Metabolismo continua jovem, sugere pesquisa. Não se pode mais culpar a meia-idade pelos quilos extra


Uma pesquisa recente acaba de descobrir que o nosso corpo é capaz de manter-se jovem através da regulação metabólica.

Ao chegarmos na chamada meia-idade, acreditava-se que, biologicamente, entrávamos em declínio metabólico. Entretanto, de acordo com um estudo feito com 6.600 pessoas, dos oito dias de idade até os 95 anos, em 29 países,  o metabolismo permanece “sólido como uma rocha” durante a meia-idade, informa a BBC News.

Os pesquisadores fizeram ajustes de medidas, de acordo com o tamanho do corpo de cada participante, para comparar o metabolismo por quilo. A pesquisa, publicada na revista científica Science, chegou à seguinte conclusão sobre a vida metabólica:

  • Do nascimento até 1 ano, estamos com o metabolismo 50% acima da população adulta;
  • Até os 20 anos de idade ocorre uma desaceleração suave sem nenhuma elevação durante as mudanças da puberdade;
  • Entre os 20 e os 60 anos não ocorre nenhuma alteração;
  • Por volta dos 90 anos ocorre um declínio permanente, com quedas anuais que deixa o metabolismo 26% abaixo do da meia-idade.

Para o pesquisador John Speakman, da Universidade de Aberdeen (Escócia), trata-se de um cenário inédito:

“A coisa mais surpreendente para mim é que não há mudança durante a vida adulta — se você está vivendo uma crise da meia-idade, não pode mais culpar o declínio da taxa metabólica”.

Outro dado revelador é não haver ganho metabólico durante a puberdade e a gravidez e nenhuma perda na menopausa.

Os primeiros anos do resto de nossas vidas

O fato de haver uma alta metabólica nos primeiros anos de vida destaca a importância dessa fase do desenvolvimento humano para toda a vida e o quanto a desnutrição infantil pode gerar graves consequências.

O professor Herman Pontzer, da Universidade Duke (EUA), esclareceu à BBC News que:

“Quando as pessoas falam sobre metabolismo, pensam em dieta e exercícios — mas é mais profundo do que isso. Na verdade, estamos observando seu corpo, suas células, em ação. Elas estão incrivelmente ocupados com um ano de idade e, quando vemos declínios com a idade, estamos vendo suas células parando de funcionar”.

Por que as pessoas engordam, então?

Parece que a maioria das pessoas ganha peso com a chegada da meia-idade. A responsável por isso, vinha sendo até então, a queda metabólica. Mas, se não foram encontradas diferenças consideráveis no gasto total de energia entre o início da fase adulta e a meia-idade, por que a maioria das pessoas que vive em países desenvolvidos engorda nesse momento da vida?

Segundo o professor Tom Sanders, do King’s College London (Reino Unido), estamos vivendo uma epidemia da obesidade. A culpa não seria, portanto, do declínio do metabolismo, mas da má alimentação das pessoas e da vida sedentária que levam.

Talvez te interesse ler também:

A vida começa aos 50, principalmente para as mulheres de hoje

FitDance: a ginástica que você faz dançando e nem sente

Os incríveis benefícios da dança para corpo e alma

A dança é um santo remédio: curativo e rejuvenescedor, retarda o processo de envelhecimento do cérebro

Remédios naturais para menopausa: 20 opções para driblar os sintomas




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...