Vamos alongar o Psoas - o músculo da alma

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Psoas

A gente precisa incluir na rotina alguns exercícios de alongamento do psoas, este músculo tão curto, tão escondido e tão importante para a nossa saúde, em geral. Alguns exercícios diários, fáceis, poderão te ajudar a manter o psoas em ótima forma e, com ele, toda a sua conexão com as energias da terra.

Já falamos do psoas em um artigo anterior. Agora voltamos para te dar algumas dicas boas sobre como manter esse músculo que os iogues denominam “o músculo da alma”.

Qual é o psoas, afinal?

psoas musculo

O psoas é um músculo curto, meio escondido, metido lá dentro do nosso corpo. Mas, ele é o maior estabilizador do corpo humano e quando está encurtado, afeta o nosso equilíbrio, reduz a amplitude dos nossos movimentos mais corriqueiros e atrapalha o funcionamento saudável dos órgãos do abdômen.

Também é importante lembrar que o psoas é considerado um órgão de percepção composto de tecido bio-inteligente - tem a ver com nosso desejo de sobreviver, de florescer, de atingir níveis de consciência mais altos - isso porque ele é o mensageiro do sistema nervoso central, um porta-voz das nossas emoções.

E o psoas, no ritmo acelerado em que vivemos, se sobrecarrega de adrenalina o tempo todo - disso resulta o estresse e a tensão permanente que acaba com a nossa saúde. Tem a ver com a vida sedentária, também, o seu encurtamento.

Quando o psoas está encurtado a nossa postura fica mais encurvada (a mesma de quando estamos sentados) e essa posição, a gente sabe, gera dor nas costas, o ciático chia e, se não cuidarmos, poderá resultar em comprometimento da coluna, quadris e problemas com os órgãos abdominais (desde problemas digestivos até cólicas abdominais inexplicáveis).

Quando temos o psoas contraído cronicamente a sobrecarga envia sinais de alerta ao corpo todo, como se estivéssemos prontos a saltar e correr (há uma sobrecarga de adrenalina, claro) o que gera esgotamento das supra-renais e do sistema imunológico.

Lembrando de tudo isso, vamos lá aprender a alongar o psoas e, principalmente, transformar o hábito do alongamento em uma rotina diária.

1. Posição fácil para alongar o psoas

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2. O psoas alongado é assim

psoas alongado

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3. Outras posições boas

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psoas ioga

Agora que você já deu uma olhada nas posições de alongamento do psoas, vá com calma. Acontece que, se este músculo está muito estressado, quando mais você tentar alongá-lo mais estressado ele poderá ficar, compensando com outros músculos a sua falta de mobilidade.

É preciso que você, conscientemente, refaça o canal entre o psoas e seu cérebro, para que ele seja beneficiado no alongamento. Caso não consiga sozinho, e você saberá que não o conseguiu após algumas tentativas de alongamento sem que a dor no ciático reduza, talvez seja o caso de você ler este artigo sobre “Permissão de Mobilidade" cujo original, em inglês, está aqui.

E talvez, em caso de precisar de ajuda, você se oriente para a terapia mais adequada que poderá ser a ioga ou a terapia neurocinética.

Como já disse, vá devagarinho, cada dia um pouco mais, relaxando, respirando e alongando, buscando uma melhor conexão com seu sentir, sua alma e seu eixo, que é divino.

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Fonte: Body divine yoga