França vai proibir vapes descartáveis. Riscos à saúde e ao meio ambiente


A França está prestes a dar um passo significativo no combate ao tabagismo, com a intenção de proibir os cigarros eletrônicos descartáveis, popularmente conhecidos como vapes ou pod descartáveis. Essa medida faz parte de um novo plano nacional antitabagismo e visa abordar tanto preocupações de saúde pública quanto ambientais.

Leia também:

Motivos da Proibição

A proibição dos vapes se justifica principalmente por duas razões:

Impacto na Saúde Pública

Os dispositivos tornaram-se atraentes para os jovens devido a sua variedade de sabores e cores cativantes. Embora sua venda seja proibida para menores de 18 anos, estatísticas mostram que uma parcela considerável de adolescentes já experimentou esses dispositivos. Além disso, eles são considerados uma “porta de entrada” para o tabagismo entre os jovens, o que levanta preocupações significativas sobre os riscos à saúde pública.

Impacto Ambiental

Além das preocupações com a saúde, os vapes descartáveis têm um impacto ambiental considerável. Eles são feitos de plástico e contêm baterias de lítio não recicláveis. Um estudo no Reino Unido revelou que mais de um milhão desses dispositivos são descartados todas as semanas, tornando-se uma verdadeira “praga ambiental”.

Riscos para a Saúde e o Meio Ambiente

Os cigarros eletrônicos, incluindo os descartáveis, são frequentemente considerados uma alternativa menos prejudicial aos cigarros tradicionais, uma vez que produzem vapor em vez de fumaça. No entanto, estudos recentes têm destacado riscos para a saúde associados ao uso desses dispositivos. O vapor dos cigarros eletrônicos contém substâncias que podem desencadear respostas inflamatórias no sistema imunológico, contribuindo para uma série de problemas de saúde, incluindo doenças cardiovasculares, respiratórias, metabólicas e até câncer.

Além disso, há uma preocupação crescente com o impacto ambiental desses dispositivos. Eles são feitos de plástico não biodegradável e contêm baterias de lítio, cujo descarte inadequado pode ser prejudicial ao meio ambiente.

Não ao tabagismo

A proibição dos cigarros eletrônicos descartáveis na França é uma medida que visa abordar não apenas questões de saúde pública, mas também preocupações ambientais. Embora os dispositivos possam parecer menos prejudiciais do que os cigarros tradicionais, há evidências crescentes de que eles apresentam riscos significativos para a saúde. Além disso, o impacto ambiental negativo desses dispositivos não pode ser ignorado. A França junta-se a outros países europeus que consideram ou já aprovaram medidas semelhantes, sinalizando uma mudança importante na regulamentação em relação aos cigarros eletrônicos descartáveis.

Fonte: Le Figaro

Talvez te interesse ler também:

A nicotina é a substância mais nociva do cigarro?

O narguilé é mais nocivo para os pulmões do que o cigarro?

Conheça TODOS os malefícios do cigarro e pare agora de fumar




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...