Banana é melhor que energético para atividade física e treino


Você faz atividade física regular ou é um esportista? Então sempre leve sempre contigo uma banana: solução natural, barata e definitivamente muito melhor do que as bebidas energéticas, para se abastecer de carboidratos, vitaminas e minerais. É que diz uma nova pesquisa.

Bebidas energéticas são geralmente cheias de substâncias indesejáveis como aromas, corantes e conservantes, bem como quantidades excessivas de substâncias estimulantes como a taurina. Podemos escolher outras soluções decididamente mais naturais, incluindo bons frutos, e isso inclusive para quem treina ou pratica esportes.

Uma pesquisa, conduzida pela Appalachian State University of Kannapolis e publicada na revista Plos One, comparou os efeitos sobre as células, com relação aos carboidratos geralmente consumidos durante os treinos.

Como sabemos, carboidratos são de importância fundamental para o metabolismo do nosso corpo, já que extraímos a maior parte da energia deles. E isto é particularmente útil mesmo durante as atividades físicas quando, ingerindo estas substâncias, permitimos que os músculos tenham a nutrição adequada e mantenham baixo o nível de inflamação.

Através de um experimento, os pesquisadores tentaram entender se existe uma alternativa natural válida para as bebidas energéticas que geralmente as pessoas usam durante seus treinos. E na verdade existe uma boa alternativa: a banana, fruta nutritiva e de poder anti-inflamatório, mesmo que tenha a pequena desvantagem de criar inchaço abdominal em alguns casos.

Para chegar à tais conclusões, os especialistas pediram a 20 ciclistas profissionais de ambos os sexos que percorressem 75 quilômetros de bicicleta, bebendo apenas água. Pediu-se então ao mesmo grupo que repetisse o percurso bebendo energéticos ou comendo meia banana a cada 30 minutos.

Para avaliar marcadores de inflamação e metabólitos, os pesquisadores verificaram os valores sanguíneos antes e depois do percurso.

Os resultados

  • beber água: mostrou níveis relativamente altos de marcadores inflamatórios
  • beber energéticos: os marcadores inflamatórios eram mais baixos e os perfis metabólicos menos estressados
  • comer meia banana a cada 30 minutos: marcadores inflamatórios mais baixos, menos perfis metabólicos estressados ​​e mais bloqueio de alguns genes que intensificam a inflamação.

Os açúcares presentes na banana são, portanto, mais digeríveis e podem reduzir melhor o estresse muscular em comparação com as bebidas energéticas. Porém os pesquisadores ainda não conseguiram entender o mecanismo pelo qual a banana age, e se a dose recomendada no experimento é realmente a mais eficaz.

Interessante!

Sobre os usos da banana, talvez te interesse ler também:

BANANA: TODOS OS BENEFÍCIOS NUTRICIONAIS E PARA A SAÚDE

CASCA DE BANANA SERVE PARA MUITA COISA – PROBLEMAS DE PELE, POR EXEMPLO

SUCO DE BANANA, O BEM QUE FAZ! BENEFÍCIOS E RECEITAS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...