem uma obra sobre o tema (“Compreender e Interpretar o Desenho Infantil”) resume bem a importância do desenho na infância.

“É uma expressão incontornável da dimensão subjetiva das crianças”.

Desde então, os teóricos vêm buscando entender a relação entre o desenho e a subjetividade das crianças, incluindo grandes nomes, como Freud, Melanie Klein, Sophie Morgenstern, Winicott, entre outros.

É desenhando que as crianças dão pistas do inconsciente delas, das fantasias, do sentido que dão ao mundo, de como enxergam as coisas. Embora exista um campo vasto a esse respeito, alguns detalhes podem ajudar a entender o significado dos desenhos infantis.

Alguns significados mais comuns

©Liliana Drew/Pexels

©Liliana Drew/Pexels

Antes de mais nada, vale ressaltar que apenas um profissional qualificado conseguirá fazer a correta interpretação do desenho das crianças, pois, cada contexto é único, cada vivência é singular e existem outros elementos a serem avaliados, além do desenho.

De todo modo, existem algumas pistas que podem mostrar significados ocultos nos desenhos das crianças.

  • Tamanho dos objetos/pessoas no desenho: Desenhos com formato grande podem indicar crianças que são seguras e estão confortáveis; por outro lado, se as crianças desenham muito pequeno isso pode indicar que são mais reflexivas ou que precisam de menos espaço para se expressarem. Se a criança desenha alguém ou algo muito grande, isso pode dar pistas também sobre o poder e importância que elas veem nessa coisa/pessoa;
  • Pressão grande na folha ou traços muito marcados – Podem indicar agressividade;
  • Traços contínuos e consistentes – Pode representar crianças com um lado mais dócil e que se sentem confortáveis;
  • Traços apagados – Um dos indicativos de traços assim é uma possível insegurança ou impulsividade;
  • Disposição dos desenhos na folha – As figuras que aparecem na parte de cima da folha mostram imaginação, curiosidade e inteligência; na parte de baixo, necessidades materiais e físicas; à esquerda, mostram o passado, à direita, futuro, no meio, tempo presente.
  • Detalhes específicos incluídos no desenho – Podem indicar medos os desejos. Assim, se a criança desenha armas, pode significar que ela está tendo acesso à muita violência, por exemplo;
  • Cores – Uso de tons vibrantes, como amarelo, azul ou vermelho podem denotar alegria, tranquilidade, energia. Já o uso de cores laranjas pode indicar uma necessidade de ter contato social. O preto em excesso pode trazer informações importantes do inconsciente.

Quando se preocupar com o desenho da criança?

É importante que os adultos fiquem atentos aos sinais que a criança dá quando há algo errado. Uma das formas delas demonstrarem isso é por meio do desenho. Porém nada de desespero: o desenho nunca pode ser avaliado de modo isolado. No entanto, ele dá pistas de coisas importantes.

  • Caso a criança apresente traços muitos fortes, isso pode significar que ela está angustiada.
  • Por outro lado, o uso do preto pode denotar quadros depressivos.
  • Uso do vermelho em excesso, é exposição à violência de algum modo.
  • Crianças que desenham e apagam muito seus desenhos podem ser inseguras e perfeccionistas.
  • Se com 10 anos, a criança ainda desenha pessoas em formato “palitinho” isso também pode ser preocupante, pois nessa idade ela já tem capacidade de fazer desenhos mais complexos.
  • Temas recorrentes nos desenhos também são motivo de alerta, geralmente eles querem dizer algo.
  • Esquecer membros do corpo, como pernas e braços, também pode requerer atenção. O braço, nesse contexto, significa independência e a perna, afetividade.
  • Crianças que desenham órgãos sexuais à mostra podem estar indicando algum tipo de abuso.

Mas vale lembrar que embora os desenhos sejam uma expressão da subjetividade da criança, e que por isso muitos estudiosos se debruçam sobre o tema, o universo infantil é muito rico: tem o faz de conta, os personagens preferidos, e o contexto em que vivem e personalidade. Tudo isso deve ser analisado na hora da avaliação dessas crianças e somente um profissional qualificado é capaz de fazer isso.

Fontes:

  1. Cristiano da Silveira Longo, Stella Narita. PSICOLOGIA DO DESENHO INFANTIL: UMA PROPOSTA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL. Portal dos Psicólogos. 2018
  2. O desenho nas cavernas, na infância e para a psicanálise: uma linha do tempo que merece ser revisitada. Associação Psicanalítica de Porto Alegre.
  3. Interpretação de desenhos infantis em Psicologia – Psicanalise Clínica
  4. Revista Claudia

Talvez te interesse ler também:

Vida intrauterina: o aprendizado começa antes do bebê nascer

Crise dos 9 anos ou fase do Rubicão – Já ouviu falar?

Aqui Ninguém Toca! Guia ensina crianças a evitar e a reagir ao assédio




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...