Natação: Benefícios, Contraindiçacões, Quando e Quanto Praticar


É de conhecimento geral que os esportes fazem muito bem à saúde. Entre eles, alguns se destacam por serem completos. Esse é o caso da natação. Quem nada já sabe o quanto a qualidade de vidae a saúde – melhoram, depois de um tempo praticando esta atividade física.

Os benefícios se estendem pelo corpo todo e a sensação de bem estar depois de uma aula não deixam dúvidas: a natação tem tudo o que você precisa para manter-se em forma e cuidar do corpo e da mente. Para começar, saiba agora quais são os benefícios da prática desse esporte tão diferenciado.

Benefícios da natação

1. Músculos tonificados

A natação é um esporte que movimenta todos os grupos musculares, isso quer dizer que o corpo todo se exercita durante a atividade.

Ela tonifica e fortalece os músculos e, o que é melhor, sem grandes riscos de lesões. Isso por que a água elimina o impacto, diminuindo as chances de problemas articulares ou musculares e ainda ajuda no alívio de problemas, como artrose e fibromialgia, pois mantém as articulações soltas e mais flexíveis.

2. Excelente para o coração

A pressão que a água exerce ativa a circulação sanguínea, aumentando a capacidade do coração bombear sangue pelo corpo, fortalecendo a musculatura cardíaca, eliminando a gordura ao redor do coração, diminuindo a incidência de doenças cardiovasculares e aumentando os níveis do colesterol bom, o HDL.

3. Fantástica para os pulmões

A respiração também é outra grande beneficiada na natação. O exercício dentro da água fortalece a musculatura pulmonar, sendo altamente indicado para pessoas com asma.

4. Supercondicionamneto físico

Os exercícios de respiração ampliam a capacidade de absorção do oxigênio pelo corpo, melhorando o condicionamento físico.

5. Emagrece e previne diabetes

Por ser um exercício aeróbico de alta intensidade, pode ajudar muito na perda e controle da gordura corporal e também na prevenção da diabetes. Estudos indicam que pessoas que fazem natação com frequência possuem um risco 10% menor de contrair diabetes tipo 2.

6. Total bem-estar

Por fim, a atividade dentro da água promove uma verdadeira sensação de bem estar, ajudando a diminuir o estresse. A concentração que o esporte exige e a liberação de hormônios, como a endorfina, promovem um verdadeiro relaxamento mental nos praticantes.

natacao 3

Contraindicações da natação

A atividade física costuma ser recomendada para todos os tipos de pessoas, por isso não tem muitas contraindicações. No entanto, durante as crises de doenças como infecções pulmonares, rinites, sinusites, faringites é melhor evitar esportes aquáticos, entre eles a natação.

● As alergias de pele também podem piorar por causa dos produtos químicos que existem nas piscinas, assim como as otites.

● Pessoas com micose e conjuntivite também não podem fazer natação, pois ambas as doenças são contagiosas.

Já aqueles que apresentam osteoporose devem procurar outros esportes, pois o baixo impacto da natação não ajuda no controle da doença, que demanda atividades que estimulem a formação de cálcio, como as caminhadas.

Quando e quanto praticar

Idade

Há algumas divergências com relação a idade em que se pode começar a praticar natação.

Alguns especialistas indicam o início entre 9 meses e 1 ano. Embora se saiba que bebês aprendam rápido a nadar, principalmente, por causa da lembrança do ambiente uterino, que é um meio aquático, o organismo do bebê ainda é muito imaturo e há uma série de riscos nos exercícios feitos em piscinas, principalmente envolvendo crianças.

Por isso, a recomendação da ONG Criança Segura é a de que a criança pratique natação a partir dos quatro anos de idade. No caso de aulas sem submersão (com a cabeça fora da água) pode-se começar um pouco antes, mas sempre com supervisão.

Já quanto à idade máxima, praticamente não há limites após ter considerado as contraindicações acima.

Frequência

Com relação à frequência, tudo vai depender do objetivo de cada um. Para os casos gerais, o mais indicado é fazer aulas três vezes por semana, com duração entre 30 e 60 minutos e variação nas modalidades (borboleta, crawl, costas e peito).

natacao 2

Natação para emagrecer

A natação pode ser bastante útil para quem está tentando perder ou manter o peso.

Um treino intenso de natação pode queimar cerca de 700 calorias. Só para se ter uma ideia do esforço feito nesse tipo de exercício um metro deslocado na natação representa cerca de quatro vezes do que se gasta em um corrida.

É importante também variar os estilos de natação durante as aulas para trabalhar todo o corpo. Fazer aulas quatro vezes por semana pode render ótimos resultados para quem quer emagrecer.

Dicas gerais sobre Natação

● É importante, em primeiro lugar, fazer um check-up geral para verificar a resistência do corpo. A avaliação com profissionais deve ser feita de modo completo e incluir o exame cardiológico e dermatológico também (para verificar a presença de micoses, por exemplo);

Crianças devem praticar natação sempre com supervisão de adultos. Isso por que os maiores casos de acidentes graves com menores de 4 anos envolve afogamentos, algumas vezes com consequências fatais. Vale lembrar que crianças se afogam em 5 cm de água. Por terem a cabeça e os membros superiores elas se desequilibram mais facilmente que os adultos;

Use sempre os equipamentos de proteção para praticar natação, como as toucas, os óculos e os protetores auriculares. A touca protege os cabelos dos efeitos nocivos do cloro, os óculos protegem a visão de danos causados pelos produtos químicos da piscina e os protetores auriculares evitam infecções de ouvido, como as otites;

Ao sair da piscina, tome um banho para tirar o cloro. Isso evita contaminações, como as micoses. Nesse sentido, é importante também secar bem o corpo, principalmente os dedos das mãos e dos pés;

● No frio as doenças respiratórias tendem a aumentar, por isso pessoas com problemas respiratórios devem redobrar os cuidados durante as baixas temperaturas. Prefira aquelas piscinas cobertas e aquecidas e fique de olho na temperatura da água;

Nunca se esqueça de fazer alongamento, antes de fazer natação. Isso vale para todos os esportes, pois o corpo precisa se preparar para o ritmo intenso das atividades físicas, minimizando as possibilidades de lesões e fraturas;

● A natação deve ser sempre supervisionada por um profissional. Só ele poderá indicar o que é melhor em cada caso e garantir uma prática segura do esporte.

Especialmente indicado para você:

SPINNING PODE QUEIMAR ATÉ 600 CALORIAS EM 1 HORA!

O QUE É QUE A ZUMBA TEM? FUNCIONA REALMENTE? EMAGRECE? DÁ MASSA?

10 ATIVIDADES FÍSICAS BOAS PARA DESESTRESSAR

OS 20 ESPORTES MAIS PERIGOSOS (MAS QUÃO MORTAIS ELES SÃO?)




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...