Os perigos de tomar Ozempic para emagrecer


Com a onda de celebridades divulgando nas mídias sociais que estão fazendo uso de Ozempic para emagrecer, virou modismo as pessoas recorrerem a esse medicamento injetável, formulado para adultos com diabetes tipo 2. Conheça os riscos e os perigos de utilizar Ozempic para emagrecer.

O porquê da onda de Ozempic para perder peso

Devido ao seu composto ativo, a semaglutida, o Ozempic pode contribuir para significativo emagrecimento e, por isso, existem médicos que o prescrevem.

Ozempic X Wegory

A semaglutida é usada em doses mais altas na formulação do Wegory, também produzido pela empresa Novo Nordisk, destinada especificamente para o tratamento de indivíduos que sofrem de acentuada obesidade e de problemas de saúde decorrentes do excesso de peso.

Devido à escassez de Wegovy, além do preço mais alto, o uso off-label (não descrito) de Ozempic para emagrecer vem se intensificando e se tornado viral nas redes sociais.

Finalidade do Ozempic

Ozempic é um medicamento prescrito e aprovado pela FDA para o tratamento de diabetes tipo 2 em adultos, porque ajuda a regular o açúcar no sangue.

No Brasil, o Ozempic é aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) apenas para o tratamento de diabetes tipo 2. Já o Wegovy se tornou a primeira injeção semanal aprovada por esta agência para tratamento da obesidade.

O que é semaglutida?

A semaglutida, princípio ativo  do Ozempic e Wegovy, é uma proteína sintética que imita o hormônio GLP-1, capaz de reduzir a quantidade de açúcar no sangue e de informar ao cérebro que o usuário já está saciado (sem fome).

Além desses efeitos, ajuda a reduzir o risco de eventos cardiovasculares, como derrame ou ataque cardíaco em adultos com diabetes tipo 2 e doenças cardíacas conhecidas.

Este composto ativo é um agonista do receptor do peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1) que funciona aumentando os efeitos do hormônio natural GLP-1, que desempenha várias funções importantes no corpo.

O GLP-1 tem as seguintes funções:

  • Aumenta a liberação de insulina pelo pâncreas em resposta à ingestão de alimentos, o que ajuda a controlar o açúcar no sangue
  • Reduz a liberação de glucagon, um hormônio que  ajuda também a controlar o açúcar no sangue.

Ozempic é insulina?

Ozempic é uma injeção autoadministrada uma vez por semana e que vem em dosagens de 0,5 miligramas, 1 miligrama ou 2 miligramas.

Vale salientar que Ozempic não é insulina, porque, ao contrário da insulina, a ação do Ozempic é a de estimular o pâncreas a produzir mais insulina quando o açúcar no sangue está alto.

Perda de peso X Ozempic

Em um grande ensaio clínico patrocinado pela Novo Nordisk, 1.961 adultos com excesso de peso ou obesidade que não tinham diabetes receberam 2,4 miligramas de semaglutida ou placebo uma vez por semana durante 68 semanas, juntamente com intervenção no estilo de vida.

Aqueles que tomaram semaglutida perderam 14,9% de seu peso corporal em comparação com 2,4% para aqueles que tomaram placebo.

É importante observar que a dose de semaglutida utilizada neste estudo foi superior à dose fornecida pelo Ozempic. A dose de 2,4 miligramas de semaglutida é a do medicamento Wegovy específico para perda de peso.

Tal resultado reforça que Ozempic é mais indicado para o tratar a diabetes e o Wegovy é formulado especificamente para o tratamento de peso.

Efeito rebote

As pessoas que têm feito uso da semaglutida, seja através do Ozempic ou do Wegovy, exaltam seus efeitos emagrecedores, porém, o problema maior está em quando param de fazer uso dessas medicações, porque pode ocorrer o efeito rebote, e com isso, voltam a ganhar peso novamente.

“Estudos mostram que interromper completamente o Ozempic provavelmente levará à recuperação da maior parte do peso perdido em vários meses”, observa Rekha Kumar, MD, chefe de Assuntos Médicos do programa Found de controle de peso.

Precauções de uso

Apesar do Ozempic controlar os efeitos da diabetes, como ganho de peso e problemas cardíacos, esse medicamento não é seguro para todos.

Segundo a empresa fabricante, pessoas com as seguintes condições devem evitar o uso desse fármaco:

  • pancreatite
  • diabetes tipo 1
  • menores de 18 anos
  • grávidas
  • mulheres que estão amamentando
  • pessoas com retinopatia diabética
  • indivíduos com problemas no pâncreas ou nos rins
  • quem tem históricom familiar de carcinoma medular de tireoide (CMT)
  • aqueles com Síndrome de Neoplasia Endócrina Múltipla tipo 2 (MEN2), uma doença que afeta o sistema endócrino

Como acontece com qualquer medicamento prescrito, é necessário consultar seu médico ou outro profissional de saúde qualificado para saber se este medicamento é seguro e qual dosagem é apropriada.

Médica fala sobre os riscos do Ozempic

Á médica endocrinologista, Drª Marta Badolato, fala neste vídeo do canal Descomplica Saúde sobre os riscos de aplicar Ozempic sem acompanhamento médico:

Efeitos colaterais do Ozempic

Os efeitos colaterais mais comuns e de menor gravidade do Ozempic podem ser:

Ozempic pode causar outros efeitos colaterais mais graves como:

  • Pancreatite (inflamação do pâncreas)
  • Alterações na visão
  • Hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue)
  • Problemas renais
  • Reações alérgicas
  • Problemas de vesícula
  • Tumores ou câncer de tireoide

Ozempic para emagrecer: o perigo dessa moda

A onda do uso off-label de Ozempic para emagrecimento está impactando muito a disponibilidade do medicamento para aqueles que mais precisam: os indivíduos com diabetes tipo 2.

Além disso, este medicamento é uma droga que só de olhar a bula, descrevendo diversos riscos de uso e a forma como precisa ser administrada (autoinjetável), dá para tomar um susto!

É preciso avaliar bem o que se vê divulgando na Internet sobre essa droga, porque emagrecer dessa forma, pode prejudicar a saúde e o bem-estar!

Fontes:

Confira conteúdos sobre como emagrecer de forma mais saudável em:

Exercícios isométricos: Tonificar e emagrecer sem se mexer

Remédios naturais e caseiros para emagrecer

Qual a melhor hora para se exercitar para emagrecer ou ganhar massa?

Infusão de sálvia, louro, canela e limão; Uma receita boa para desintoxicar e emagrecer

Quais são os alimentos termogênicos que ajudam a emagrecer?




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...