O que é a menopausa? Tudo o que você precisa saber


A partir de uma determinada idade, todas as mulheres vão experienciar a menopausa. Esta é definida como a última menstruação seguida de um período de 12 meses consecutivos sem menstruar, marcando assim o final do seu período fértil.

A idade em que a menopausa acontece varia, assim como os sintomas que a mulher sente especialmente durante o climatério (definido como o período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a pós-menopausa). Por isso, o que é menopausa varia muito de mulher para mulher.

Em média, a menopausa acontece entre o final dos 40 anos e o início dos 50. Pode ser assintomática, mas geralmente alguns sintomas surgem devido ao fato de o organismo passar a produzir menos estrogênio nos ovários da mulher.

Entre os sintomas mais comuns da menopausa, estão:

  • os fogachos
  • irritabilidade
  • algumas dores articulares e ou musculares
  • sudorese noturna
  • queda de cabelo
  • irritabilidade, ansiedades, distúrbios do humor
  • dificuldade para dormir
  • entre outros.

Quanto à famosa secura vaginal e a perda da libido, muitas mulheres relatam nunca ter havido e que esses seriam sintomas inventados pelo patriarcado para menosprezarem as mulheres em uma fase já delicada da vida. Outros sintomas como aumento de peso também são discutíveis, tido por muitas mulheres como mito e não comprovado pela ciência:

Na maioria das vezes, os sintomas da menopausa podem ser minimizados ou desaparecem naturalmente com o passar do tempo, mas, como ela pode aumentar o risco para certas doenças, por exemplo a osteoporose,  muitas mulheres procuraram um aconselhamento médico especializado para diminuir riscos.

O que você precisa saber sobre a menopausa

São várias as coisas que a mulher precisa saber sobre a menopausa. Começando logo pela idade em que esta acontece. De acordo com os números oficiais, em média a menopausa acontece entre 45 e 55 anos. Por isso, quando a acontece depois deste período, considera-se uma menopausa tardia. Tudo depende da genética, enquanto certos hábitos insalubres, como o tabagismo, podem acelerar o processo e resultar em uma menopausa precoce.

Existem vários conselhos e dicas que as mulheres podem adotar de forma a minimizar estes sintomas. A alimentação tem um papel muito importante para o seu bem-estar físico e psicológico. É importante manter uma dieta rica em cálcio, dando propriedade aos vegetais e frutas, assim como aos lacticínios. Além disso, seria bom  tomar sol para sintetizar a vitamina D.

É igualmente importante manter uma atividade física regular, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e evitar o tabagismo.

A sociedade deve normalizar a menopausa, que continua a ser mais um tabu relacionado às mulheres em geral. É preciso que as mulheres discutam os seus sintomas, o que sentem e procurem soluções médicas especializadas para a sua condição, porque este é um processo totalmente natural a todas as mulheres.

Não hesite em consultar um médico

Apesar de ser um processo natural, que acontece à todas as mulheres, a menopausa pode causar alguns sintomas mais ou menos desagradáveis dependendo da mulher. Por isso, é fundamental normalizar este processo e torná-lo mais claro para toda a população. Uma consulta especializada com um bom médico pode ajudar a reduzir e a mitigar os efeitos da menopausa, assim como a prevenir o aparecimento de determinadas doenças e condições.

Alguns estudos relacionam a reposição hormonal com o aparecimento de cânceres de mama e de ovário. Mas existem muitos métodos naturais, como a acupuntura, para aliviar os sintomas da menopausa.

Consulte sempre um médico de confiança – melhor se indicado por alguém que você conheça – para obter uma opinião e um diagnóstico especializado. Evite a automedicação e outras receitas não validadas cientificamente.

Em suma, você deve adotar uma postura sensata, responsável e inteligente. Afinal de contas, os sintomas da menopausa são diferentes de mulher para mulher e, como tais, é impossível obter uma resposta generalista sobre como enfrentar esse período da vida.

Fontes:

  1. Endocrine Society: Menopause and Bone Loss
  2. OMS
  3. Cancer Research UK: Does hormone replacement therapy increase the risk of cancer?

Talvez te interesse ler também:

Dieta vegana reduz em 88% o fogacho da menopausa, diz estudo

A importância do magnésio na menopausa 

As orcas revelam o mistério da menopausa




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...